Cerveja Praya aderiu ao programa “Amigo do Clima” e se tornou a primeira cerveja carbono neutro no país.
Criada por surfistas, a cerveja Praya nasceu no Rio de Janeiro, com a cara do Brasil. E não poderia ficar indiferente às mudanças climáticas e a diminuição da biodiversidade causada pelo descarte incorreto do lixo e pelas altas taxas de emissões de carbono e gases que aceleram o efeito estufa.
Assim, a marca assumiu o compromisso de calcular e zerar a emissão de carbono de sua produção em respeito ao meio ambiente. Uniu-se ao programa “Amigo do Clima”, da empresa WayCarbon, e conquistou o posto da primeira cerveja carbono neutro no país.
A parceria com a WayCarbon se iniciou no final do ano passado. A Cervejaria fez uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos seus produtos. Para o cálculo aproximado da emissão de carbono gerado ao longo de toda a cadeia produtiva foram levadas em consideração as três diferentes embalagens da marca, as matérias-primas, o processo de fabricação, o transporte, os materiais que são reciclados, aqueles que vão para aterros sanitários e, até mesmo, as emissões geradas por consumidores, como por exemplo, a refrigeração da cerveja.
Em 2020, a Cervejaria Praya emitiu um total de 1.366 tCO2e (gases de efeito estufa). Para 2021, a perspectiva é emitir 1.650 tCO2e. A partir destes dados, a empresa implementou no Aterro Bandeirantes, um dos maiores do Brasil, em São Paulo, uma planta de reversão do gás Metano (CH4), originado pelo processo de decomposição dos resíduos aterrados, em energia elétrica gerada por combustíveis fósseis.
“Investimos no local pensando na redução do efeito estufa além de, claro, minimizar riscos de incêndio e contaminação de águas subterrâneas. Estamos muito orgulhosos em anunciar que chegamos a 3.016 tCO2e revertidos”
Paulo de Castro (o DJ Zeh), sócio e diretor de comunicação da Cervejaria Praya
A Praya sempre primou por se espelhar no lifestyle praiano, democrático e relaxante. Tanto que sua receita é feita com ingredientes naturais, no estilo WitBier, e traz a leveza da pilsen, o sabor do trigo, aveia para aveludar sua textura, um toque cítrico e uma graduação alcoólica de 5,3%.
“Nossa cerveja é 100% natural, vegana, sem aditivos químicos, com embalagens recicláveis, biodegradáveis e nosso objetivo é continuar crescendo na busca por recursos sustentáveis. Esperamos ser uma inspiração para outras grandes marcas e empresas, mostrando que é possível implementar soluções limpas”
Paulo de Castro (o DJ Zeh), sócio e diretor de comunicação da Cervejaria Praya
Para saber mais sobre a Cervejaria Praia acesse https://www.cervejapraya.com/