Conheça a história de um licor com sabor misterioso produzido no Brasil que foi premiado em concurso mundial em Londres
A produção de bebidas no Brasil está cada dia mais diversa e profissional. Tanto que muitos rótulos de vinhos, espumantes, cervejas e destilados nacionais tem conquistado premiações internacionais importantes. Há nesse grupo um licor misterioso! O Golden Massala foi premiado com a medalha de prata no concurso World Liqueur Awards 2024, realizado em Londres, na Inglaterra.
Desde então, o Golden Massala tem atraído a atenção do mercado, curioso sobre essa bebida desconhecida, misteriosa… “Porque licor misterioso?” “O que o Golden Massala tem de tão especial?”, foram as perguntas mais comuns nas redes sociais.






“A explicação é simples. Ao dizer licor de café, seu cérebro já entendeu que o gosto do licor é de café, a mesma coisa com o de pêssego ou outro sabor conhecido. Então, quando se diz Golden Massala ou licor fino de especiarias, não dá para saber o sabor que ele tem. Daí, ao se experimentar, a pessoa gosta e fica intrigada em definir o sabor”
Gui Cotosck, mixologista, empresário e criador do licor Golden Massala
O “mistério” foi revelado. O Golden Massala é feito cascas de cítricos e um mix de especiarias. Ele tem graduação alcoólica de 23%, portanto, não é tão alcoólico, nem muito doce. A ideia, segundo Cotosck, foi fazer um licor saboroso, com personalidade, e ao mesmo tempo oferecer versatilidade para seu uso na coquetelaria. O Portal Mesa de Bar experimentou a bebida e pode-se dizer que o licor se parece com um Drambuie light com um toque de pimenta do reino.
“Como mixologista e já tendo experimentado centenas de bebidas de diversos países, sei que criei um dos licores mais versáteis do mundo. Ele combina com todas as frutas e bases alcoólicas, além de café, suco de laranja, refrigerantes e tudo que se pode imaginar. Já criei mais de 90 receitas e ele pode ser usado em mais de 20 clássicos da coquetelaria mundial. No rótulo da garrafa, tem um QR code e a pessoa pode baixar um e-book com 40 receitas”
Gui Cotosck, mixologista, empresário e criador do licor Golden Massala
O começo de tudo
A jornada de Cotosck na mixologia começou em 2017, quando ele fundou o canal “Tem Dose Dupla”, no YouTube. Desde então, ele compartilha por lá, e pelo Instagram de mesmo nome, conteúdos de coquetelaria e mixologia. Para fazer as inúmeras receitas de drinks autorais que realizou ele criava xaropes exclusivos. Quando veio a pandemia do coronavírus, em 2020, como o xarope não tem durabilidade, ele decidiu fazer licores. Assim, em 2021, nasceu o Golden Massala.
Em princípio, foram produzidas artesanalmente 300 garrafas de 500 ml com rótulo provisório que rapidamente foram vendidas para alunos e fãs das redes sociais. Em 2022, ele passou para uma produção industrial em parceria com a Destom Destilaria, perto de Carangola (MG), com registro e selo do MAPA.
Nesse mesmo ano, Cotosck resolveu enviar uma amostra do Golden Massala para o concurso mundial de Bruxelas, na Bélgica. “Por meio ponto 0,5 não ganhei a medalha de prata“, relembra. Incentivado pelo bom desempenho do licor, em novembro de 2023 o Golden Massala teve seu lançamento oficial para o mercado.
Em janeiro de 2024, Cotosck voltou a colocar o Golden Massala à prova e enviou uma amostra para outro concurso, o World Liqueur Awards 2024, em Londres. No dia 15 de maio, saiu o resultado: o “misterioso” licor brasileiro Golden Massala faturou a medalha de prata!
Após o reconhecimento dessa premiação internacional, o Golden Massala atraiu a atenção e atualmente já é usado por grandes bartenders do país, como Márcio Silva e Marcelo Serrano. Agora, o objetivo é popularizá-lo junto aos consumidores finais, que já podem adquiri-lo pelo site www.goldenmassala.com.br Mais informações nos Instagram: @goldenmassala @temdosedulpa
|



