A Abracerva dá dicas de como lidar com perfis fakes e invasões de contas de redes sociais de bares e cervejarias

Nos dias de hoje, as redes sociais se tornaram um importante canal de relacionamento entre empresas e o consumidor final. Por meio delas é possível destacar produtos, criar e manter o posicionamento de uma marca e até mesmo fechar vendas. Porém, o enorme alcance também traz ameaças à segurança como a invasão em contas e a criação de perfis fakes que utilizam o nome e a identidade da marca para fins escusos.

Para não cair em ciladas virtuais, a Abracerva preparou algumas dicas para proteger o seu negócio on-line. 

Registro de marca

Para assegurar a proteção de seu negócio na internet é preciso estar em dia com as documentações jurídicas, em especial, o registro de marca. Segundo a lei brasileira, marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

O registro da marca de um produto ou serviço é realizado por meio do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Ele assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional e deve ser incorporado ao pacote de  preocupações e cuidados com a sua empresa –  de acordo com a Lei de Marcas e Patentes (LPI 9.279/96), a exclusividade de uso da marca é de quem primeiro fizer o pedido de registro. 

Existem duas formas de encaminhar um pedido de registro de marca ao INPI:

1) Pela internet, por meio do sistema e-Marcas;

2) Por formulário em papel, disponível para impressão no campo Formulários no site do INPI, e entregue presencialmente na unidade do Instituto no estado ou encaminhado via Correios.

Para saber mais, acesse o site do INPI (www.inpi.gov.br).

Perfis falsos com o nome do seu negócio

Com a facilidade de utilizar e se cadastrar em uma mídia social, também aumenta o número de perfis falsos circulando pela web. O Facebook calculou, em 2017, que existiam aproximadamente 85 milhões de contas falsas na rede.

Também tem crescido o número de casos de perfis falsos no Instagram que se passam por cervejarias e produtores, utilizando o mesmo nome e identidade visual. Para alertar e proteger o seu negócio, a Abracerva traz algumas dicas sobre o que fazer caso isso ocorra com a sua marca:

1 – Denuncie a conta falsa

O Instagram permite que a conta fake seja denunciada dentro do próprio aplicativo. O processo é simples: Entre no perfil da conta fake > clique nos “3 pontos” na parte superior direita > Clique em “Denunciar” > Clique em “É Spam”.

O ideal é orientar aos seus clientes e colaboradores que também o façam para que as medidas de proteção sejam tomadas o quanto antes. 

2 – Faça um boletim de ocorrência

Faça uma captura de tela do seu celular ou computador que comprove o uso indevido de sua marca. Salve ou imprima estes comprovantes.

O registro de marca assegura o uso exclusivo da identificação de seu produto ou serviço. Dessa maneira, com as capturas de tela e comprovação da utilização indevida de sua marca registre um boletim de ocorrência.

“Na maioria das cidades é possível fazer o B.O. de forma online, mas também é possível fazer o boletim em qualquer delegacia. Caso a sua cidade possua uma delegacia exclusiva de combate a crimes virtuais, é indicado realizar o B.O. nessa unidade”
André Lopes, diretor jurídico da Abracerva.

3 – Proteja sua conta de invasões

Para proteger seu perfil de uma invasão é preciso observar os seguintes cuidados:

  • Não faça login em outros aplicativos utilizando sua identificação e senha do Instagram ou Facebook. Nas configurações do Instagram, na área de Privacidade e Segurança, busque a opção Aplicativos/Contas Autorizadas e remova os que não são confiáveis ou necessários.
  • Tenha sempre seu aplicativo atualizado. A cada atualização, a rede social reforça suas funções de proteção.
  • Crie senhas que contenham combinações de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
  • Use a autenticação de dois fatores. Essa função garante uma proteção a mais, pois habilita a dupla confirmação de sua senha por meio de uma mensagem SMS ou outro aplicativo de autenticação, como o Google Authenticator. 
  • Não clique em e-mails e links suspeitos, não compre seguidores ou utilize nenhum aplicativo de ferramentas de automação. 

4 – Avise clientes e seguidores

Um perfil falso pode conversar com os seus consumidores, capturar dados e até mesmo realizar vendas falsas. Por isso, é extremamente necessário avisar a sua audiência com transparência assim que for identificado um perfil falso utilizando o nome de sua marca. 

A criação de contas falsas é uma prática que viola os termos de uso do Instagram. A rede social deve detectar e remover automaticamente esse tipo de perfil. Caso a resposta ou remoção do perfil pelo Instagram demore, é recomendado enviar uma Notificação Extrajudicial ao Facebook, proprietário do Instagram, solicitando a remoção do perfil falso.

A equipe jurídica da Abracerva está disponível para auxiliar nas possíveis dúvidas e até mesmo na elaboração da Notificação Extrajudicial. O contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected]