Grandes marcas celebram o mês do Bourbon com lançamento de rótulo, eventos e muitas dicas de drinks e harmonizações

Em 1964, o Senado dos EUA reconheceu o Bourbon como o destilado mais autenticamente norte-americano. E, por coincidência, é em setembro também que, desde 1991, acontece o Kentucky Bourbon Festival, que agita a programação do estado onde é produzido a maioria de todo o Bourbon consumido no planeta. Por isso, desde 2007, o mês de setembro passou a ser o “Bourbon Heritage Month”, ou seja, o mês comemorativo ao Bourbon.

Para ser considerado Bourbon, o destilado precisa ser produzido nos Estados Unidos e atender a uma série de especificações: ser feito a partir de álcool que contenha, no mínimo, 51% de milho em sua fórmula, ser envelhecido em barril de carvalho branco e que não haja nenhuma adição de corante ou flavorizante ao líquido.

Para celebrar esse clássico destilado americano, as principais marcas mundiais de Bourbon preparam lançamentos, eventos, ações promocionais, enfim, uma série de ativações para promover e badalar a bebida não só nos EUA, mas também em todos os mercados mundiais.  

Aqui no Brasil, duas grandes companhias de bebidas festejam o mês como deve ser. A Beam Suntory aproveitou para lançar o Jim Beam Apple, a versão deste que é o bourbon mais vendido do mundo (elaborado por sete gerações da mesma família desde 1795), com um leve toque de maçã verde. O resultado é um whiskey surpreendentemente suave, com uma sutil acidez, aroma de maçãs verdes frescas e um sabor sutil do carvalho, mantendo os ricos atributos do Bourbon. O portfólio de produtos Jim Beam contém, além do tradicional e do Apple, as versões Honey, Black, Double Oak, Devil’s Cut e Rye.

A  Beam Suntory também preparou uma programação de eventos que inclui “A rota de bares da Maker’s Mark”, seu Bourbon artesanal super premium feito até hoje em pequenos lotes que traz aquele indefectível lacre de cera. Ao longo do mês, uma série de bares selecionados irão oferecer drinks como Old fashioned, Maker’s Mule, Gold Rush, Boulevardier e uma versão autoral do mixologista de cada casa. E, para fechar, vai exibir a série documental “De Volta às Origens”, na qual os cantores Luan Santana, embaixador da marca, e Di Ferrero batem um papo descontraído entre amigos. Os três episódios serão exibidos pelo Multishow (com reprises até o final do ano), além do canal Jim Beam Brasil no YouTube.

No início de outubro, Luan Santana embarca para o Kentucky – EUA, em uma viagem imersiva no universo da destilaria de Jim Beam, e marca presença no show da banda MUSE. Os fãs poderão acompanhar todos os detalhes no perfil do cantor @luansantana, além dos canais de Jim Beam e Multishow (@jimbeambr, @multishow, no YouTube Jim Beam Brasil).

Para finalizar as comemorações da marca, aqui vão três receitas de drinks com Jim Beam:

JIM BEAM WELCOME SESSIONS
Ingredientes:
50 ml Jim Beam bourbon
30 ml suco fresco de limão taiti
30 ml xarope de hortelã com cardamomo
120 ml água tônica

Modo de preparo:
Ponha em um copo long drink com zest limão e monte de forma levemente, mexendo no final.

JIM BEAM SENTENÇA
60 ml Jim Beam Honey
30 ml Suco de limão taiti
30 ml Xarope Tropical
120 ml Água Tônica

Modo de preparo:
Ponha em um copo long drink com zest laranja e monte de forma levemente, mexendo no final.

JIM BEAM METEORO
60 ml Jim Beam Apple
30 ml Suco fresco de limão taiti
30 ml Xarope de Abacaxi Defumado
120 ml Água Tônica

Modo de preparo:
Ponha em um copo long drink com dois triângulos  de abacaxi e monte de forma levemente, mexendo no final.

Celebrações da Jack Daniel’s

O Mês do Bourbon não poderia passar em branco por outra grande marca: Jack Daniel’s, o autêntico Tennessee Whiskey (rival é rival) comercializado pela Brown-Forman. Em operação no Brasil desde agosto de 2010, a multinacional está entre as cinco maiores empresas do segmento de bebidas do mundo e seu portfólio de 30 marcas é vendido em mais de 160 países. Foi fundada em 1870 por George Garvin Brown, em Louisville, no estado americano do Kentucky, onde mantém sua sede.

