O Bourbon Buffalo Trace chega ao mercado nacional de olho no segmento premium
Depois de um período de testes no mercado nacional, uma das marcas mais tradicionais de Bourbon chega oficialmente ao Brasil com grandes pretensões. Fundada em 1787, a Buffalo Trace Distillery, subsidiária da Sazerac Company, da cidade de Frankfort, no Kentucky, é uma das destilarias mais icônicas dos Estados Unidos. Entretanto, até 1984, não havia qualquer rótulo com o nome da destilaria. E foi assim que, naquele ano, surgiu o Buffalo Trace, um Bourbon premium que, orgulhosamente, ostenta o nome de sua destilaria na garrafa.
O Buffalo Trace é um Kentucky Straight Bourbon Whiskey. Para receber essa denominação, a bebida deve ser maturada em barris de carvalho novos, tostados por dentro, por no mínimo dois anos e ser produzida no estado americano do Kentucky, além de possuir ao menos 51% de milho na sua composição. Por isso, o Buffalo Trace é um dos mais respeitados Bourbon whiskeys norte-americanos, complexo e equilibrado, com uma ótima relação custo-benefício e que agrada tanto iniciantes quanto apreciadores exigentes.
“Estamos extremamente felizes e otimistas com a nossa chegada ao mercado brasileiro. O nosso whiskey é muito apreciado nos EUA e em mercados de países como o Japão, por exemplo. Aqui o interesse pelo Bourbon é crescente. Vamos oferecer um produto de categoria premium e temos certeza de que os brasileiros vão se apaixonar pelo Buffalo Trace”
Christophe Beau, Managing Director Global Sales da Buffalo Trace Distillery
Como é o Buffalo Trace
O Portal Mesa de Bar esteve no Caledonia Whisky & Co. – o ótimo bar especializado em whiskies, em Pinheiros – no evento de lançamento do Buffalo Trace no Brasil e pode conferir a sua excelência, tanto puro como em coquetéis, como uma bela versão do Old Fashioned. Ele chega importado pela Aurora que inicialmente traz apenas esse rótulo, porém a destilaria atualmente possui uma das mais variadas linhas de bourbons whiskies, com blends de milho com trigo (wheated) e centeio (rye) produzidos nos Estados Unidos.
Christophe Beau
Vale explicar algumas características do Buffalo Trace. Ele tem uma doçura que depende da receita do seu mosto (mashbill). A linha da Buffalo Trace tem mashbills desde muito doce (78% milho), passando por um wheated bourbon até muito amargos (70% centeio).
Para fabricar a bebida, a mistura de grãos (mashbill) é moída e então cozida para liberar os açúcares necessários para o próximo estágio: a fermentação. O líquido fermentado é então destilado em alambiques de cobre e em colunas de destilação contínua. Em seguida, é diluído com água até atingir o teor alcoólico desejado pelo master distiller Harlen Wheatley e então é posto em barris de carvalho, onde matura por oito anos. Neste período, as variações de temperatura extremas da noite e dia do Kentucky aceleram muito o processo de maturação.
Os aromas e sabores do Buffalo Trace são marcados por notas de laranja, caramelo, mel e baunilha, além de traços adocicados de milho. No paladar, é suave e frutado, com predominância do caramelo e do açúcar mascavo. Ele é muito fácil de beber. Tem final levemente picante e 45 graus de teor alcoólico bem inseridos, graças ao cuidado com o processo de produção.
Cada lote de Buffalo Trace é criado a partir de, em média, 35 barris, escolhidos a dedo pelo master distiller, conferindo exclusividade, padronização e qualidade. Barris jovens, tostados e de primeiro uso são usados na maturação, e o destilado é filtrado a frio antes do engarrafamento, em vez de passar pelo método mais usual de filtragem a carvão. De acordo com a empresa, isto torna o whiskey mais saboroso. A destilaria tem capacidade anual de 54 milhões de litros.
A destilaria se orgulha de ter a maior variação de idades entre os whiskeys americanos, de 4 a 23 anos. É da Buffalo Trace as versões sofisticadas Eagle Rare, Blanton’s, Weller, Sazerac Rye, Stagg Jr. e EH Taylor, Jr. Além do concorridíssimo Pappy Van Winkle – um wheated Bourbon com maturação superior a duas décadas, cuja garrafa pode chegar a US$ 2 mil –, a linha ultrapremium Antique Collection (George T. Stagg, William Larue Weller, Sazerac 18, Thomas H. Handy e Eagle Rare 17). Há também edições especiais e outros destilados, como vodka, e até a Freddie’s Old Fashioned Soda, uma linha de refrigerantes feita com ervas e ingredientes naturais.
A Destilaria Buffalo Trace produz Bourbon da mesma maneira há mais de 235 anos. Já foi premiada como a “Destilaria do ano” sete vezes e conquistou mais de 500 prêmios nacionais e internacionais de publicações notáveis como Whiskey Magazine, Whiskey Advocate Magazine e Wine Enthusiast Magazine. Para saber mais sobre a destilaria, acesse o site www.buffalotracedistillery.com. Buffalo Trace é exclusividade da Importadora Aurora e tem preço sugerido de R$ 198 a garrafa de 750ml. Mais informações, acesse www.aurora.com.br