Franquia paulistana do tradicional brewpub de Joinville pula de endereço e agrega gastronomia de parrilla

O Mad Dwarf surgiu em 2012 na cidade de Joinville com o nome de Empório Dublinn e assumiu o nome atual em 2015, com a proposta de ser um pub democrático e irreverente para abrigar amantes das cervejas artesanais e glutões. O local funciona até hoje, mas o negócio cresceu. E muito por conta dos excelentes rótulos que jorram das tradicionais torneiras com manoplas com a figura característica do anão mal-humorado.

O grande nome por trás das criações do Mad Dwarf é Elenilton Barreta, vulgo Pito, com vasta experiência como mestre cervejeiro e com mais de mil receitas criadas. Ele também é o fundador da Taberna MF em Gramado (SC), onde disponibiliza as mesmas receitas servidas no Mad Dwarf.

Pito é parceiro do também cervejeiro do Mad Dwarf de Joinville Ulberto Luis Felippe, vulgo Beto. Ele também cria receitas e serviu de inspiração para o nome do brewpub, uma vez que ele é “um baixinho muitíssimo sabido em cervejas e com ares de zangado”.

O Mad Dwarf abriu franquias em cidades como Balneário Camboriú, Curitiba, Brasília e em São Paulo. Na capital paulistana foi inaugurado em 2019 pelos sócios Rodrigo Celso da Silva e André Luiz Andreazza. Estive na inauguração e virei fã imediato das cervejas da casa. Muitas são absolutamente fora da caixinha, com misturas de estilos tradicionais com experiências usando ingredientes e envelhecimentos de resultados surpreendentes!

Mas em razão da paralisação dos bares por conta da pandemia, o Mad Dwarf São Paulo precisou se reinventar. Literalmente. Um bar vizinho, a poucos metros de distância, na mesma Rua Wisard, na Vila Madalena, o Artesão Grill, com sua gastronomia baseada em cortes de carnes nobres e bar completo, enfrentava as mesmas dificuldades. O proprietário, Henrique Berlinck d’Utra Vaz, e os sócios do Mad Dwarf resolveram, então, unir as forças e proporcionar um novo Mad Dwarf.

“Estávamos sem alternativas. Ou a gente se unia ou morria abraçado. A decisão de nos associar nos deu mais força e agora nossos clientes podem beber excelentes cervejas e provar nossa fantástica gastronomia de parilla” 
Henrique Berlinck d’Utra Vaz, sócio do novo Mad Dwarf São Paulo

Visitei a casa que agora ocupa o local onde era o Artesão nessa reabertura gradual dos bares e posso dizer que o “casamento” tem tudo para dar certo. As 20 torneiras na linda trave tubular continuam jorrando as delícias feitas pelo mago Pito e agora tem para acompanhá-las as delícias da cozinha e da parrilla que são, realmente, diferenciais. A casa manteve o esquema de aceitar colaborativas e convidadas e ainda agregou torneiras de chá mate, Moscow Mule, gin tônica e de um drink surpresa.

O Henrique me ofereceu uma sequência incrível, com American Ipa, Black Hop Lager, Bretta Ipa, American Stout e finalizei com uma RIS Whisky Wood Aged Stout… Meu Deus! Que cervejas! Tudo isso acompanhado de batatas canoas fritas, dadinhos de tapioca com malte e costelinha de porco com molho barbecue com redução de cerveja Flanders Red Ale (dos Deuses). A casa está com preços mais razoáveis, inclusive de growlers de 1L e 2L a partir de R$ 25. Vale a visita.

MAD DWARF SÃO PAULO
Endereço: Rua Wisard, 261 – V. Madalena – SP – 05434-000
Tel.: (11) 2364-1065 / 97059-1081 www.maddwarf.com.br
Horário: Quarta a Sábado, das 11h às 22h. Domingo das 11h às 17h.
Face: md.saopaulo – Insta: @md.saopaulo