Fundada em 2019, a franquia Rede Mané já conta com mais de 20 botecos e planeja chegar a 80 unidades em cinco anos

No Rio de Janeiro, o modelo de boteco, com muita cerveja e petiscos em ambiente descontraído, está enraizado na cultura da cidade. Foi pensando nisso que três amigos, Arianne Bastos, que atuava no setor público, o instrutor físico Daniel Bittencourt e o empresário carioca Eduardo Oliveira, que se tornaram amigos num bar, resolveram, em 2019, criar o Bar do Mané, um boteco para chamar de seu. A ideia deu tão certo que a marca ganhou escala e se transformou na rede Mané que atua pelo modelo de franquias e faz parte da holding do Grupo Impettus.

O modelo do Mané segue a fórmula do “boteco chique”. O cardápio tem mais de 40 opções de pratos, petiscos e drinks. E para que tenha sempre novidades, o cardápio é atualizado trimestralmente. Da batata-frita às ostras, entre os pratos mais famosos estão quitutes como pipoca de porco, ceviche de peixe branco, camarão com creme de queijo e batata com queijo raclette. A rede conta com uma linha de cerveja própria da marca, comercializada exclusivamente nas unidades, e, no caso dos drinks, são mais de cinco variedades autorais, além das famosas caipirinhas de boteco.

“Mesmo que o nosso boteco seja ‘metido a chique’, existe a necessidade de manter os fregueses e colaboradores mais próximos e confortáveis. Não exigimos que os funcionários vistam uniformes. O Mané é um lugar que abraça, que você pode ir de chinelo ou mocassim, de bermuda ou de calça. O importante é que os clientes sejam bem atendidos
Daniel Bittencourt, sócio-fundador do Grupo Impettus

A maior parte das unidades da franquia de botecos está localizada no Rio de Janeiro, embora a marca já tenha atingido outras regiões do país, e almeja até mesmo uma expansão internacional.

“O Mané possui uma vibe única que fica evidente em sua contemporaneidade. Nossa inspiração veio das aventuras vividas por nós em botecos cariocas. E olha só, não estamos parando no Rio. Atualmente, já contamos com mais de 20 unidades, mas queremos atingir a marca de 80 botecos Mané nos próximos cinco anos
Arianne Bastos, sócia-fundadora do Grupo Impettus

“A franquia Mané emerge como um notável exemplo de sucesso, ilustrando perspicazes abordagens na criação de uma marca competitiva no atual cenário de mercado, aproveitando habilmente as dificuldades financeiras, econômicas e sociais. O Mané é um boteco direcionado ao público jovem com 25 unidades espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro e é um elemento intrínseco na vida noturna, estando presente em prestigiados bares nas áreas da Tijuca, Copacabana e Ipanema
Bruno Gorodicht, sócio do Grupo Impettus

Com o Grupo Impettus, a rede ganhou escala e também detêm além do Mané outras marcas que fazem parte de sua abrangente gama de negócios: a Espetto Carioca, especializada em espetos e presente em 44 unidades localizadas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Porto Alegre e Salvador. O Buteco, que resgata a tradição dos botecos cariocas, possui sete unidades, proporcionando um ambiente acolhedor para reunir a família. E a rede de cafeterias Bendito, com oito unidades na capital carioca.

Além disso, o Grupo também é proprietário da Carioca Foods, uma empresa especializada em proteína animal, e da OMG, uma fábrica de chocolates e sobremesas. Ambas desempenham um papel fundamental, fornecendo produtos de qualidade tanto para as empresas Grupo Impettus quanto para o mercado alimentício.

O Grupo Impettus

Com uma estimativa de aumento no faturamento em 2023, o Grupo Impettus tem projeções que apontam para um crescimento de 25% em relação ao ano passado – o que representa R$ 250 milhões de receita. Ao longo do ano, R$ 10 milhões serão investidos em diferentes frentes, como implantação de novas unidades, projetos de marketing, operações, inovação etc. Além disso, o Grupo planeja expandir para o sudeste e, posteriormente, para outras regiões do Brasil.

Aos interessados, o Grupo oferece quatro tipos de franquia:

O Mané (Botecos de 70m2 e 150m2), o investimento inicial a partir de R$ 490 mil, com faturamento estimado a partir de R$ 170 mil e lucro líquido estimado entre 15% a 20%.

O Espetto Carioca (Bar/restaurante, quiosque, container e fast), o investimento inicial a partir de R$ 200 mil, com faturamento estimado a partir de R$ 150 mil e lucro líquido estimado entre 12% a 20%. Retorno estimado em 24 meses.

O Buteco (Botecos de 70m2 e 150m2), o investimento inicial a partir de R$ 355 mil, com faturamento estimado a partir de R$ 150 mil e lucro líquido estimado entre 15% a 20%. Retorno estimado em 24 meses.

O Bendito (Cafés em quiosques ou loja), o investimento inicial a partir de R$ 200 mil, com faturamento estimado a partir de R$ 170 mil e lucro líquido estimado entre 12% a 20%.

Mais informações no Instagram @grupoimpettus