Corona reinventa suas embalagens e lança six pack sustentável feita de excesso de palha de cevada
A cerveja Corona reforça seu compromisso de proteção ao meio ambiente e acaba de lançar uma nova embalagem para packs de seis unidades de cerveja aproveitando o excedente de palha de cevada para criar uma solução sustentável, usando 90% menos água e menos energia.
A cerveja é a primeira marca global a alavancar essa tecnologia, em um processo de desenvolvimento que durou três anos sob a liderança do Centro Global de Inovação e Tecnologia da AB InBev (GITEC). Esta tecnologia inovadora reimagina o uso da cevada, dando ao ingrediente essencial da cerveja uma nova vida como solução de embalagem sustentável.
A semente de cevada continuará sendo utilizada no preparo da cerveja, mas a palha da cevada, um resíduo das colheitas dos agricultores, agora será usada na embalagem por meio de um processo exclusivo, combinado o material com fibras de madeira 100% recicladas. O procedimento cria um papel cartão apto a produzir novas embalagens, tão duráveis e resistentes quanto as que já existem hoje. A diferença é que a nova possibilidade é melhor para o planeta, podendo transportar seis garrafas de cerveja usando muito menos recursos.
Transformar palha de cevada em fibra de papel utiliza 90% menos água comparado aos processos tradicionais que ainda por cima usam madeira virgem. O novo processo também usa menos produtos químicos agressivos.
Corona vê isso como um caminho a seguir para eliminar a necessidade de matéria-prima virgem de sua cadeia de suprimentos no futuro. A AB InBev, empresa controladora da Corona e cervejaria líder no mundo, pretende implementar a tecnologia para outras marcas, aumentando assim o potencial impacto ambiental positivo e a capacidade de influenciar toda a indústria de bebidas.
“A Corona é uma marca que nasceu na praia. Estamos profundamente conectados com a natureza, apreciamos tudo o que ela tem a oferecer e queremos continuar a fazer a nossa parte para protegê-la. Ela inspira nossa visão de nos tornarmos líderes em sustentabilidade. Começando com nossa própria embalagem, avaliamos onde poderíamos fazer mudanças em nossas cadeias de produção e fornecimento para fazer uma diferença real. Temos o orgulho de anunciar este primeiro passo para reinventar o futuro das embalagens para nossa indústria”
Felipe Ambra, vice-presidente global de marketing da Corona
“Estamos empolgados em finalmente lançar esta inovação em embalagens que desenvolvemos nos últimos três anos. Na AB InBev estamos continuamente ultrapassando os limites e desenvolvendo soluções escaláveis. É um momento de orgulho para nós, pois não só estamos oferecendo uma oportunidade para os agricultores, mas também entregando uma solução mais consciente para o consumidor”
Keenan Thompson, Diretor de Inovação em Embalagens da AB InBev
A nova embalagem terá uma produção inicial de 10 mil unidades para packs de seis garrafas long necks, chegando como um piloto na Colômbia, em março, e em seguida na Argentina, no final de 2021, enquanto a Corona busca dimensionar a nova solução globalmente.
Enquanto a embalagem não chega no Brasil, clique no link e assista ao vídeo da campanha (Corona Barley Straw Pack – PORTUGUESE.mp4)