Desembarca no país em agosto o Hibiki 21, um dos mais raros e exclusivos whiskies japoneses, considerado um dos melhores do mundo

Em agosto de 2024, a família de destilados da The House of Suntory recebe em seu portfólio no Brasil mais um de seus mais raros líquidos: o Hibiki 21. Com pouquíssimas unidades disponíveis, o rótulo apresenta complexidade, suavidade e sabor equilibrado, resultado da maturação de, no mínimo, 21 anos em barris de carvalho.

Este blended whisky é composto pelos principais whiskies da The House of Suntory: Yamazaki, Hakushu e The Chita. A maturação acontece em diferentes barris de carvalho: o americano que recebeu bourbon, o europeu que abrigou jerez e o caro e raro carvalho japonês mizunara.

Sensorialmente, o Hibiki 21 possui notas de frutas secas, como damascos e passas, baunilha, caramelo, gengibre, pimenta do reino e chocolate. A textura é delicada – algo que somente um whisky maturado por pelo menos 21 anos pode oferecer.

A elegante garrafa possui 24 facetas, que representam as 24 estações do calendário lunar tradicional japonês. Uma peça repleta de significados, como de costume quando falamos dos líquidos da The House of Suntory.

Para se ter uma ideia, o Suntory Hibiki 21 recebeu diversos prêmios internacionais, como Melhor Blended Whisky do Mundo em 2019, 2017, 2016, 2013, 2011 e 2010 pela World Whisky Awards, e medalha de ouro na International Spirits Challenge de 2012, sendo o mais alto prêmio em competições globais, o “Supreme Champion Spirit”. Ele foi um dos principais responsáveis – ao lado do Yamazaki Sherry Cask – por tornar os whiskies japoneses uma febre mundial.

“Acho incrível termos o Hibiki 21 no Brasil. Ele é um whisky histórico, que ficou muito tempo quase extinto no mundo, por conta da enorme procura. Ainda hoje é um dos rótulos mais cobiçados dentre os japoneses. Mesmo lá, é muito difícil encontrar uma garrafa. E sensorialmente, é um blend que mostra todas as credenciais da Suntory”
Mauricio Porto, sócio do Caledonia Bar e embaixador da House of Suntory no Brasil

The House of Suntory

The House of Suntory nasceu com o propósito de criar destilados originais feitos exclusivamente a partir da natureza do Japão e da cultura do seu povo. O portfólio é repleto de história e tradição e há cem anos é reconhecida pelo pioneirismo na produção de whiskies artesanais. Seus rótulos refletem a dedicação, a delicadeza e o extremo cuidado com cada etapa dos processos, como a escolha criteriosa de seus ingredientes e o design minimalista de suas garrafas.

Criados nesta que é a mais antiga destilaria de malte do Japão, o Yamazaki é o pioneiro no universo dos single malt japoneses . Ele está disponível no Brasil nas versões de 12 anos e Distiller’s Reserve. O o Hibiki 21 é a personificação dessa tradição, como já dissemos. Já o Hakushu é um single malt levemente defumado, com notas de ervas, que em 2020 foi eleito o melhor whisky single malt do mundo pelo World Whiskies Awards, o “Oscar do destilado”. Também está disponível no Brasil nas versões de 12 anos e Distiller’s Reserve.

O portfólio também inclui o The Chita Whisky, Roku Gin e Haku Vodka. Os rótulos trazem elementos emblemáticos do Japão como o arroz utilizado como base na produção da Haku, que é filtrada por carvão de bambu, e a combinação dos seis botânicos do Roku, que são colhidos de acordo com as estações do ano para extrair o melhor sabor e equilíbrio.

Mais informações, no site: https://house.suntory.com/