A Cooperativa Vinícola Garibaldi defende a escolha de um suco de uva saudável entre tantas opções do mercado

As prateleiras dos supermercados ofertam diversos tipos de “sucos de uva”. Entretanto muitos são apenas bebidas à base de uva. Denominações como integral, néctar, refresco, refrigerante e até suco em pó confundem o consumidor. E o pior: muitas vezes, por desconhecer as propriedades de cada um, ele acaba levando para casa um produto que, além de pouco nutritivo, não faz bem à saúde. Para não incorrer nesse risco, a Cooperativa Vinícola Garibaldi defende o consumo do suco de uva integral.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que suco de uva bom e saudável é suco feito com fruta de verdade. Ou seja, na sua composição vai uva e nada mais – isso significa nem água, nem açúcar e nem corantes. Sucos feitos apenas com a fruta são chamados de integrais ou naturais – os 100% de Suco de Fruta. Por concentrarem diversos tipos de antioxidantes e de vitaminas, agem no organismo de modo a prevenir doenças, além de auxiliarem no aumento da imunidade.

Entre os principais antioxidantes da uva estão os polifenóis. São eles, por exemplo, que ajudam a proteger as células da ação dos radicais livres. Isso auxilia para que elas não passem por uma mutação, prevenindo o surgimento do câncer, por exemplo. Os polifenóis também ajudam a manter as paredes dos vasos sanguíneos limpas, diminuindo as chances do surgimento de doenças cardiovasculares. O suco de uva integral ainda reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora a cognição e a memória, auxilia no tratamento ao Parkinson e reduz o índice de massa corporal.

Os sucos integrais ainda apresentam uma quantidade variada de vitaminas, como C e as do complexo B, e minerais, como o potássio e o ferro. Por concentrarem essas propriedades, um copo diário da bebida é suficiente para oferecer ao seu organismo mais proteção às células e ainda deixá-lo menos suscetível a gripes e resfriados por exemplo.

Somente os sucos integrais podem ser considerados sucos propriamente ditos. Segundo a legislação, apenas produtos cuja extração venha direto da fruta podem ser assim denominados. Enquanto os integrais são feitos 100% de uva, o néctar, por exemplo, tem metade de sua composição de suco de uva. Já os refrescos contêm apenas 30% e os refrigerantes, 10%. Os sucos em pó, por sua vez, são os menos saudáveis e nem são considerados sucos, verdadeiramente. Estão repletos de substâncias como corantes, aromatizantes e açúcar e muitos não chegam a ter 1% de polpa de fruta.

A Cooperativa Vinícola Garibaldi oferece três opções de sucos de uva, que variam conforme o cultivo da fruta: integral convencional, integral orgânico e integral biodinâmico.

O Suco de Uva Integral é feito com uvas cujo tratamento foi realizado de forma convencional, com auxílio de defensivos agrícolas registrados e aprovados pelo Ministério da Agricultura. Já no caso do Suco de Uva Integral Orgânico, os frutos são tratados com produtos naturais. Esse mesmo processo está presente no cultivo da uva biodinâmica, que também leva em consideração os ciclos naturais e sua relação com os astros, resultando no Suco de Uva Astral Biodinâmico.

Mais informações no https://www.vinicolagaribaldi.com.br