Cerveja IPA californiana completa um ano de Brasil e de apoio à causa cachorreira
Nascida em 1993 em Petaluma, na Califórnia, a Lagunitas é uma das cervejas mais famosas do planeta. Em setembro de 2019 ela desembarcou oficialmente no Brasil para conquistar os cervejeiros daqui que apreciam uma boa IPA, um dos estilos de cerveja que mais cresce no país. Mas também conquistou a admiração pelo seu compromisso em apoiar os animais.
Sua primeira ação no Brasil foi a criação do Pop-Up TapRoom no Largo da Batata, em São Paulo. O espaço oferecia um bar com shows de bandas independentes, mas também um inédito estúdio fotográfico para cachorros e uma exposição de fotos de cães para adoção. Ao longo de três meses, cerca de 10 mil pessoas curtiram o espaço.
A Lagunitas experimentou um sucesso meteórico nesse primeiro ano de Brasil. A cervejaria atribui esse sucesso ao sabor marcante e lupulado da icônica IPA, que possui teor alcoólico de 6,2%, um toque de malte caramelado e principalmente sabores e aromas cítricos, provenientes dos lúpulos americanos presentes na receita. E também a simpatia à causa cachorreira.
“É uma alegria muito grande fazer parte da construção da história de Lagunitas no Brasil. Apesar de um cenário macro desafiador imposto pela pandemia, a marca já atingiu ótimos resultados e tornou-se uma das IPAs mais vendidas em grandes redes de supermercados do Sudeste em 2020. Além disso, através de algumas ativações de marca, conseguimos envolver nossos consumidores e fortalecer nossa comunidade”
Natália Menezes, gerente de marketing da Lagunitas
Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus e a importância de respeitar o distanciamento social, a Lagunitas criou um drive-thru cervejeiro para que o consumidor pudesse celebrar o IPA DAY. As mais de 860 pessoas que passaram pelo espaço foram presenteadas com duas long necks para consumir em casa. Com as vendas das camisetas e copos da Lagunitas no evento, mais de R$10 mil foram arrecadados e doados para as ONGs Amigos de São Francisco e Natureza em Forma, parceiras da marca na cruzada pela adoção de cachorros abandonados em São Paulo.
Foram feitas outras ações em prol dos cachorros. Em abril, a cada rótulo da cerveja vendido em estabelecimentos participantes, 1 kg de ração foi doado para as ONGs parceiras e também para o Projeto Adote Petz. Foram arrecadadas mais de 2,2 toneladas de ração. Outra iniciativa foi a campanha Donate The Logo, que estampou nos rótulos da Lagunitas cachorros para serem adotados. A ação durou três semanas e a ONG Amigos de São Francisco bateu recorde histórico de adoções neste intervalo de tempo, já a ONG Natureza em Forma conseguiu retomar o número de adoções pré-pandemia. Parabéns a todos os envolvidos!