Acaba de chegar ao Brasil o Graham’s Blend Nº 5 White, o primeiro vinho do Porto branco criado para a coquetelaria

Famosa pelos seus excelentes vinhos do Porto, a casa portuguesa Graham’s inovou e criou o Blend Nº 5 White, o primeiro Porto Branco voltado especificamente para a coquetelaria, que acaba de chegar às prateleiras brasileiras.

O enólogo chefe da Graham’s, Charles Symington, selecionou duas castas de uvas brancas portuguesas Premium: a fresca Malvasia Fina e a aromática Moscatel Gallego, que são colhidas manualmente para produzir este novo blend. Elas são fermentadas a frio para acentuar suas qualidades aromáticas antes que o conhaque seja adicionado para interromper a fermentação e deixar o Blend Nº 5 doce. Em seguida, ele é vendido sem envelhecer em barris, para que o frutado fique em destaque.

O resultado é que o Blend Nº 5 White é um porto branco meio seco, porém leve e aromático, com notas cítricas e florais e um baixo teor alcoólico (19%). Seu sabor frutado e a secura fazem dele realmente uma ótima opção para a coquetelaria, principalmente como coadjuvante do White Port & Tonic (vinho do porto branco com água tônica), drink muito em voga na Europa.

Outra característica interessante é que ele é engarrafado três meses após a colheita para preservar a máxima frescura. Portanto, ele deve ser consumido jovem e sempre gelado. E se a garrafa for aberta, deve ficar na geladeira até a última gota.

Devido à microprodução de cada lote do Graham’s Blend Nº 5 White (menos de 6.000 garrafas), não deixe de escapar a chance de ter uma garrafa em seu bar. Aqui no Brasil o rótulo é importado pela Mistral (www.mistral.com.br).