Segundo a Kantar e a Nielsen, a Concha y Toro lidera o mercado brasileiro como a vinícola mais conhecida e tem os dois rótulos mais consumidos no país

A Concha y Toro acaba de confirmar sua liderança no mercado brasileiro como a vinícola mais conhecida e de maior expressão no país. Segundo a empresa de pesquisa de mercado Kantar, sua principal marca, Casillero del Diablo, é a mais lembrada entre consumidores de vinhos importados. Dados da consultoria Nielsen, por sua vez, atestam que a gigante chilena é a vinícola líder de mercado em vinhos importados, sendo quase três vezes maior em market share que o segundo colocado. Além disso, o rótulo Reservado Concha Y Toro ocupa primeiro lugar em vendas no país, e o Casillero del Diablo, o segundo, de acordo com a consultoria.

A estratégia de crescimento da companhia vem causando impacto significativo no mercado de vinhos brasileiro nos últimos anos, com lançamentos de novos rótulos e ferramentas para facilitar o acesso a seus produtos, caso do seu e-commerce inaugurado no ano passado. Ainda este ano, a companhia traz ao mercado os vinhos orgânicos e biodinâmicos de sua subsidiária Bonterra, na Califórnia, e a safra 2020 de seu vinho ícone, Don Melchor. Ele planeja ainda o lançamento no país de dois clubes exclusivos de vinhos de alta gama: o Club Don Melchor e o Club Cellar Collection.

A chegada desses novos rótulos atende à estratégia de “premiunização” da companhia, que aposta no potencial brasileiro para o consumo de vinhos de 3 e 4 dígitos. Também está prevista a chegada de Casillero Del Diablo Belight, em versão branco e rosé, que apresentará menos calorias por taça com o mesmo sabor e complexidade de um vinho regular, devido a seu processo de elaboração.

No último relatório de resultados da companhia, Eduardo Guilisasti, CEO da Viña Concha y Toro destacou a melhoria do mix de vendas, com produtos premium ou superiores respondendo por 49,2% da receita; o desempenho do segmento de vinhos super e ultra premium, que continuou a apresentar um sólido crescimento de dois dígitos (+35,8% em valor); e os excelentes resultados da joint venture Almaviva inclusive no Brasil. Conforme dados da Ideal Consulting a companhia reportou crescimento de 13,5% no segmento Invest representado pelas marcas Don, Melchor, Gran Reserva, Trivento, Marques de Casa Concha e Diablo. A meta para esse ano é dobrar as cifras de 2022.

O grupo chileno tem investido fortemente na construção de relacionamentos com distribuidores e varejistas locais, o que tem ajudado a aumentar sua visibilidade e credibilidade no mercado. Outro aspecto da liderança da Concha y Toro no Brasil tem sido seu foco na sustentabilidade. A empresa reconhece a importância de proteger o meio ambiente e tomou medidas para reduzir sua pegada de carbono e promover a agricultura sustentável, o que a levou a receber a certificação B Corp, que atesta as empresas que cumprem com as mais elevadas exigências em práticas ambientais e sociais, em linha com a agenda ESG.

“Isso não apenas ajudou a empresa a manter sua posição de liderança no mercado, como também a conquistar a confiança dos consumidores que buscam cada vez mais produtos ambientalmente responsáveis, caso do rótulo Gran Reserva, lançando no ano passado. Encerramos dezembro como líderes no mercado de vinhos importados com 16% do market share, segundo relatório da Nielsen”
Mauricio Cordero, CEO da VCT no Brasil

“Em 2021 entraram muitas novas marcas no mercado, que não voltaram a ser importadas em 2022, indicando que oneraram o estoque de muitos players no mercado e tiveram baixa performance de giro. O ano de 2022 terminou com uma redução de 7,3% na importação de vinhos (-6,4% se incluir espumantes e champanhe) para o Brasil”
Felipe Galtaroça, executivo da Ideal Consulting

Em termos de marketing, a Concha y Toro foca em duas abordagens: consolidar a linha de vinhos de alta gama e ampliar a visibilidade de Casillero del Diablo, marca Top of Mind por diversas vezes consecutivas.

“A empresa vem investindo na construção de suas marcas e em gerar conexão com o consumidor brasileiro – com atividades que vão desde campanhas de publicidade, como a campanha cinematográfica em parceria com o ator Pedro Pascal, até eventos impactantes como o que apresentou a Denominação de Origem Puente Alto, no hotel Rosewood, em agosto do ano passado, e o Casillero Experience, em outubro, este último, aberto ao público com ingressos esgotados já em sua primeira edição”
Pietro Capuzzi, diretor de marketing da Concha y Toro

A Viña Concha Y Toro

Com mais de 135 anos de história, a Viña Concha y Toro é empresa líder no segmento de vinhos. Segundo dados da consultoria Wine Intelligence, atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo presente em mais de 130 países.

Sediada em Santiago do Chile, possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos melhores vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Tem 13 escritórios de vendas em seus principais mercados ao redor do mundo. Em 2021, a Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida para as empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG.

Mais informações no site https://conchaytoro.com/pt-pt/ e no e-commerce www.descorcha.com.br