Concurso Comida di Buteco completa 25 anos e acontece este ano em São Paulo em mais de 150 botecos de 11 de abril a 11 de maio
São Paulo protagoniza mais uma vez a abertura da nova edição do Comida di Buteco, o maior concurso de botecos do Brasil, que, em 2025, celebra 25 anos e tem como tema a “paixão pelo buteco”. O circuito paulistano do evento acontece de 11 de abril a 11 de maio e contará com a participação de mais de 150 estabelecimentos espalhados por todas as regiões da capital.
Criado em 2000 em Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem como missão valorizar os botecos familiares e a cozinha raiz, promovendo um impacto positivo na economia e na cultura gastronômica local. O concurso acontece em todo o país e, este ano, serão 27 circuitos, que abrangem cerca de 50 municípios e quase 1.200 botecos.




Os participantes são avaliados por meio do voto popular e de jurados, considerando critérios como atendimento, higiene, temperatura da bebida e, claro, o petisco concorrente – que tem peso de 70% na nota final. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Em 2025, o tema será livre, incentivando os participantes a explorarem criatividade, inovação e tradição na criação dos petiscos.
A cada edição, 20% da base de butecos participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada. Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor boteco do Brasil. A premiação final acontece em julho, em uma festa realizada em São Paulo, quando é revelado o campeão nacional.
Impacto e números do concurso
O Comida di Buteco não é apenas uma competição gastronômica, mas um movimento que gera impactos socioeconômicos significativos. Em suas 25 edições, o evento já alcançou mais de 10 milhões de votos e movimentou mais de R$ 2,5 bilhões de reais em sua cadeia produtiva. Só na última edição, foram mais de 13 mil empregos gerados e 150 mil turistas passaram pelos circuitos do concurso.
O concurso é viabilizado através do patrocínio de empresas que apostam nos resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares. Nenhum buteco paga para participar, então, toda a receita para realização do concurso e remuneração do negócio vem das marcas que acreditam na missão e na relevância do concurso para seus modelos de negócios.
Este ano, os patrocinadores são: Eisenbahn (cerveja oficial), Seara, Santander, Get Net, FYS, Sebrae, Hellmann’s, Knorr, Maizena, McCain, Chandon, Delta, Faber-Castell e Metrô. As marcas parceiras são: Abrasel, Germer e Neooh. Em São Paulo, os butecos participantes também poderão concorrer em desafios adicionais promovidos pelas marcas Maizena, Seara e Chandon, com criações exclusivas.
O Comida di Buteco 2025 promete celebrar a cultura do boteco raiz e reforçar sua importância no cenário gastronômico de São Paulo e do Brasil. A participação das marcas do universo de bebidas no concurso – o refrigerante FYS, a cerveja Eisenbahn e os espumantes da Chandon – preveem também ativações nos butecos participantes e promoções em suas redes sociais. Mais informações e a lista de butecos participantes no site: www.comidadibuteco.com.br e no Instagram: @_comidadibuteco
![]() |