Parceria entre o premiado bar e um dos melhores bartenders do mundo abre uma nova página para o Guilhotina e para a vanguarda da coquetelaria nacional
O Guilhotina Bar, um dos mais premiados bares do Brasil, em Pinheiros, São Paulo, anuncia Spencer Amereno Jr., conceituado bartender brasileiro, como seu novo Head Bartender. Spencer assume a função de Eduardo Tavares e que no começo foi de Márcio Silva, o bartender que ajudou a fundar a casa, em 2016, porém que encerrou sua participação societária em junho do ano passado em comum acordo com os demais proprietários, Marcello Nazareth e Rafael Berçot.
O Guilhotina ganhou reconhecimento ao apresentar uma coquetelaria descomplicada, porém de alta qualidade desde sua inauguração. Tanto é que o bar foi eleito, em 2019, o 15º melhor bar do mundo. Márcio, por sua vez, é o único brasileiro top 10 bartenders do mundo e uma das 100 pessoas mais influentes da indústria mundial de bares e bebidas.
Apesar do sucesso, a pandemia obrigou o bar a fechar temporariamente suas portas e também propiciou uma “DR” final entre os sócios. A relação entre eles já vinha se desgastando desde 2019 e os últimos desentendimentos culminaram com a dissolução da parceria e a compra das cotas societárias de Márcio, que era responsável por toda operação da casa.
Já Spencer Amereno Jr. é um craque, juiz internacional e foi o responsável por colocar o Frank Bar, dentro do Hotel Maksoud Plaza, como endereço obrigatório da coquetelaria paulistana. Ele deixou o bar em julho de 2020 e assumiu o balcão do Caulí Lounge Bar, do o Grupo DRK, um mês depois. Mas sua passagem foi relâmpago porque a pandemia também atingiu o bar e os planos de Spencer.
A ironia é que Spencer e Márcio foram eleitos, por exemplo, os melhores bartenders da cidade em 2018 e continuaram reinando em listas de associações, sites e revistas especializadas desde então. Depois do Guilhotina, Márcio seguiu para projetos particulares. Ele e a ex-VJ Marina Person apresentaram, em outubro do ano passado, o reality show “Bar Aberto”, uma espécie de “MasterChef” dos drinks na BAND. E, atualmente, ele supervisiona toda operação do grupo Locale Caffè, no Itaim.
Segundo Marcello Nazareth e Rafael Berçot, sócios do Guilhotina, com a chegada de Spencer, o objetivo da nova parceria é reafirmar o DNA da alta coquetelaria do Guilhotina e apresentar novos projetos em sinergia com o vasto conhecimento do bartender dentro do segmento. Inclusive, há planos de abertura de futuros estabelecimentos que o grupo pretende fomentar a partir de agora.
“Spencer é um cara completo, domina diversas técnicas de coquetelaria e tem muita experiência com bar de alto volume. É criativo e pensa para frente, duas características que traduzem a essência do que é o nosso bar”
Marcello Nazareth, sócio-proprietário do Guilhotina.
“Sempre rolou uma vontade de fazermos algo juntos. Quando pintou a oportunidade, decidimos aproveitar“
Rafael Berçot, sócio-proprietário do Guilhotina.
Spencer deve apresentar um novo cardápio de coquetéis autorais, com muitas surpresas, na reabertura dos bares pós-pandemia.
“Além de estar com Rafa e Naza, que sempre admirei, vem o grande desafio de tocar um bar que é referência no mundo todo. Estou muito feliz e empolgado“
Spencer Amereno Jr., head bartender do Guilhotina.
O Portal Mesa de Bar deseja ao Guilhotina e ao Spencer muito sucesso nessa sua nova pareceria e o mesmo ao Márcio e ao Locale Caffè. A coquetelaria paulistana agradece!