Miolo cruza a fronteira e explora seu quinto terroir, em Mendoza, na Argentina, para produzir um Malbec de altitude

A Miolo Wine Group é pioneira e a única vinícola brasileira a cultivar vinhedos próprios e elaborar vinhos finos e espumantes em quatro diferentes terroirs brasileiros. Não satisfeita, ela acaba de romper as fronteiras do Brasil para engarrafar o Miolo Reserva Malbec Argentino 2023, inaugurando assim seu quinto terroir em Mendoza, exatamente como fez no Vale dos Vinhedos, na Campanha Meridional, no Vale do São Francisco e na Campanha Central.

O Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo, viajou para o Valle de Uco, região com Indicação Geográfica (IG) em Mendoza, na Argentina, onde encontrou o território de referência para fazer este Malbec. Ele acompanhou de perto todo o processo de elaboração.

“A IG Valle de Uco é uma das indicações geográficas dos melhores Malbecs de Altitude do mundo. Unimos nossa expertise com o que de melhor a natureza nos entregou. Nosso desejo é que todos que degustem o Miolo Reserva Malbec Argentino vivam uma experiência única, rica em identidade, tipicidade, revelando a expressão desta variedade”
Adriano Miolo, enólogo e Diretor Superintendente da Miolo Wine Group

O vinho

As uvas que originaram o Miolo Malbec Argentino Safra 2023 foram cultivadas em vinhedos ao pé da Cordilheira dos Andes, a uma altitude superior a 1.000 metros, ou seja, uma região fria. Colhidas manualmente e no momento exato de equilíbrio entre açúcar e acidez, as uvas seguiram para cubas de concreto, onde ocorreu a maceração e fermentação espontânea para manter ainda mais a expressão do terroir.

O amadurecimento do vinho aconteceu parte nas cubas de concreto e parte em barricas de carvalho francês. O corte final foi feito depois de 12 meses, unindo o frescor e a fruta do que estagiou no concreto com a complexidade do que ficou no carvalho.

O Miolo Reserva Malbec Argentino tem cor intensa, com tons rubi e púrpura. Frutado, lembrando figos e ameixa preta com notas de especiarias e mentol, tem presença equilibrada de madeira. Encorpado, com acidez equilibrada e taninos redondos ao paladar, traz uma sensação de mineralidade ao final, proveniente dos solos calcáreos. Ideal ser apreciado com temperatura entre 16°C e 18°C.

Com assinatura enológica brasileira e procedência vitícola argentina, o vinho expressa a alta performance da variedade para este estilo de produto, unindo os dois países. O Miolo Reserva Malbec Safra 2023 já está disponível nas melhores lojas do Brasil, restaurantes e no e-commerce da vinícola. Mais informações no site: https://www.miolo.com.br/