Anuário da Cachaça revela que setor da cachaça apresenta crescimento de 40% de produtos registrados no MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e AbastecimentoMAPA – acaba de divulgar o Anuário da Cachaça que revelou que o número de registros de cachaças aumentou 40% entre 2020 (3.533 produtos) e 2021 (4.969 produtos). Se comparados os números de 2021 com 2019 (período pré-pandemia), esse crescimento é de 67%.

O Anuário da Cachaça foi lançado em Brasília em evento organizado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade representativa do setor, com o apoio do MAPA, em parceria com a GS1 Brasil. Estiveram presentes o ministro da pasta, Marcos Montes, além de outros representantes do Ministério; Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC; produtores e demais entidades ligadas à categoria.

Produtores

No Anuário da Cachaça também foi revelado o número de estabelecimentos produtores de cachaça registrados no Ministério. Em 2021, o setor fechou o ano com 936 estabelecimentos, o que representa uma pequena diminuição de 2% em relação a 2020, quando havia 955 registrados. Em 2021, foram registrados 98 novos estabelecimentos produtores. Outros 117 cancelaram seus registros, o que corresponde a uma redução líquida de 19 estabelecimentos em relação ao ano anterior.

Na participação das regiões, o Sudeste continua sendo a que mais concentra produtores de cachaça. Já na participação dos Estados, Minas Gerais aparece em primeiro lugar em número de produtores (353 estabelecimentos), seguido de São Paulo (143) e Espírito Santo (64). Em número de registro de produtos, Minas Gerais aparece novamente na primeira posição (1.778), seguido de São Paulo (738) e Rio de Janeiro (464). Importante destacar que o anuário não retrata volume de produção e, sim, número de estabelecimentos produtores.

“Apesar de Minas Gerais possuir um maior número de estabelecimentos, a estimativa feita pelo IBRAC é que São Paulo seja o estado com o maior volume de produção”
Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC

Segundo dados do Anuário, São Paulo também se destaca com o maior aumento no número de estabelecimentos produtores em relação ao ano anterior, apresentando um acréscimo de 15 estabelecimentos quando comparado com 2020 – mais de um novo por mês.

“Se avaliarmos desde 2018, o número de estabelecimentos produtores de cachaça mostra uma leve oscilação ao redor de 943 estabelecimentos. Nesses últimos quatro anos, o único aumento de estabelecimentos registrados se deu de 2019 para 2020, quando passou de 894 estabelecimentos para 955, o que representou um crescimento de 6,8%”
Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do MAPA

Retomada do setor

Segundo Lima, com o aumento expressivo no número de registros, além da estabilidade em relação ao número de estabelecimentos registrados no MAPA, o Anuário retrata um setor em plena recuperação. Ele destaca o motivo: após o impacto da pandemia de Covid-19 no setor, principalmente pelo fechamento de bares e restaurantes, e proibições de venda e de consumo de bebidas alcoólicas, os números de 2021 e 2022 são promissores.

Em relação ao mercado interno, dados do relatório anual de bebidas alcóolicas da Euromonitor International, líder global no fornecimento de pesquisa de mercado, divulgados pelo IBRAC recentemente, considerando o comparativo entre 2021 e 2020, apontam o crescimento de 30% em valor (R$ 15,55 bilhões), e 18% em volume (469.725,2 milhões de litros).

Já com relação às exportações, o cenário se desenha muito favorável. Um levantamento do IBRAC revela que as exportações de cachaça, realizadas de janeiro a setembro de 2022, no comparativo com 2021, apresentou crescimento de 53,87%, em valor, e 22,04% em volume. 

“Esse período já representa US$ 14,47 milhões em valor. Isso foi quase o que exportamos durante todo o ano de 2019, um período anterior à pandemia, quando foi registrado US$ 14,60 milhões em valor. A estimativa é que, ao final de 2022, alcançaremos um valor de exportação igual ou superior ao período pré-pandemia”
Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC

Para dar impulso à retomada, Lima salienta um conjunto de iniciativas realizadas pelo IBRAC, em parceria com entidades comprometidas com o setor, para minimizar entraves enfrentados pelos produtores, como os esforços de combate ao mercado ilegal. Além disso, Lima destaca as ações direcionadas à valorização e ao reconhecimento da cachaça no mercado internacional, a exemplo do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de CachaçaCachaça: Taste The New, Taste Brasil, desenvolvido pelo IBRAC, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil.

Mais informações do Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC – no site https://ibrac.net/