O Woodford Reserve é um clássico Bourbon americano que pode ser apreciado puro ou em drinks clássicos
O Bourbon americano é um whisky que leva no mínimo 51% de destilado de milho, sendo que o restante é uma mistura de destilado de cevada e centeio. O nome é uma homenagem à cidade de Bourbon, no estado de Kentucky, nos EUA, porque lá foi registrado oficialmente o primeiro destilado extraído do milho em 1840.
O Woodford Reserve é um fiel representante do clássico Bourbon americano. A sua história começa como a fundação da destilaria, em 1812, por Elijah Pepper, a 13 km da cidade de Versailles, no centro-norte do Kentucky. Ela é a única que produz Bourbon em alambiques de cobre (pot stills), usando tripla destilação (comum também na Irlanda). A estrutura principal foi inaugurada em 1838 e funciona no mesmo local até hoje, o que faz dela uma das destilarias mais antigas dos EUA.
A destilaria trocou de mãos duas vezes e inclusive foi vendida e comprada definitivamente de volta em 1993 pelo seu atual proprietário, a Brown-Forman Corporation, uma das cinco maiores empresas do segmento de bebidas do planeta, que manteve viva a excelência desse legítimo Bourbon americano. Tanto é que a marca Woodford Reserve foi lançada em 1996 para ser um Bourbon premium, de produção controlada em pequenos lotes, com garrafas numeradas. Ele é feito a partir de uma mistura de destilados produzidos na destilaria e em outra destilaria da empresa em Shively, também no Kentucky.
Na degustação, o Woodford Reserve revela um aroma de chocolate amargo, coco, caramelo, mel, couro e cedro. Na boca salta o gosto de amêndoas, marzipã, açúcar mascavo, mel e canela, com um final adocicado e frutado, com 43,2% de teor alcoólico. Um Bourbon de extrema complexidade e rico em diversos aromas e sabores.
De acordo com o embaixador da marca no Brasil, Junior Oliveira, a versatilidade do rótulo possibilita desde consumi-lo puro a misturá-lo às mais variadas combinações, inclusive com opções em drinks bastante refrescantes.
“Agora, nesse período de mais calor, as pessoas tendem a buscar por coquetéis refrescantes, como Woodford Mule, que – além de trazer notas presentes no whiskey (doce, amadeirado, aveludado…) – é perfeitamente balanceado com a citricidade do limão e uma leve picância do gengibre, liberando o frescor do aroma da hortelã ao levar o coquetel a boca. Já o Old Fashioned pode ser uma pedida interessante, pois, ao beber, a citricidade do óleo essencial da casca da laranja ‘atiça’ as papilas gustativas, aumentando a salivação, destacando então todas as principais notas do whiskey até o final do coquetel”
Junior Oliveira, embaixador do Woodford Reserve no Brasil.
Confira as receitas:
OLD FASHIONED
Característica: Amadeirado, levemente adocicado, botânicos e nota cítrica
Copo: baixo ou old fashioned glass
Técnica: mexido
Ingredientes:
– 60 ml de Woodford Reserve
– 15 ml xarope de açúcar simples ou dois cubos de açúcar
– 4 dashes de Angostura Bitters
– casca de laranja (de preferência Laranja Bahia)
– cereja
– gelo
Modo de preparo: Em um mixing glass, coloque gelo até a metade do copo misturador e adicione cinco gotas de angostura bitters*, na sequência, acrescente 60 ml de Woodford Reserve e 10 ml de xarope de açúcar. Mexa de seis a oito segundos para que todos os ingredientes sejam bem homogeneizados; em seguida, coe em um copo baixo com gelo. Finalize com uma cereja no copo e óleo essencial de uma casca de laranja sobre o coquetel, fazendo um twist com a casca e utilizando a mesma como guarnição.
WOODFORD MULE
Origem: Kentucky – releitura do Moscow Mule
Característica: Cítrico, levemente picante e refrescante
Técnica: batido
Ingredientes:
– 50 ml Woodford Reserve
– 30 ml suco de limão
– 25 ml xarope de açúcar 1:1
– espuma de gengibre
– noz moscada
– hortelã
– gelo
Modo de preparo: bata todos os ingredientes em uma coqueteleira (com exceção da espuma); faça uma coagem simples – em uma caneca com gelo – cubra com espuma de gengibre (deixando a espuma bem “flat” na caneca). Em seguida, raspe um pouco de noz moscada sobre a espuma e, como guarnição, coloque três folhas de hortelã juntas e “em pé” próxima à borda.
Espuma de gengibre:
Ingredientes:
– 150 gr de gengibre descascado
– 300 ml de água
– 200 ml de suco de limão tahiti
– 200 ml de xarope de açúcar simples 1:1
– 5 gr goma xantana