As inscrições para o curso de pós-graduação em Bebidas do Senac estão abertas e terminam no dia 30 de julho

Se você deseja ser um especialista no setor de bebidas, com pós-graduação pelo Senac, não pode perder tempo. O curso lato sensuBebidas: mercado, cultura e sociedade” da instituição será por EAD (ensino à distância) e está com inscrições abertas até dia 30 de julho. O curso terá duração de 18 meses e oferece uma abordagem histórica, social, cultural e mercadológica do setor de bebidas.

Hoje é forte a segmentação no setor de bebidas nacional. Isto provocou uma transformação dos negócios on-trade (bares, hotéis e restaurantes) que viram o lançamento de empreendimentos focados em oferecer uma experiência personalizada ao consumidor. Se por um lado a competitividade aumentou, por outro, proporcionou mais opções para clientes exigentes e que conhecem detalhes sobre o produto consumido.

Atento às essas demandas do setor empresarial e às tendências de consumo, o Senac EAD lançou essa pós-graduação focada na especialização de profissionais que atuam ou planejam empreender no setor.

“O setor de alimentos e bebidas é muito competitivo e, por isso, a diferenciação é uma estratégia importante para quem deseja se destacar profissionalmente. Um serviço de bebidas diferenciado e que apresenta as características dos produtos é atrativo e gera oportunidades de negócios”
Marcela Abila, coordenadora da área de Sala, Bar e Restaurante do Senac

Mudança de hábitos

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento de cerveja produziu 18,5 bilhões de litros em 2020. Apesar de registrar a maior produção nacional, o produto vem perdendo espaço para outros tipos de bebidas disponíveis no mercado, principalmente o vinho. Em levantamento realizado pela consultoria Ideal Consulting, o mercado de vinho se manteve aquecido nos primeiros cinco meses de 2021. Os vinhos finos registraram um crescimento de 127% nas vendas em relação ao ano passado. Houve também o aumento de consumo de espumantes de 77% no período avaliado.

Em relação aos modelos de consumo mais recentes, os clubes de assinatura e os e-commerces se destacaram no último ano em razão das regras de distanciamento social que fechou, temporariamente, bares e restaurantes. De acordo com a pesquisa divulgada pela Wine Intelligence, 30% dos consumidores regulares de vinho no Brasil já utilizam lojas virtuais para adquirir o produto, enquanto 59% responderam que pretendem comprar em lojas virtuais.

“Este também é um campo em que o futuro especialista poderá atuar. Como irá se aperfeiçoar nos aspectos históricos, culturais e sociais relacionados às bebidas, poderá aplicar o conhecimento do curso desenvolvendo, por exemplo, conteúdos relativos aos produtos que compõem o clube ou e-commerce agregando um diferencial valioso para a experiência do  cliente que deseja conhecer produtos e experimentar diferentes sabores”
Marcela Abila, coordenadora da área de Sala, Bar e Restaurante do Senac

Conhecimentos abrangentes

Na avaliação da especialista do Senac EAD, os profissionais que atuam na área de bebidas ou em cursos de formação, direcionam o conteúdo para os aspectos sensoriais dos produtos. Por isso, a proposta da instituição é disponibilizar uma abordagem mais abrangente. Para os trabalhadores que reúnem experiência de mercado, o conteúdo oferecido acumulará conhecimentos sobre diferentes produtos, como o chá e o café, por exemplo.

“O público mais experiente se beneficiará do curso, absorvendo um olhar diferente sobre o setor. Além disso, trataremos de uma diversidade grande de produtos o que, sem dúvida, será atrativo para quem, atualmente, trabalha com apenas uma opção de bebida”
Marcela Abila, coordenadora da área de Sala, Bar e Restaurante do Senac

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que desejam se especializar é sobre as alternativas de atuação profissional. Marcela esclarece que esse mercado está aquecido com várias oportunidades em potencial:

– Comércio e serviço de bebidas (bares, restaurantes, hotéis, eventos, lojas e importadoras);
– Representação de indústrias e produtores;
– Organização de eventos;
– Prestação de consultorias e treinamentos;
– Desenvolvimento de roteiros turísticos;
– Pesquisa e desenvolvimento de conteúdo para imprensa especializada e redes sociais.

As inscrições para a pós-graduação do Senac EAD em “Bebidas: mercado, cultura e sociedade” estão abertas e terminam no dia 30 de julho. Detalhes sobre as disciplinas e documentação necessária na inscrição e a programação completa de cursos do Senac EAD estão disponíveis no site https://www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em https://www.senac.br/ .