As cervejarias NewAge e Implicantes em parceria com a Ball Corporation lançam cinco cervejas para promover a luta contra o racismo

As cervejarias NewAge e Implicantes em parceria com a Ball Corporation acabam de lançar uma edição especial de cinco rótulos da cerveja Wienbier 56 Black Puro Malte em homenagem ao Mês da Consciência Negra e com o objetivo promover a luta contra o racismo. “Minha cor não é pecado!” é, por exemplo, uma frase que estampa um dos cinco rótulos.

Além dessa frase, há outras como “Me chama pelo meu nome!”, que alerta sobre termos pejorativos e racistas ainda usados com frequência para desrespeitar a comunidade preta; “Eu faço com dedicação!”, que denuncia a expressão “nas coxas”; “Eu sou preto de alma linda!”, que também adverte pelo uso racista da expressão “preto de alma branca”; e, por fim, “Meu cabelo é meu poder!”, enaltecendo os cachos, tranças e dreads e desconstruindo preconceitos em relação ao cabelo crespo.

Já as receitas das cervejas foram elaboradas pelo mestre cervejeiro Paulo Silva. Os rótulos foram desenvolvidos pelo designer gráfico Diego Dias, fundador da Implicantes, a primeira cervejaria negra do país criada em 2018 por Diego e seu irmão e mestre cervejeiro, Daniel Dias, em parceria com a agência Banana Brasil. As latas para envase das bebidas são da Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio. A Ball também disponibilizou a Ball Digital Printing, tecnologia inovadora de cores e qualidade fotográfica para as latas de alumínio, para imprimir as artes dos cinco rótulos.

“Ficamos muito entusiasmados com o convite para participarmos deste projeto. É um desafio retratar, por meio da arte, o racismo estrutural de forma que atinja públicos diversos. Para alcançar este objetivo, a inspiração foi a cultura urbana de lambe-lambe, sendo que a tecnologia Ball Digital Printing foi fundamental para atingir o resultado almejado. A Implicantes sempre priorizou questões socialmente sensíveis nacionais e internacionais, tanto nas artes dos rótulos, como com a participação em projetos com viés sociais, como o presente”
Diego Dias, designer gráfico e sócio da cervejaria Implicantes

“Nós temos muito orgulho de anunciar essa edição especial da cerveja Wienbier 56 BLACK Larger Puro Malte, que teve sua primeira ideia em um dos nossos grupos de afinidade de diversidade racial que conta com funcionários de diferentes partes do Brasil. Em 2022, registramos 43% de diversidade racial em nossas contratações, superando a meta definida para o ano. Agora também temos a chance de levar mensagens antirracistas para os consumidores, com um trabalho inspirador feito em conjunto com nossos clientes”
Suellen Moraes, Gerente de Diversidade e Inclusão da Ball América do Sul.

As latas de 473ml da edição comemorativa são limitadas a apenas 20 mil unidades e podem ser encontradas nos e-commerces (https://www.vadelatastore.com.br/), da Ball, e no da NewAge (https://www.newagebebidas.com.br/), além de redes de supermercados selecionados, a partir de R$ 6,53. Parte dos lucros das vendas será revertida para o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que promove igualdade racial no mercado de trabalho.