O licor Ballena aposta na combinação de tequila e creme de morango para ser bebido puro ou em drinks
Recém-chegado ao mercado brasileiro, o licor Ballena aposta na tequila como base e na combinação com creme de morango para conquistar consumidores. No seu período de testes ele já fez sucesso em bares, restaurantes e casas noturnas, como Villa JK (SP), Noma (Florianópolis), Madalena Gastrobar (Goiânia) e Show Bar (Salvador).
O Ballena é o resultado da mistura de álcool de agave – tequila – importado do México com creme de morango e é produzido em solo brasileiro, em uma fábrica em Jundiaí, interior de São Paulo.
Seu nome surgiu de uma lenda, que conta que, em 1905, na costa mediterrânea espanhola, foi avistado um animal que se parecia com um peixe enorme e de coloração rosada, que respirava e dava leite para seus filhotes. O pescador mais antigo da região costumava usar iscas banhadas com tequila e em um final de tarde se deparou com o gigante animal. Impressionado, logo percebeu que seria impossível pesca-lo e resolveu alimentá-lo com suas iscas “temperadas” com tequila, o que criou uma conexão entre os dois. Todo final de tarde eles passaram a se encontrar. O pescador, então, o apelidou carinhosamente de Ballena (“Baleia” em espanhol).
A explosão do licor
A categoria de licor é uma das que mais cresceu no Brasil. Dados recentes do Mercado Livre mostram que, em 2022, essa categoria movimentou 19 milhões de reais. Em poucos meses de vendas nesse e-commerce antes de seguir para os bares, o Ballena conseguiu atingir 2% de market share na categoria de licores da plataforma.
Ballena indica o seu consumo de três maneiras, mas sempre gelado: em um shot em copo de tequila, em um copo baixo de whisky com gelo e como ingrediente no preparo de coquetéis. Como sugestão, a marca preparou uma seleção de drinks criados por Fernando Spolaor.
Garcia Ballecolada Ballena Muule
GARCIA
Ingredientes:
40 ml Ballena30 ml rum Bacardi oro20 ml xarope de especiarias20 ml suco de limão (fake juice)10 folhas de hortelã03 dashes de angostura
Modo de preparo: adicione os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bata por dez segundos. Coe em um copo com gelo britado, adicione os dashes de angostura e decore com um ramo de hortelã.
BALLECOLADA
Ingredientes:
40 ml Ballena
20 ml tequila prata
50 ml suco de abacaxi fresco
30 ml leite condensado vegano
20 ml suco de limão (fake juice)
01 ramo de hortelã
Modo de preparo: adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira e bata com gelo. Em seguida coe para um copo longo com gelo. Finalize com gelo britado e decore com um ramo de hortelã e uma rodela de limão desidratado.
BALLENA MULE
Ingredientes:
30 ml Ballena
30 ml vodka
20 ml xarope de açúcar
20 ml suco de limão (fake juice)
70 ml espuma de gengibre com manjericão
Modo de preparo: adicione todos os ingredientes em uma caneca de Moscow Mule com gelo, mexa por alguns segundos e finalize com a espuma de gengibre.
Ballena Three Moves Pink Julep
BALLENA THREE MOVES
Ingredientes:
25 ml Ballena
25 ml vodka
25 ml água de coco
01 ramo de hortelã
Modo de preparo: adicione todos os ingredientes em um copo baixo com gelo, mexa, decore com hortelã e sirva.
PINK JULEP
Ingredientes:
40 ml Ballena
30 ml whisky red label
10 ml xarope de açúcar
10 folhas de hortelã
03 dashes de aromatc bitter
Modo de preparo: em um copo de metal estilo julep adicione a hortelã, a angostura e o xarope de açúcar. Com a ajuda de um macerador, amasse levemente. Adicione o restante dos ingredientes e mexa. Complete com gelo britado e continue mexendo até encher o copo. Finalize com um ramo de hortelã e duas fatias de morango.
O licor Ballena pode ser encontrado em garrafas de 750ml com teor alcoólico de 16% no revendedor oficial NoBar (https://www.nobarspirits.com.br/), no Mercado Livre e nos mercados Pão de Açúcar, St Marche, Atacadão e Empório Santa Luzia. Mais informações no site https://www.ballenatequila.com/ ou Instagram @ballenaoficial