Além do tradicional Jack Daniel’s Old Nº 07, a Brown-Forman é detentora de versões, como os saborizados Honey, Fire e o novo Apple, além dos Bourbon super premium Woodford Reserve, Gentleman Jack e Single Barrel.   

Para celebrar o Mês do Bourbon, a Brown-Forman focou suas ações na promoção do Woodford Reserve, um whiskey excepcional, triplamente destilado e maturado em barris de carvalho americano novos e queimados que pode ser muito bem apreciado puro ou como protagonista de coquetéis.

Apostando nessa versatilidade, o embaixador da marca no Brasil, Junior Oliveira, criou diversas combinações de ingredientes que proporcionam diferentes experiências de sabor e destacam as mais de 200 notas presentes na bebida. E preparou diretrizes de harmonizações a fim de treinar o paladar dos amantes do Bourbon para identificar notas que normalmente passariam despercebidas. As possibilidades vão desde sabores adocicados, frutados, amadeirados até frutais.

“Esses insumos podem aflorar e trazer ao nosso palato algumas das 200 notas presentes em Woodford Reserve, mas com ingredientes presentes e acessíveis ao nosso dia a dia
Junior Oliveira, embaixador da Jack Daniel’s no Brasil

O Portal Mesa de Bar disponibiliza aqui as dicas de Júnior:

Chocolate amargo:
Ao ser degustado junto com a bebida, é capaz de destacar as notas picantes contidas no Bourbon, provenientes de uma variedade de fontes, como o processo de fermentação e a maturação em barris artesanais. Com a combinação, é possível identificar sabores de chocolate, café, cravo e folha de tabaco. A forma correta de harmonizar é beber o whiskey após comer o chocolate.

Melaço:
O melaço de cana, da categoria doces e grãos, quando apreciado junto com o Bourbon, destaca sabores de caramelo e mel, com notas de ervas no final. Os primeiros  são provenientes da queima interna do barril. Já as ervas, originam da receita de grãos de Woodford Reserve, que leva milho, centeio e cevada maltada.

 Avelã:
As avelãs torradas, representantes da categoria dos amadeirados na roda de sabores, traz o gosto de madeira, castanhas e noz pecã. O tânico das avelãs torradas destaca as contribuições do carvalho tostado, o qual é cuidadosamente selecionado para a produção dos barris exclusivos da destilaria de Woodford Reserve.

Queijo parmesão envelhecido:
Ainda na categoria dos amadeirados, a combinação de Woodford Reserve e queijo parmesão surpreende com sabores de noz pecã e diversas castanhas. Isso acontece devido ao alto nível de gordura do queijo parmesão envelhecido, que reveste o paladar. Com isso, destacam-se as características amadeiradas e o gosto de castanhas proporcionado pelo processo exclusivo de maturação do Bourbon.

Cranberry seco:
Na categoria frutal e floral, o cranberry seco degustado junto à bebida traz as sensações de cereja, amora ou pêssego ao paladar. O cranberry aciona o sistema olfativo utilizado para detectar sabores e aromas de frutas e flores. Essas notas vêm da levedura proprietária e do processo extenso de fermentação, que no caso de Woodford Reserve, leva seis dias.

Polpa e casca de laranja:
Ainda em frutados e florais, a laranja pode ressaltar sabores da própria fruta, limão ou pêssego ao paladar, quando apreciada com o Bourbon. Os óleos essenciais da casca da laranja destacam notas de frutas cítricas. O surgimento surpreendente dessas notas é resultado da tripla destilação feita em destiladores de cobre.

Mais informações sobre o calendário de shows e eventos de Jim Beam estão no site (www.jimbeambrasil.com.br), no canal do Youtube (www.youtube.com/c/JimBeamBrasil) ou Instagram (@jimbeambr) ou nos sites www.beamsuntory.com e www.drinksmart.com.

Mais informações sobre a Brown-Forman e o Woodford Reserve acesse o site (https://www.jackdaniels.com/pt-br) ou (https://www.brown-forman.com/) ou @jackdanielsbrasil @woodfordreserve_br