Cervejas artesanais brasileiras encantam estrangeiros e movimentam cerca de R$ 1,5 milhão em negócios durante 6ª rodada do programa Exporta Mais Brasil

As cervejas artesanais brasileiras foram as grandes estrelas do último “Exporta Mais Brasil”, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que reuniu no Rio de janeiro, de 9 a 11 de outubro, compradores de diferentes países e 11 cervejeiras brasileiras do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

Quatro importadores internacionais de Malta, Argentina, Rússia e Dinamarca vieram especialmente para o evento para ver de perto a produção local e fazer negócios. Foram 44 reuniões que geraram uma expectativa de R$ 1,5 milhões em negócios para os próximos 12 meses.

“Terminamos mais uma rodada do Exporta Mais Brasil com sucesso. Os compradores internacionais tiveram a oportunidade de fazer visitas técnicas a fábricas locais e de participar de rodadas de negócios com algumas cervejeiras artesanais brasileiras. Eles puderam ver a variedade de produtos brasileiros e o potencial do setor no Brasil, que está em pleno desenvolvimento. O resultado trouxe boas perspectivas de negócios futuros”
Gustavo Fernandes, representante do Escritório da ApexBrasil no Sudeste

“A parceria do Sebrae com a ApexBrasil foi uma união de esforços perfeita para essa rodada. Juntamos nossos esforços, nossas equipes, a nossa expertise com micro e pequenas empresas e a expertise da ApexBrasil com a internacionalização para potencializar os resultados e fazer com que o Brasil ocupe cada vez mais o mercado externo”
Maurício Chaur, responsável pela área de negócios Internacionais do Sebrae-RJ

Exportações em alta

O setor cervejeiro brasileiro está em plena expansão e oferece ampla variedade de produtos, inovação, gera empregos e movimenta a economia de micro, pequenas e médias empresas. Dados do último Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), mostram que um em cada oito municípios brasileiros possui pelo menos uma cervejaria registrada. No total, o país soma atualmente 1.729 empresas do setor.  O Brasil hoje é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo, atrás somente da China e Estados Unidos. 

Com relação às exportações, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em 2022, o setor registrou US$ 120,047 milhões em vendas. No primeiro semestre de 2023, as vendas externas somaram US$ 87 milhões. Nos últimos 10 anos (2012-2020), as exportações dobraram: foram de cerca de US$ 60 milhões para mais de US$ 120 milhões. Os principais destinos são os países da América do Sul, que respondem por 98,4% da exportação do produto brasileiro. Em 2022, o Paraguai foi o principal comprador. 

Experiência completa

Um exemplo prático do sucesso dessa 6ª rodada do “Exporta Mais Brasil” para o setor cervejeiro foi a visita dos compradores internacionais para uma experiência completa em Petrópolis, um dos polos cervejeiros do Rio de Janeiro. A cidade hoje conta com 23 cervejeiras especiais certificadas, sendo que oito delas já têm a própria fábrica.

Lá, os visitantes visitaram a fábrica da Odin, empresa familiar que produz cervejas especiais desde 2015. A Odin ainda não exporta, mas o “Exporta Mais Brasil” abriu essa possibilidade e desmistificou muitas barreiras do universo da exportação.

“Parecia um bicho de sete cabeças e agora estamos vendo que é possível e que temos potencial para vender para fora do país. As expectativas com a presença dos compradores aqui são altas. Quem sabe a gente começa a exportar nossos produtos feitos aqui no Brasil para o mundo”
Felipe Rabah, sócio proprietário da Odin

Outra visita de sucesso aconteceu no bar da cervejaria HocusPocus. A empresa carioca começou em 2014 produzindo de forma terceirizada e hoje possui uma fábrica localizada no município de Três Rios, e tem outros bares próprios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os compradores provaram as cervejas especiais do portfólio e ficaram encantados, abrindo portas para propostas e negociações.   

