A Heineken revelou as ativações e experiências que irá oferecer nos seis espaços da marca no Rock in Rio 2024

A Heineken acaba de revelar quais serão as ativações e experiências que irá oferecer nos seis espaços da marca no Rock in Rio 2024, que acontece de 13 a 15 e de 19 a 22 de setembro no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A marca, patrocinadora oficial do festival pelo sexto ano, oferece espaços proprietários e faz convite para todos refletirem sobre um futuro mais sustentável e a importância da conscientização com a mensagem “A puro malte produzida com energia verde (renovável) para curtir como se houvesse amanhã”.

Os espaços foram desenvolvidos pela ATENAS.ag, agência de brand experience e parceira no planejamento, criação e execução de projetos da plataforma de cultura e sustentabilidade da Heineken no Brasil. Os seis espaços enfatizam a importância da conscientização com iniciativas sustentáveis dentro da plataforma Green Your City da marca, trazendo visibilidade para o comportamento dos consumidores que impactam o planeta.

“Estamos muito contentes em retornar à Cidade do Rock para uma edição tão especial, celebrando os 40 anos do festival. Nosso compromisso é sempre oferecer a melhor experiência possível ao público, especialmente em eventos grandiosos como o Rock in Rio. Convidamos todos a aproveitar momentos coletivos de celebração, para refletir sobre o futuro e o impacto das nossas ações do dia a dia”
Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil

“O Rock in Rio Brasil é o maior festival de música e entretenimento do mundo, e é uma grande honra participar desse evento mais uma vez. Nosso objetivo é sempre surpreender o público com novas experiências e perspectivas únicas. Através de nossas ativações, buscamos sempre ações autênticas e que ainda promovam reflexões. Nossa missão é sermos pioneiros e inovadores, rompendo barreiras para proporcionar momentos inesquecíveis de celebração”
Rafael Golfe, gerente de experiências de marca e patrocínios do Grupo HEINEKEN no Brasil

Conheça os espaços da marca no Rock in Rio Brasil 2024:

HEINEKEN POWER STATION

Heineken Power Station é o principal ponto da marca no Rock in Rio Brasil 2024. Com o objetivo de potencializar a experiência do público do festival através de música e energia verde, a ativação é um convite imersivo para as pessoas repensarem e curtirem o amanhã. O espaço brinca com a ideia de transportar os convidados para shows históricos do festival, pela perspectiva de estar no meio do público. A mensagem é: “Onde tem Heineken tem energia verde. É com essa energia que a Heineken vai te conectar com a música, com emoções do passado e com a energia verde que constrói o futuro”.

Na Power Station haverá também um lounge bar exclusivo para convidados com vista privilegiada para o Palco Mundo. O espaço terá DJs e áreas instagramáveis para que os convidados possam fotografar cada canto do ambiente.

TIROLESA
Mediante agendamento, na Tirolesa Heineken, tradicional atração da marca dentro do Rock in Rio, os consumidores poderão se aventurar em um salto de 200 metros de comprimento sobre milhares de pessoas e “sobrevoar” a Cidade do Rock durante os principais shows do festival, com a melhor vista do Palco Mundo. Depois da adrenalina da descida, vem a recompensa: o desembarque em um bar.

BAR NDO
Localizado próximo ao Palco New Dance Order, dedicado à música eletrônica, o Bar NDO foi pensado para se tomar uma cerveja gelada entre os shows. É um ambiente convidativo, tecnológico e instagramável que utiliza cenografia composta de plantas e LEDs para celebrar a criatividade e o papel da música na construção de um futuro repleto de boas experiências e práticas cotidianas sustentáveis.

BEER STATIONS E OPERAÇÃO DE CHOPE

A Heineken fará a sua tradicional megaoperação de chope para o festival, com três Beer Stations espalhadas pelo Parque Olímpico e 12 torneiras cada. A maior delas, com capacidade de 10 mil litros a granel e sem limitação de barris, estará localizada na entrada, onde o público terá o primeiro contato com a marca. Já a segunda, nasceu após a análise da planta do Rock in Rio 2024 e foi alocada na proximidade do Palco Sunset – serão 6 mil litros a granel e capacidade ilimitada de barris. Por fim, a terceira Beer Station contará, pela primeira vez no festival, com o chope Heineken 0.0 e estará posicionada entre o Palco New Dance Order e o Espaço Favela.

CRAFT BEER
A Heineken também levará para o festival uma “craft beer do seu catálogo. Haverá um espaço dedicado a Lagunitas inspirado nos celeiros americanos. Aberto ao público todos os dias do festival, das 14h às 22h, o Lagunitas Alien Garage terá um toque surrealista, com placas de highways transformadas em sinalizações para alienígenas e uma nave espacial. Esse ambiente convida o público a se conectar com música e o lifestyle californiano, uma das essências da Lagunitas.

Em um palco lateral os visitantes poderão participar de uma experiência musical interativa. Eles poderão formar bandas improvisadas e tocar covers de músicas famosas ou explorar faixas de um livro de cifras, preparado especialmente para a ativação. Cada banda poderá ter até cinco membros monitorados por um músico presente para dar apoio aos grupos. As jam sessions começarão às 14h30 e continuarão até as 21h30, com cada banda tendo de 5 a 15 minutos para se apresentar. Para tornar a experiência ainda mais especial, os participantes que subirem ao palco ganharão palhetas de guitarra personalizadas e chope Lagunitas gratuito.

