Três cervejas brasileiras ganham medalhas de ouro no World Beer Cup, o maior concurso de cervejas do mundo
Três cervejas artesanais brasileiras foram consideradas as melhores do mundo dentro de suas categorias no World Beer Cup, o maior e mais prestigiado concurso internacional de cervejas, realizado anualmente pela Brewers Association, entidade que reúne as cervejarias independentes dos Estados Unidos. A premiação aconteceu dia 1º de maio, na cidade de Indianápolis, no estado norte-americano de Indiana.
A cervejaria 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), ganhou duas medalhas de ouro, nas categorias Belgian-Style Strong Specialty Ale, com sua Quadrupel 277, e na categoria Gose com a Canoa Quebrada. Já a Sim! Cerveja, de Campinas (SP), especializada em cervejas sem álcool, ganhou o prêmio máximo na categoria Specialty Non-Alcohol Beer com o rótulo Melancia SOUR’n Salt.



A cervejaria 277 Craft Beer mostrou sua habilidade de produzir tanto bebidas leves quanto potentes. A Canoa Quebrada, inspirada no estilo gose alemão, é uma cerveja clara que leva maltes de trigo e cevada, recebeu adição do brasileiríssimo caju, tem baixíssimo amargor e é ácida e refrescante, com final salgado.
Já a Quadrupel 277 é escura e intensa e apresenta aroma de calda de frutas passas, lembrando principalmente tâmaras, ameixas e com notas de vinho do porto, consequência dos 12 meses de maturação em barril de castanheira, previamente usado ne envelhecimento de cachaça. Recebe adição de melado e leva na receita maltes especiais e fermentação por levedura belga.
A Melancia SOUR’n Salt, da campineira Sim! Cerveja, mostra que sabor e refrescância andam juntas e reforça o crescimento de ofertas de cervejas sem álcool. O rótulo entrega acidez, sabor de melancia e um leve toque salgado, típico do estilo gose.



O World Beer Cup
Para se ter uma ideia do feito das brasileiras, o Word Beer Cup é realmente a maior competição cervejeira do mundo. A edição 2025 recebeu 8.375 rótulos de 1.761 cervejarias de 49 países diferentes. As amostras foram julgadas por 265 juízes de 38 países, que trabalharam ao longo de sete dias. A competição distribuiu medalhas em 112 categorias de estilos de cerveja com uma média de 73 cervejas por categoria.
A participação brasileira no concurso foi viabilizada pela Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal. Os rótulos que receberam medalha de ouro na final da Copa Cerveja Brasil, concurso nacional promovido pela entidade em 2024, ganharam inscrições para o campeonato estadunidense de 2025.
“As premiações reconhecem a técnica das pequenas fábricas brasileiras, a criatividade dos cervejeiros e a diversidade de ingredientes. Nossa parceria com a Brewers Association permitiu que algumas de nossas melhores cervejas tivessem a oportunidade de representar o Brasil lá fora, valorizando o produto nacional, nossa cultura e gastronomia”
Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva
Desde 1996, o Brasil conquistou no concurso oito medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze. O país havia ficado sem medalhas nas edições de 2022 e 2023, mas voltou ao pódio nos últimos dois anos somando mais sete medalhas em 2024 e 2025.
Em 2024, a Canoa Quebrada foi considerada a melhor de sua categoria e a segunda melhor de todas as cervejas do país na Copa Cerveja Brasil e repetiu o feito na sua categoria no World Beer Cup em 2025. Em 2023, a cerveja Mandacaru Atômico, da cervejaria Caatinga Rocks, de Maceió (AL), foi a melhor de sua categoria no Brasil, no ano passado ela recebeu medalha de prata na categoria Specialty Berliner-Style Weisse no World Beer Cup.
Copa Cerveja Brasil
A Copa Cerveja Brasil é um concurso anual e independente de cervejas artesanais realizado pela Abracerva, a maior entidade sem fins lucrativos do setor que representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. É a única competição nacional composta por edições regionais e uma etapa final nacional. É uma ótima chance para um rótulo de uma cervejaria não só de conquistar um prêmio nacional, ganhando toda a visibilidade consequente, como também se credenciar para disputar o World Beer Cup no ano seguinte com apoio da entidade.
A 5ª edição a Copa Cerveja Brasil deste ano já está acontecendo. A Etapa Nordeste do concurso será realizada dia 16 e maio, em Salvador e as inscrições já foram encerradas. Dia 16 de maio também é o prazo limite para cervejarias inscreverem seus rótulos para a etapa regional Centro-Oeste. Mais informações nos sites: https://beerawardsplatform.com/competitions e https://abracerva.com.br.
![]() |