Margarita do brasileiro Ricardo Alexandre Leal fica entre as dez melhores do mundo no “Margarita Challenge”, a competição global da Cointreau

Todos os anos, a Cointreau celebra a Margarita, esse mundialmente famoso coquetel que utiliza o licor como ingrediente. Em 2021, foi realizado o “Margarita Challenge“, uma competição online com conceituados bartenders de 15 países diferentes para escolher a melhor Margarita e um brasileiro esteve na final.

A ideia do concurso foi promover o coquetel, que faz parte da história de Cointreau, de forma descontraída e global. Além de respeitar o momento pandêmico, a solução trouxe um reconhecimento para os especialistas, bem como aprendizado e muitas receitas deliciosas. Outra característica interessante, segundo a marca, foi observar as diferentes origens e culturas presentes em cada versão do coquetel.

O vencedor foi Miguel Angel Mora, de Cartagena, na Colômbia. Segundo ele, a inspiração para a criação do coquetel foi o Pajarito, um dos três monólitos que formam os Cerros de Mavecure, na Colômbia. Mora explica que a receita criada de Margarita junta os alimentos mais importantes produzidos na região.

“Em geral, milho e frutas tropicais são os ingredientes mais importantes da dieta dos colombianos. Eu também usei Casabe com sal, feito com cinzas de tortillas de milho como adorno, o que nos dá aquele sabor salgado e mineral que encontramos na borda do coquetel de Margarita tradicional”
Miguel Angel Mora, bartender

Foram mais de 150 inscritos, sendo a maioria de brasileiros (22%), que disputaram com receitas próprias e únicas para o coquetel. Os jurados avaliaram o sabor, a consistência, a aparência, técnica e a originalidade. Na final, restaram apenas 10 especialistas, incluindo o brasileiro Ricardo Alexandre Leal, santista de 17 anos de experiência na área.

“Minha inspiração foi e sempre será histórica, assim como a minha coquetelaria que mistura clássicos e contemporâneos, mostrando que podemos ter o melhor de dois mundos. Usei a toranja para ressaltar toda a citricidade das laranjas frescas e amargas na receita, respeitando os ingredientes Margarita original, e, para balancear esse casamento, foi criado um bitter de mel e cacau. Finalizei com alecrim e um mix gergelim”
Ricardo Alexandre Leal, bartender

Para quem ficou curioso, segue a lista de ingredientes do coquetel “In Memorium“, do finalista brasileiro Ricardo Alexandre Leal:

In Memorium

Ingredientes:
• 25ml Cointreau
• 25ml Tequila Añejo
• 25ml Tequila Prata
• 20ml Xarope de Agave
• 15ml Suco de limão
• 120ml suco de Grapefruit
• Mel de abelha Mandaçaia
• Dashes Angostura Cocoa Bitter

Modo de preparo:
Em uma coqueteleira, adicione os ingredientes na ordem acima. Coloque duas pedras de gelo e chacoalhe vigorosamente. Sirva coando em uma taça de boca larga, finalizando com alecrim e com um mix de gergelim.

Cointreau é uma marca de licor de laranja do tipo “Triple Sec” produzido em Saint-Barthélemy-d’Anjou, um subúrbio de Angers, na França. As laranjas utilizadas para a sua fabricação vêm de todas as partes do mundo, especialmente do Brasil e dos Estados Unidos. Ele é importado para cá exclusivamente pela Interfood (https://www.interfood.com.br). Mais informações no https://www.cointreau.com