HEINEKEN 0.0
Complementando as experiências para o público, Heineken terá, pela primeira vez em sua história, uma ativação da versão zero álcool. O espaço convida o público a curtir o festival e descobrir um novo jeito de aproveitar o Rock in Rio Brasil 2024 com a Heineken 0.0.

Em um estande de 60m2, o público irá embarcar na “Rota Heineken 0.0”. Trata-se de um labirinto, no qual os participantes jogam individualmente e a arena reage torcendo, partindo do estande de 0.0 e percorrendo as diversas atrações do festival. Durante o game, os participantes fazem escolhas para avançar e podem ganhar brindes exclusivos, como ingressos para outros dias de festival, vouchers para a tirolesa, pulseira de acesso ao lounge exclusivo da Heineken, entre outros prêmios, reforçando o marketing dessa cerveja da marca para o festival: “Sua escolha pode destravar experiências incríveis”.

Pré-venda de chope

A marca divulgou a pré-venda de chope pelo aplicativo do festival, e, pela primeira vez no Rock in Rio Brasil, além do chope Heineken regular, oferecerá também sua versão zero álcool, o chope Heineken 0.0. A iniciativa busca melhorar a experiência do público, facilitando e agilizando a compra e retirada de chope. Maiores de 18 anos deverão baixar o aplicativo Rock in Rio até 22 de setembro, disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, e se cadastrar ou fazer login. Em dias de festival, a funcionalidade se encerra ao meio-dia. Já em dias sem shows, ficará disponível sem pausas.

Inclusão social

Por falar em Heineken 0.0, no ano passado, durante o festival The Town 2023, o Instituto Heineken, em parceria com o próprio festival e a CUFA (Central Única das Favelas) realizou o projeto “Produto Social”, que formou 60 jovens das favelas de São Paulo. Com um investimento de R$ 1 milhão, financiado pelas vendas de Heineken 0.0 durante o The Town, o curso Cri.Ativos da Favela, que visa transformar a vida de jovens por meio de cursos na área audiovisual, foi ministrado pela Favela Filmes e reuniu jovens da capital paulista e também de municípios vizinhos, como Guarulhos, Osasco e a região do ABC. Por conta do sucesso da edição piloto do projeto, o Instituto Heineken irá expandir o programa para a cidade do Rio de Janeiro.

Desta vez, o projeto irá impactar diretamente 120 jovens oriundos de favelas cariocas, que receberão bolsa-auxílio, alimentação, acompanhamento psicossocial e acesso a laboratórios e equipamentos. À semelhança do que aconteceu no The Town 2023, e com o objetivo de fomentar o consumo responsável, o valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0 ao longo dos sete dias do Rock in Rio será destinado à iniciativa. O curso, com duração de quatro meses, será dividido em cinco módulos: inteligência artificial em música, vídeo e fotografia; roteiro e direção; produção audiovisual e musical; mentorias e práticas; e identidade, cidadania e empreendedorismo. Serão oferecidas três turmas, para os períodos matutino, vespertino e noturno.

Sustentabilidade

A Heineken marca presença nos principais e maiores eventos culturais do país, sempre reforçando seu pilar de sustentabilidade, espalhando suas mensagens ao público. Assim, todas as ativações da marca serão abastecidas com energia verde, certificada a partir de IRECs, em colaboração com a Raízen Power. IREC é um certificado de energia renovável, que garante que o consumo da Heineken no evento seja realizado de uma fonte renovável, podendo ser solar, eólica ou biogás. A Raízen, também parceira do programa Heineken Energia Verde, fornece essa energia e garante o rastreio da origem renovável conforme padrões internacionais.

Em termos de circularidade, Heineken continuará a utilizar copos reutilizáveis em parceria com a Meu Copo Eco, que serão limpos e retornados à cadeia de eventos. Pela primeira vez no Rock in Rio Brasil acontecerá uma operação com esses copos, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes e Braskem, incentivando o consumo consciente e a reutilização. Com esta medida, o festival prevê evitar a geração de mais de 14 toneladas de resíduos durante os sete dias de evento, tornando-se uma das maiores operações de copos reutilizáveis no mundo.

Outra novidade da Heineken para o festival é a Solar Station, um truck elétrico, que leva uma bateria abastecida com energia solar. A Heineken traz pela primeira vez esta usina itinerante, que pode ser conectada em qualquer local para receber energia renovável. Em parceria com a MOE (My Own Energy), o caminhão é reabastecido em um hub dedicado.

Além das ações visíveis ao público, a Heineken implementará também medidas estruturais e operacionais focadas em inclusão e acessibilidade, em parceria com a 7.1 Acessibilidade Criativa, um hub multidisciplinar que desenvolve soluções criativas personalizadas focadas no anticapacitismo. A consultoria prevê a criação de um aplicativo personalizado que unificará as iniciativas de acessibilidade da marca no evento, como experiência sonora, comunicação bilíngue (com libras) e equipe dedicada.

A marca também terá ação para compensação de carbono por meio do formato de reflorestamento, reutilização de materiais e gestão de resíduos, tanto dentro quanto fora do evento, entre outras ações.

Mais informações nos sites: https://www.heinekenbrasil.com.br/ e https://rockinrio.com/rio/pt-br/home/