Guest bartender com Marcelo Serrano, Rubens Lima e o residente Kevin Cavalcante do restaurante Imakay mostrou a força da alta coquetelaria

Vindo de Campo Grande (MS), o Imakay foi aberto em abril de 2019 no bairro paulistano do Itaim-Bibi. A aposta sempre se baseou em um mix de culinária Nikkei ou nipo-peruana, que lidera os menus dos melhores restaurantes do mundo, com alta coquetelaria em um ambiente cool, visando atrair quem busca sofisticação e alta qualidade gastronômica.

Portanto, quando o Portal Mesa de Bar foi convidado para um guest bartender entre Marcelo Serrano, Rubens Lima e o residente Kevin Cavalcante, ficamos extremamente ansiosos para participar do evento. E não deu outra. Foi uma noite incrível!

Vamos começar falando do anfitrião. Kevin Cavalcante ficou entre os melhores bartenders do Brasil em 2023 e comanda o balcão da casa elaborando receitas de drinks sempre com algum ingrediente que remeta à filosofia do restaurante. Os 14 coquetéis da nova carta que acabou de estrear, por exemplo, não só destacam os destilados japoneses, como trazem referências do próprio menu do restaurante.

Rubens Lima é o head Bartender do Grupo Nakka, que nos seus restaurantes, inclusive um no mesmo bairro do Itaim, tem como proposta conciliar a culinária japonesa tradicional e contemporânea. Daí Rubens segue o roteiro com muita criatividade e competência, criando coquetéis provocantes.

Marcelo Serrano já recebeu tantos prêmios que basta dizer ele é um craque da coquetelaria. Possui passagens pelo Recreo, MyNY, Buddha Bar, East Bar e em Londres pelo Morton’s Club, Sketch e Cheers Bar. Em 2010 ele assumiu o balcão do Mini Bar e criou a famosa espuma de gengibre que, em 2102, no Brasserie des Arts, a introduziu no Moscow Mule. O resto é história! Atualmente, Marcelo é consultor de casas como a Adega Santiago, Varal 87, GT Gin Bar, entre outros projetos.

Os drinks

Devidamente apresentados, vamos falar das duas soberbas criações inéditas e autorais que cada bartender nos ofereceu.  

Kevin nos brindou com o Japanese Mule que levou Shochu de cevada, limão Siciliano e finalizado com uma espuma de bari (aquele gengibre em conserva que acompanha os pratos japoneses). Um dos destaques da noite, até porque a espuma estava simplesmente divina! Um drink que, na nossa opinião, deveria entrar na carta do restaurante por razões óbvias. E na sequência o Nikkei, um drink com Pisco Capel Moai Reservado D.O., limão Tahiti e decorado com uma folha de shisso. Estupendo!

Rubens apostou no Yuzu Sour que levou sakê, gin, purê de yuzu, limão siciliano, xarope de melão, hortelã e decorado com uma folha de nori. Um drink muito refrescante, fácil de beber e que surpreendeu exatamente pela mistura de universos tão distintos. E o segundo foi o Homotenashi, que leva gin, maracujá, abacaxi, xarope de baunilha, umeshu e finalizado com um mix de pimenta togarashi com flor de sal por fora do copo. Apesar da pronúncia difícil, o drink é um delírio para quem gosta de coquetéis picantes, provocantes, que faz aquele embate entre o frutado, o dulçor e a pimenta. 

Marcelo nos brindou com uma versão do seu icônico coquetel Intenso, que levou cachaça Famigerada, Campari, vermouth, amaretto, bitter Nib e decorado com uma alcaparrone. Espetacular! E fechou com um drink escultura, o Nipon Penja, que leva sakê, tequila, Paragon, orange bitter e soda de yuzu que ele mesmo preparou. O drink ainda vem em uma base de madeira com um cone com uma lichia para completar a viagem…

Para harmonizar, o Imakay ofereceu quatro opções de Onigiris. O Toro Tartar e Umeboshi, um bolinho de arroz, atum gordo, umeboshi e shissô; o Spicy King Crab, um bolinho de arroz, tartar de king krab, mayo spicy e crumble de jamon de atum; o Kimich e Panceta, que tinha atum selado, misso spicy, picles de rabanete e quiabo tostado e o Carabinero, um bolinho de arroz grelhado, camarão carabineiro cru e coberto de furikake das cascas do carabineiro.

Para fechar a noite, Marcelo nos ofereceu um “coquetel surpresa”, apenas para o deleite do Portal. Que drinks! Que menu! Que noite! É por essas que a gente se convence que a coquetelaria e a gastronomia quando elevadas a esse patamar soam como arte. Parabéns! Mais informações sobre o restaurante no site: https://imakaysaopaulo.com/