Grupo Petrópolis divulga Relatório de Sustentabilidade com destaque para circularidade do vidro e educação ambiental

O Grupo Petrópolis acaba de divulgar pelo terceiro ano consecutivo seu Relatório de Sustentabilidade. A companhia é a maior empresa com capital 100% nacional do segmento cervejeiro e de bebidas prontas, com oito fábricas e mais de 160 unidades de distribuição próprias espalhadas pelo Brasil.

Dentro de metas traçadas para 2030, a empresa teve como um dos destaques desta edição o lançamento da 1ª Chamada Nacional de Inovação e Sustentabilidade para Circularidade do Vidro, em parceria com SENAI/CNI, que tem como foco o aumento da captação das embalagens de vidro pós-consumo. Destaque também para a realização de eventos e ações que fomentam a educação socioambiental e o empoderamento de mulheres, como o projeto ‘Ela nos Negócios que valoriza o protagonismo feminino no mercado de trabalho.

Além disso, o documento mostra a participação do Grupo no lançamento da iniciativa Conexão Circular na ONU, em Nova York, nos Estados Unidos, com o objetivo de integrar os projetos e ações da indústria em economia circular que, inclusive, culminaram na filiação ao Pacto Global, concretizada em 2023.

Outra frente com bastante resultados práticos foi o foco na eficiência das embalagens para o cumprimento da legislação de logística reversa. As garrafas PET de 2 litros tiveram redução de gramatura, além de algumas adequações nas embalagens de alumínio, que minimizaram o uso de metal. Além disso, as marcas Black Princess e Cacildis deixaram de usar shrink plástico e passaram a ter caixas de papel-cartão, o que evitou o uso de um total de oito toneladas de plástico em 2022.

“Temos a meta de aumentar gradativamente, até 2030, o conteúdo reciclado nas nossas embalagens. Assim, aumentamos o valor do resíduo, incentivando o mercado da reciclagem e, consequentemente, minimizamos a extração de recursos naturais. Em 2022, adquirimos créditos em logística reversa para 17 mil toneladas de embalagens pós-consumo, impactando 55 cooperativas e operadores privados”
Alaercio Nicoletti, gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis

O Portal Mesa de Bar esteve presente no evento de lançamento do Relatório de Sustentabilidade, quando a empresa convidou os responsáveis e os parceiros de cada área para apresentarem um resumo do que foi feito em 2022. O Painel “Do Lúpulo ao Copo” foi apresentado por Diego Gomes, diretor Industrial. O Painel “Circularidade do Vidro” por Alaercio Nicoletti, gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua. O Painel “Sustentabilidade Pilar Social” por Tatiane Sant’Ana Guimarães, Especialista em Sustentabilidade e o Painel “Inovação Aberta e Desenvolvimento de novos produtos” por Milca Gonçalves, Coordenadora de Inovação.

Ações e resultados

Ao assumir um compromisso pela sustentabilidade, o Grupo Petrópolis identificou o que é importante para a organização e suas partes interessadas, como colaboradores, clientes, fornecedores, a sociedade, dentre outros. Na sequência, foi definida a estratégia de gestão de das ações de responsabilidade ambiental e social de forma a permitir a implementação de uma governança que proporcionasse eficiência em sustentabilidade, transparência e mensuração dos resultados.

Gestão de Resíduos

A partir da valorização da cadeia e buscando eliminar o envio de qualquer tipo de resíduo a aterros sanitários, o Grupo Petrópolis reduziu 278 milhões de toneladas de resíduos em 2022, o que representa uma queda de 19% e aumento de 4% na receita.

Circularidade do Vidro

O Grupo Petrópolis e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançaram, em setembro de 2022, a Missão Estratégica de Circularidade do Vidro, a fim de desenvolver soluções para ampliar e fortalecer a circularidade das embalagens de vidro na cadeia produtiva e de consumo, priorizando alternativas tecnológicas, logísticas e econômicas. Atualmente, as embalagens de vidro do Grupo já possuem 60% de conteúdo reciclado, porém a meta é aumentar cada vez mais.

“Atuamos para a concretização e o fortalecimento de parcerias como esta com o SENAI/CNI, pois acreditamos que assim contribuímos para impulsionar as iniciativas da economia circular no Brasil, proporcionando benefícios tanto para outras empresas como para a sociedade como um todo
Alaercio Nicoletti, gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis

Educação Ambiental

O Programa de “Educação Socioambiental” é uma iniciativa voluntária que atua no desenvolvimento social, cultural e ambiental das comunidades nas cidades próximas às unidades fabris. Em 2022, houve o lançamento do Projeto “Petra em Rotas Sustentáveis”, que incluiu Maragogi, em Alagoas, no programa como uma contribuição socioambiental ao município, e, em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação, os temas “Uso consciente de energia elétrica” e “Mudanças climáticas”, tornaram-se conteúdos extras, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“A partir dessas ações de educação ambiental, impactamos mais de 12 mil pessoas, considerando as famílias da comunidade. Ao todo, 52 escolas municipais e mais de 2.900 alunos participaram das atividades, com a finalidade de repensar o uso de água e energia, o descarte de materiais recicláveis e as mudanças climáticas”
Alaercio Nicoletti, gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis

O Lúpulo Brasileiro

O cultivo do lúpulo em solo brasileiro foi iniciado em viveiro próprio do Grupo Petrópolis em novembro de 2018 com 316 plantas cultivadas de 10 espécies na Fazenda São Francisco do grupo em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Ao final de 2022, a plantação já produziu 2.860 mudas, em mais de cinco hectares, com 15 cultivares diferentes. A plantação avançou em diversas frentes que compõem a cadeia, desde o cultivo até a disponibilização do produto para o mercado.

