A Abralatas acaba de revelar os ganhadores do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil
Mais de três mil pessoas participaram da votação popular para escolher os rótulos de cerveja vencedores do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil. Os 26 finalistas foram avaliados por júri popular e técnico e os vencedores de cada categoria foram divulgados nessa quarta-feira (8/12) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
Na categoria Micro e Pequenas cervejarias, o primeiro lugar ficou com a APA PQP! e o segundo, com o rótulo da La Crème, ambos da cervejaria artesanal Rambeer de Caxias, no Maranhão. A terceira colocação ficou com Newbie, da mineira Prussia Bier.
Da Rambeer, a American Pale Ale PQP! é uma cerveja clara, refrescante e bem lupulada, com aromas cítricos, resinosos e de frutas tropicais, característicos das variedades americanas. O amargor é bastante limpo e suculento mantendo um alto drinkability. Tem 5.0% de teor e 36 IBU. E a La Crème é uma Cream Ale, uma variação da Pilsen Americana. Tem aromas sutis de cereais e um leve adocicado de malte. Seu amargor e leve aroma de lúpulo americano equilibram o dulçor do malte. Uma cerveja leve, cremosa, extremamente refrescante, com 4.8% de teor e 10,5 IBU.
Já a Newbie da Prussia Bier é uma NEIPA com adição de aveia e malte de trigo, traz maciez ao paladar se contrapondo às cavalares quantidades de lúpulo (20g por litro!). Uma explosão de aromas cítricos e de frutas tropicais, como abacaxi, laranja e kiwi. Turva, corpo médio e de cor amarelo claro, ela tem 6,5% de teor e 45 IBU.
Entre as médias cervejarias, a gaúcha Salva Craft Bier levou todas as premiações. Em primeiro lugar ficou o rótulo da Russian Imperial Stout, seguido da Dragon Sour e da Hop Lager Quinquennium, respectivamente em segundo e terceiro lugares.
Entre as grandes, a Colorado, da Ambev, levou as duas primeiras colocações. Em primeiro ficou a Appia e, em segundo, a Ribeirão Larger. Já o terceiro lugar foi para o rótulo da Cacildis, produzida desde 2017 pelo Grupo Petrópolis.
“Foram 156 rótulos inscritos, 26 finalistas, seis jurados técnicos e mais de 3.500 votos populares contabilizados, o que mostra a dimensão do Lata Mais Bonita do Brasil. Nosso objetivo foi reconhecer o trabalho de criação de design de rótulos para latas de cerveja, uma vez que a latinha é a embalagem preferida do setor cervejeiro e cresce ano a ano”
Cátilo Cândido, presidente da Abralatas
Premiação
Fundada há 18 anos, a Abralatas é a representante da indústria de latas de alumínio para bebidas do Brasil, terceiro maior mercado mundial, principal embalagem para cerveja no País e recordista de reciclagem. A Associação trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do setor de latas de alumínio, com responsabilidade socioambiental.
O Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil é promovido pela Abralatas com o apoio da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva) e do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv). O objetivo é reconhecer os melhores trabalhos de criação de design de rótulos para latas de cervejas, segundo critérios de criatividade, beleza estética, adequação ao produto e clareza na comunicação.
Por isso os vencedores poderão aplicar selo exclusivo do Prêmio nos rótulos de suas cervejas, além de terem espaço garantido em publicações e eventos da Abralatas ao longo de 2022 e conhecerem de perto como uma latinha é produzida.
Mais informações no site https://www.abralatas.org.br