Protagonismo feminino no universo de cervejas é mote da campanha do Pão de Açúcar para o Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher deste ano o Pão de Açúcar lança a campanha “Ela Faz a Cerveja Dela”, criada em parceria com a BETC/Havas. A rede supermercadista começou a valorizar a participação das mulheres no mercado de trabalho no ano passado, contando a história de empreendedorismo das Baniwa, produtoras de pimenta na terra indígena Alto Rio Negro.

Em 2021, para celebrar a data e seguir valorizando a atuação feminina nos mais diversos setores, a marca destaca o protagonismo da mulher cervejeira nos centros urbanos. Pode parecer que não, mas elas têm muito em comum: ocupam lugares estigmatizados ao contexto masculino e inspiram muitas outras mulheres a fazer o mesmo.

O filme conta com a participação de quatro mulheres cervejeiras e sommelières: Carol Chieranda (Cervejaria Trilha), Yumi Shimada (Japas Cervejaria), Cris Krause (Cervejaria Tarantino) e Julia Reis (Sinnatrah Cervejaria-Escola). Elas resgatam o protagonismo feminino na ancestralidade da produção da cerveja, que foi descoberta e criada por uma mulher. Vão compartilhar suas histórias e mostrar a relevância do poder feminino no universo cervejeiro. A iniciativa tem como principal objetivo contestar o pensamento de que mulheres não consomem e não entendem desse universo.

“Há mais de uma década, o Pão de Açúcar tem sido referência no grande varejo no incentivo ao mercado de microcervejarias artesanais e faz todo o sentido ampliar as iniciativas para impulsionar e inspirar a produção de cervejas também por mulheres. Esta é uma das formas de continuarmos apoiando e exaltando o papel fundamental de liderança feminina na transformação de diferentes contextos e mercados. O Pão de Açúcar quer cada vez mais fortalecer o protagonismo feminino, atrás e à frente dos balcões de bares, nas micros e grandes cervejarias, produzindo, bebendo e falando sobre cerveja no seu cotidiano”
Camila Assis, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar.

Também com foco nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, o Pão de Açúcar preparou uma temporada especial para o podcast ‘Lugar de escuta’, que foi lançado no ano passado pela marca, e vai ao ar dia 08/03. Serão cinco episódios especiais focados em temas como empoderamento feminino, equidade de gênero e violência doméstica.

Além disso, está previsto ainda esse ano o 2º Desafio de Cervejas Pão de Açúcar – Representatividade Feminina. O objetivo da iniciativa é reconhecer e criar novas cervejas a partir da criatividade e conhecimento cervejeiro das mulheres.

“A campanha está alinhada com nosso compromisso em trazer mais representatividade e diversidade, quebrando estereótipos. A equidade de gêneros é um dos temas prioritários em diversidade para a marca, não só no público interno, mas também na relação com nossos clientes e fornecedores. Hoje mais de 50% dos colaboradores do Pão de Açúcar são mulheres e temos um Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, lançado em 2019, que estimula nossas colaboradoras a ampliarem seu desenvolvimento profissional e pessoal, rompendo paradigmas de papéis de gênero”
Mirella Gomiero, Diretora Executiva de Recursos Humanos e Sustentabilidade do GPA.

A campanha “Ela Faz a Cerveja Dela” terá veiculação no intervalo do Fantástico, da TV Globo, na noite do domingo (7/3). Veja o filme aqui: https://youtu.be/KLgxp_Tm3jM