O MAPA lança em evento em parceria com o Sindicerv o “Anuário da Cerveja 2021” que traz os principais indicadores do setor cervejeiro nacional
O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV, entidade que representa os principais atores da indústria nacional de cerveja, a Ambev e a Heineken, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA promoveram na última quarta-feira (31/08), o “Confraria Sindicerv: Números do Setor”. O evento marcou o lançamento do “Anuário da Cerveja 2021”, publicação oficial do Ministério que apresenta os dados relativos ao registro de estabelecimentos e produtos e que geram diversos painéis analíticos do setor de cervejas no Brasil.
Diversas autoridades do governo, da indústria da cerveja, expoentes do meio cervejeiro, imprensa especializada e entidades do segmento, como a Abracerva, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal, prestigiaram o evento, numa demonstração clara de apoio ao desenvolvimento do setor.
Entre os principais resultados da publicação estão constatações como a confirmação de que o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, atrás da China e dos Estados Unidos. Que a cadeia produtiva da cerveja representa 2% do Produto Interno Bruto do país, movimentando mais de 200 bilhões de reais e gerando R$ 30 bilhões em impostos e mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos. O Anuário traz ainda dados estatísticos, como o que mostra que as cervejarias brasileiras registraram 35.741 produtos e 45.984 marcas de cerveja. E que o setor cresceu mais de 15% ao ano em um período de retração econômica por conta da pandemia. Para se ter uma ideia, nos cinco anos antes da Covid-19, entre 2015 e 2019, a quantidade de cervejarias cresceu, em média, 36% ao ano, saltando de 332 para 1.209 indústrias. Ou seja, é muito provável que o setor recupere o fôlego e volta a crescer mais de 30% ao ano em um cenário econômico mais favorável.
“Foi um ano difícil para os menores, mas o setor como um todo permaneceu estável e com crescimento, mostrando o apreço do brasileiro pela cerveja e o potencial do país para esse segmento”
Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva
“A indústria cervejeira é um dos principais motores da geração de empregos e retomada econômica do país”
Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicerv
“O setor cervejeiro vem evoluindo quantitativamente e qualitativamente, com aumento de cervejarias e produtos em clara expansão do mercado”
Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do MAPA
Mais indicadores
O Anuário revela que ainda não existe uma definição legal para cervejaria artesanal, microcervejaria, nanocervejaria e brewpub, sendo que, do ponto de vista do MAPA, tais estabelecimentos estão sujeitos a exatamente as mesmas regras e procedimentos de registro de qualquer outra cervejaria – salvo legislações de outras esferas como zoneamento, licenciamento ou tributação.
As regiões Sudeste e Sul representaram 85,8% das cervejarias do país, com 691 e 638 das empresas cadastradas. Nordeste teve 7,2%, Centro-Oeste, 5,1%, e Norte, 1,9%. O estado com mais cervejarias registradas continua sendo São Paulo, com 340 estabelecimentos, sendo 55 deles novos (uma média de uma nova fábrica por semana). Rio Grande do Sul vem em segundo lugar, com total de 285, e, pela primeira vez desde o início da série histórica, Santa Catarina ocupa a terceira posição, com 195 cervejarias.
Porém, o maior aumento percentual no número de produtos, segundo o Anuário, ocorreu no Norte do país, com crescimento de 20,8% – foram abertas cinco novas cervejarias na região (duas em Rondônia e uma nos estados do Acre, Tocantins e Pará). O total de novos produtos registrados em 2021 teve crescimento em 5,2%, em relação ao ano anterior. Foram 1.178 opções a mais. Atualmente, o Brasil possui 35.741 produtos em cervejaria, sendo 10.104 deles produzidos por São Paulo.
Exportação e importação
Segundo o Anuário, a cerveja brasileira ganhou novos mercados. Em dez anos, as exportações tiveram um aumento de 200% no volume. Já a importação brasileira de cerveja caiu 58,7% nesse mesmo período. Ao todo, 71 países compraram a bebida do Brasil em 2021, sendo a maior parte da América do Sul – com destaque para o Paraguai, Bolívia, China e Argentina. O país, por sua vez, importou de 27 nações.
Além dos principais números do setor, o evento comunicou ao mercado que o Ministério já disponibilizou a todos em seus canais oficiais o “Cartilhão de Bebidas”, um documento do MAPA que consolida as normas, incluindo o PIQ (Padrão de Identidade e Qualidade), estabelecida em Instruções Normativas específicas que ajudam a esclarecer todas as regras para comercialização de todo tipo de bebida, inclusive cerveja.
O Portal Mesa de Bar esteve presente ao evento e parabeniza tanto o Sindicerv pelo evento quanto o MAPA pelo lançamento do Anuário, que certamente trará mais clareza, profissionalização e dinamismo ao setor cervejeiro nacional. Mais informações no https://www.gov.br/agricultura/pt-br e no https://www.sindicerv.com.br/