“A cervejaria já está pronta para começar a vender para o mundo. Fomos capacitados pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil em 2021, desde então estamos nos preparando para começar a exportar”
Salo Maldonado, gerente de Vendas da HocusPocus

Mais uma visita que fez parte da agenda dos compradores foi na cervejaria Noi, localizada em Niterói, a mais premiada do Rio de Janeiro. A Noi começou em 2008 produzindo suas cervejas também de forma terceirizada e, em 2022, construiu a própria fábrica para produzir as cervejas para serem vendidas no restaurante da família. Na visita, os compradores puderam ver de perto toda a produção artesanal e também degustar várias cervejas da marca.

Além dos cariocas, as cervejas da Noi estão presentes em mercados paulistas e em breve estarão em Minas Gerais. Hoje, já são mais de 400 pontos de venda. A cervejaria já exportou uma vez para o Chile, mas a falta de conhecimento na área e a pandemia não deixaram o processo caminhar.

“Agora que participamos do Exporta Mais Brasil, ficou mais perto conquistar novos mercados. Quero fazer acontecer, quero me capacitar ainda mais e começar a exportar sim. Essa foi a primeira rodada de negócio que participei e essa oportunidade que a ApexBrasil e o Sebrae estão nos oferecendo está sendo muito bacana”
Bianca Buzin, diretora-executiva da Noi

O que dizem os compradores

Após a rodada de visitas, ficou claro que os compradores ficaram surpresos com o altíssimo nível das cervejas produzidas no Brasil e com o potencial para fechar ótimos negócios.

“Estou surpreendido com as variedades e pelas inovações que estão fazendo aqui no Brasil, com muita qualidade, partindo da lager e depois distintas variações realmente muito boas. Pretendo levar para Buenos Aires cervejas brasileiras como essas que provei. Depende apenas de alguns fatores, como logística e preço para fechar os negócios”
Carlos Alberto Rabaglia, comprador da Argentina

“Foi ótimo ter visitado as cervejarias. As cervejas têm muita personalidade. Eu me surpreendi com a qualidade, que supera muito o que eu esperava. É muito legal ver que as cervejarias aqui estão começando a trabalhar com ingredientes locais”
Henrik Boes, comprador da Dinamarca

Henrik se referiu a uma cerveja específica que a Noi está produzindo com um lúpulo cultivado em Petrópolis. A produção é do ator Thiago Lacerda, que cultiva o chamado Lupulo Riad de forma 100% orgânica. O dinamarquês, que também tem uma importadora e distribuidora, conta que atualmente compra cervejas de países da Europa, mas que tem interesse em expandir a atuação para o mercado brasileiro.

“Certamente vai ser muito mais fácil vender os produtos no mercado europeu depois de ter visto as cervejarias, conversado com as pessoas e, em geral, ter conhecido um pouco do país. Os preços são muito atrativos para o mercado europeu e pretendo fechar negócios a partir dessa rodada. Esperamos ter sucesso. Se conseguirmos resolver bem a questão logística e de frete, acho que conseguiremos fechar alguns acordos”
Henrik Boes, comprador da Dinamarca

Para fechar a rodada, a ApexBrasil levou os compradores internacionais para visitarem o principal festival internacional de cervejas artesanais da América Latina, o Mondial de La Bière, que começou no dia 11 de outubro. Sucesso idealizado no Canadá e realizado desde 1994, com edições anuais também na França e no Brasil, o evento reuniu centenas de cervejarias, gastronomia, shows e diversas atrações.

Sobre o Exporta Mais Brasil 

Com o “Exporta Mais Brasil”, o objetivo da ApexBrasil é de ampliar as vendas de produtos brasileiros para o exterior por meio de uma aproximação ativa com todas as regiões do país, trazendo compradores internacionais para ver de perto o potencial de setores específicos da economia e fazer negócios diretos com as empresas e produtores.

As cinco primeiras rodadas do programa, dedicadas aos setores de móveis, rochas ornamentais, cafés Robustas Amazônicos, pescados e artesanato movimentaram mais de R$ 100 milhões em negócios. Até agora, 142 empresas brasileiras participaram do programa, que trouxe 53 compradores internacionais de 23 diferentes países.

A rodada com foco em cerveja foi a 6ª do programa. A próxima será em Goiânia, voltada para o setor de cosméticos, de 17 a 19 de outubro.  Mais informações no site: https://apexbrasil.com.br/