O processamento do lúpulo passou a contar com equipamento para a peletização, que transforma os cones do lúpulo em flor em pellets, a versão mais demandada pelo mercado, pois reduz o espaço de armazenamento, o volume nas operações logísticas e é mais fácil de se manusear industrialmente.

“Demos mais um passo importante no aprendizado, ao introduzir com sucesso a peletização em nossa cadeia. A venda do nosso lúpulo nesse modelo é um avanço para a indústria cervejeira local, já que estamos incentivando a produção nacional por meio do fácil acesso a um lúpulo de qualidade ‘made in Brazil’ com muito orgulho. O Grupo Petrópolis tem sido destaque, ao cultivar o lúpulo em território nacional e ao obter o termo de conformidade emitido com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além da nota fiscal de origem das plantas, em parceria com o Viveiro Ninkasi”
Diego Gomes, diretor Industrial do Grupo Petrópolis

A expectativa é que, ao longo do tempo, o Grupo Petrópolis contribua de maneira decisiva para a viabilização da cultura do lúpulo no Brasil. Além de ser uma alternativa nacional a esse insumo importado a preços mais acessíveis, provoque outras consequências, como a redução da emissão de gases do efeito estufa com transporte.

SoulCode Academy

Por meio de sua marca TNT Energy Drink, o Grupo Petrópolis manteve em 2022, pelo segundo ano consecutivo, a parceria com a SoulCode Academy – uma edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, iniciação e inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade.

Esta parceria visa atender alunos de várias idades (18 a 65 anos) com cursos de programação, que tem como principal propósito a educação tecnológica. Os cursos têm em torno de quatro meses de duração e envolvem metodologia própria, com total de 800 horas/aula divididas no tripé soft skills, hard skills e inglês. Eles são 100% gratuitos e estão disponíveis para pessoas de todo o Brasil.

Dentro dos grupos de novos profissionais de tecnologia que têm sido formados nessa parceria, o cenário é de diversidade e inclusão para o mercado de trabalho, já que cerca de 52% que se formaram são mulheres, 49% são autodeclarados negros ou pardos, 2% de PCDs e 1% transexuais. Além disso, a alta empregabilidade dos formados reflete uma resposta à crescente demanda por profissionais de tecnologia.

Melhores empresas

Um dos grandes objetivos no setor de recursos humanos é garantir índices positivos de qualidade de vida das pessoas, engajamento com o Grupo e com a Sustentabilidade de forma ampla e harmônica. Em 2022, pelo segundo ano consecutivo e com reconhecimento dos próprios colaboradores, o Grupo Petrópolis foi selecionado na pesquisa “As Melhores na Gestão de Pessoas”, feita entre empresas de grande porte com mais de 17 mil funcionários.

Em terceiro lugar no ranking, os índices de maior destaque na pesquisa foram: o tratamento com respeito e dignidade por parte da liderança, com 95%; “sinto que me encaixo bem nesta empresa”, com 95%; interesse genuíno no bem-estar da comunidade em que atua, com 92%; “posso ser eu mesmo(a), autêntico(a), no trabalho”, com 92%.

“Atualmente, contamos com quase 1.100 funcionários PCDs e somos uma das maiores empresas de inclusão no Brasil. Tivemos um avanço na porcentagem de mulheres no último ano e 100% da cota PCDs cumprida em 2022. Agora, estamos trabalhando para o engajamento e movimentação interna desses profissionais. Queremos que esse número aumente cada vez mais”
Magdiel Moda, diretor de Recursos Humanos do Grupo Petrópolis

Diversidade

A diversidade está presente no quadro de colaboradores do Grupo Petrópolis, que criou em 2022, o Comitê de Diversidade, responsável pela definição de diretrizes, políticas, conexão entre áreas, acompanhamento de metas e priorização de temas com o time executivo. A ideia é discutir temáticas importantes, como diversidade no negócio, equidade de gênero, respeito e inclusão, racismo estrutural, entre outros.

Vale destacar que o Grupo Petrópolis prioriza nas contratações quem mora próximo às unidades fabris e revendas, contribuindo assim para a economia local, além de atuar na contratação de mulheres por meio de ações vinculadas a marcas, como Black Princess e participações em eventos em parceria com órgãos públicos. Ao todo, o Grupo Petrópolis reúne mais de 20 mil colaboradores, gerando mais de 100 mil empregos indiretos.

Saber Beber

Por fim, o Grupo Petrópolis promove o Saber Beber, um programa comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool.

Mais informações no site https://www.grupopetropolis.com.br/sustentabilidade/relatorio-de-sustentabilidade/ ou no Instagram @grupo.petropolis. O Relatório de Sustentabilidade completo relativo ao ano de 2022 pode ser acessado em PDF no link: https://www.grupopetropolis.com.br/grpptrpls/wp-content/uploads/gp_23_2750_1_relatorio_de_sustentabilidade_23_v13_final.pdf