O bartender curitibano Alieksey Machinsky conquista o título de campeão nacional do Campari Bartender Competition 2025

O Grupo Campari acaba de premiar Alieksey Machinsky, bartender do Mykola Lab Bar, de Curitiba (PR), como o grande vencedor da Campari Bartender Competition 2025. A final, realizada no Bar Matiz, na capital paulista, reuniu três finalistas em uma disputa que celebrou a criatividade, a técnica e, acima de tudo, a brasilidade na coquetelaria.

Na última fase do campeonato, os participantes foram desafiados a reinterpretar o clássico Negroni, criando uma obra de arte líquida inspirada em ícones da cultura brasileira. Machinsky encantou o júri com o coquetel autoral “Cobogoró”, que levou Campari, aperitivo de jurubeba, cachaça amburana infusionada com pimenta e um refrigerante artesanal de guaraná — uma combinação potente de identidade e inovação.

Como vencedor, Alieksey Machinsky recebeu o prêmio de R$ 10 mil e o direito a uma experiência imersiva no Peru durante o evento Clase Maestra, o maior congresso de mixologia da América Latina, incluindo um tour pelos bares peruanos, reconhecidos entre os melhores do mundo. Fora isso, Machinsky terá a oportunidade de conquistar o título de Embaixador de Campari por um ano, além de garantir sua vaga na final latino-americana, onde representará o Brasil em uma disputa internacional com os melhores bartenders da América Latina que dá a vaga para a final global.

Essa vitória representa muito mais do que um título. Foi como um abraço na alma, um lembrete de que vale a pena acreditar nas nossas ideias, nas nossas raízes e na forma como escolhemos contar histórias atrás do balcão. O campeonato me fez olhar para tudo com mais calma e emoção, me reconectar com a minha brasilidade e com os insumos que sempre fizeram parte da minha trajetória. É um novo capítulo na minha vida, com mais coragem e propósito. Lá em Curitiba, no meu bar, estamos passando por uma grande transformação – não só no espaço físico, mas também na forma como queremos nos expressar. Esse reconhecimento me inspira a seguir buscando o melhor, por mim, pelo meu time e por cada cliente que senta no nosso balcão. A coquetelaria é isso: sentimento, identidade e a vontade de evoluir sem perder quem a gente é
Alieksey Machinsky, bartender vencedor da etapa nacional do Campari Bartender Competition 2025

A final da #CBC2025 foi avaliada por um júri de especialistas com base em critérios como conceito, estética, storytelling e protagonismo de Campari. Ao lado de Alieksey, também brilharam Priscila Muniz (SP), do Tot Bar de Piracicaba (SP), segunda colocada com o coquetel Flora, e Tom Oliveira (SC), do Café no Bule, de Rio Negrinho (SC), em terceiro lugar com a criação Serata di Volpi.

Este campeonato reforça o compromisso da marca Campari com a inovação e a valorização dos talentos brasileiros, estimulando o desenvolvimento da coquetelaria nacional com autenticidade, criatividade e protagonismo cultural
Vinicius Löw, diretor de marketing do Grupo Campari Brasil

O evento da final

O Portal Mesa de Bar esteve no evento da final nacional do Campari Bartender Competition 2025 e pode provar os três drinks dos finalistas.

Tom criou o drink Serata di Volpi, uma homenagem ao grande pintor Alfredo Volpi que encantava por sua simplicidade, cores vivas e brasilidade que Tom trouxe para seu coquetel. Ele levou Campari reservado em barril de cachaça, gin macerado em palha e cabelo de milho e vermute rosso lavado em manteiga de cacau. Na guarnição, um crocante de milho para brincar com o mix do coquetel. Ou seja, ele apresentou um drink criativo, equilibrado, saboroso, brasileiro e de muita técnica… Excelente!

Priscila apresentou o drink Flora que combinou Campari, Bottega Cinzano 1757 com beterraba, Bulldog gin infusionado com mulungu (uma planta com propriedades antiestressantes) e cipó cravo (uma planta medicinal para problemas digestivos com propriedades estimulantes e afrodisíacas). Na guarnição ela usou doce de umbu (fruta nativa da Caatinga adocicada e levemente ácida) e broto de cenoura. Ou seja, um coquetel floral, brasileiro de raiz, extremamente criativo e delicado.

E o campeão Alieksey nos presenteou com o drink Cobogoró, que uniu Campari, aperitivo de jurubeba turbinado, cachaça amburana infusionada com pimenta cumari guaraci (uma pimenta amazônica pequena, aromática, extremamente picante, frutada e levemente cítrica) e um refrigerante artesanal de guaraná. Na guarnição ele misturou frutas, como manga, e até uma inusitada jujuba! Um coquetel que despertou várias camadas de sabores e realizou uma combinação potente com muita personalidade e inovação.

A organização adicionou ao evento comidinhas, um bar com drinks de Campari, dois DJs e até uma ação divertida de tatuagens! Acertou também em convidar outros bartenders participantes, mídia especializada e expoentes da coquetelaria paulistana que tornaram o evento um verdadeiro encontro dos principais protagonistas do segmento em suas respectivas áreas.

A Campari Bartender Competition se consolida, portanto, como um dos principais palcos da coquetelaria brasileira, inspirando e desafiando bartenders de todo o país a explorarem a força da narrativa, da técnica e dos ingredientes locais. A competição deste ano também reafirma a potência do Brasil no cenário global da coquetelaria, por isso Alieksey tem tudo para brilhar na etapa latino-americana e, porque não, na internacional. Boa sorte! Mais informações no site https://www.campariacademy.com/pt-br/ e nos Instagram: @campariacademybr e @camparibrasil.