Para celebrar 100 anos, a icônica pizzaria paulistana Castelões lança vinho italiano comemorativo em edição limitada

A Castelões Cantina e Pizzaria, ícone da gastronomia paulistana no bairro do Brás, berço da imigração italiana e a mais antiga do Brasil em funcionamento, está completando 100 anos. Para celebrar, ela importou da Itália um vinho em edição especial comemorativa: o Castelões 100 anos. O rótulo é um clássico Tegolaia Chianti Riserva Rufina da safra 2020, produzido na região da Toscana, uma das áreas mais renomadas para a produção de Chianti, que carrega a essência italiana que caracteriza o restaurante desde 1924.

Elaborado com 100% uvas sangiovese, o vinho tem um tom rubi brilhante, com aromas de frutas vermelhas maduras, com um sabor redondo e equilibrado, com um leve toque de especiarias e amadeirado, com um final persistente.

Tradição

Fundada em 1924, por Vicente Donato e Ettore Siniscalchi, filhos de italianos das regiões da Calábria e Nápoles, respectivamente, a Castelões Cantina e Pizzaria atravessou os tempos para se tornar um ícone da gastronomia paulistana. É uma representante autêntica das cantinas de origem italiana no país, somando a sua história centenária presenças ilustres de grandes nomes das artes, política e do futebol brasileiro.

A relação do restaurante com a vitivinicultura remonta à década de 1940, quando Vicente produzia vinhos exclusivos para os clientes do restaurante. Essa tradição foi continuada por seu filho, João Donato, até os anos 1990. Ao completar 100 anos de existência, a pizzaria familiar chega a sua terceira geração sob o comando do chef cozinheiro, mestre pizzaiolo e proprietário Fábio Donato que fez questão de dar continuidade à essa tradição.

Nas décadas de 1950 e 1960, as garrafas de Chianti eram protegidas por palha, para garantir o envelhecimento ideal. As técnicas evoluíram e hoje a palha não é mais necessária. Entretanto,  Fábio determinou que a criação da embalagem do Castelões 100 anos respeitasse a herança italiana da pizzaria. Assim, a garrafa exibe um rótulo em tom terracota, que remete às icônicas paredes da Toscana e também homenageia o centenário da pizzaria por ostentar uma arte da flor-de-lis, o brasão de Florença, cidade que centraliza a tradição dos Chianti.

“O lançamento deste vinho simboliza as memórias enraizadas que temos de uma história familiar que atravessa gerações, mas também apresenta as inovações que queremos levar aos consumidores. A nossa garrafa é uma excelente escolha para quem valoriza bebidas sofisticadas, podendo servir tanto como um presente exclusivo quanto como um item de coleção”
Fábio Donato, proprietário e mestre pizzaiolo da Castelões Cantina e Pizzaria

Aliás, o Castelões 100 anos pode ser apreciado imediatamente ou guardado para degustação em uma ocasião futura, já que possui um potencial de evolução de até 30 anos.

Harmonização

Pelas suas características, o Castelões 100 anos harmoniza especialmente com pratos do cardápio da casa, como a clássica pizza Castelões, o fusilli com calabresa e a porchetta artesanal.

Como dica para apreciar o vinho, Donato sugere uma experiência completa, com uma entrada de burrata fresca, seguida de um primeiro prato como o espaguete carbonara guanciale, e finalizada com um tiramisù de sobremesa.

Para quem prefere as tradicionais pizzas produzidas artesanalmente, no forno centenário, construído pelo primeiro pizzaiolo da Castelões e que funciona desde a inauguração do restaurante, Fábio aconselha a só escolher o sabor que a harmonização não tem erro.

O Castelões 100 anos é limitado a apenas 100 unidades numeradas e está disponível exclusivamente no restaurante por R$ 450. Mais informações no Instagram: @cantina_casteloes