A primeira Foire Aux Vins, de vinhos franceses, abriu a temporada de eventos da bebida na primavera em São Paulo

Se você gosta ou está ligado de alguma maneira ao mercado de vinhos, se prepare porque a temporada primaveril de eventos da bebida em São Paulo já começou. A primeira foi a Foire Aux Vins, com ênfase em vinhos franceses, que aconteceu no dia 25 de setembro, em sua primeira edição presencial promovida pela importadora Chez France.

Fundada em 2011, a Chez France oferece cerca de trezentos rótulos criteriosamente selecionados de oitenta produtores. O evento teve ênfase nos vinhos franceses, com rodas de conversa e degustações com especialistas e produtores de vinhos das mais diversas regiões da França. Foi uma oportunidade única para se aprofundar e estabelecer conexões com quem está atuando neste segmento de mercado.

A feira também mereceu destaque por trazer rótulos que ostentam o cobiçado selo Taste France, criado pelo governo francês, em 2020, para reconhecer a excelência das marcas francesas da indústria agroalimentar que compartilham a autenticidade e a qualidade dos produtos franceses.

A Foire Aux Vins acontece virtualmente desde 2015, mas esse ano a Chez France investiu em um formato de feira de pequeno porte na Casa das Caldeiras, no bairro da Água Branca, em São Paulo. Sem muitos requintes, a feira mostrou sua força com a presença de produtores que trouxeram joias de seu portfólio que nem sempre se tem a oportunidade de se degustar por aqui.

Entre os destaques do portfólio francês da importadora estavam presentes o champanhe Domaine de Saint Ser, da Maison Vollereaux, da Provence, e o Calmel & Joseph Languedoc, da Maison Jaffelin, da Bourgogne, e o Domaine CasaNova, da Córsega. E até surpresas, como os ótimos conhaques da Francois Voyer, de Verrières, Região de Cognac, como o Premier Cru XO que pode ser degustado.

Outra novidade deste ano foi a inclusão de alguns produtores “não-franceses” que estão no portfólio da importadora e que não decepcionaram. Foi o caso do Theotoky Estates, da Grécia, o Villa Saletta, da Toscana, o Cinco Forais, português do Alentejo, e o Bodegas Tabula da Ribeira del Duero, da Espanha.

O Portal Mesa de Bar foi convidado e pode constatar que a seleção estava de altíssimo nível. O vinho francês tem sutilezas, como mineralidade, taninos muito elegantes e é incrível como cada região e terroir expressam sua identidade.

Outro ponto positivo foram as palestras bem informais com direito a degustação de vinhos de produtores-chave do evento, como Caroline Teycheney, proprietária da Vignobles Jade, Saint-Émilion, de Bordeaux; Bertrand Letartre, proprietário do Domaine de La Rouillère, da Provence e de Manoel Beato, sommelier do grupo Fasano, que brindou os presentes com um “Giro pela França“, com degustação guiada de quatro ótimos vinhos.

Além da venda de rótulos via e-commerce, a Chez France também oferece um clube de vinhos com cinco opções de assinatura. Mais informações no site: loja.chezfrance.com.br ou no Instagram @chezfrancebr.

Agora é se preparar para a grande feira do setor, a Prowine, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de Outubro no Expo Center Norte. Nos vemos lá!