TAVERNA MEDIEVAL INAUGURA NOVOS ESPAÇOS E NOVA CARTA DE DRINKS

0
14550

A Taverna Medieval sofistica ainda mais seus espaços temáticos medievais e renova a carta de drinks para harmonizar com ótimas opções do menu

A Taverna Medieval é uma hamburgueria temática que nasceu há sete anos e trouxe para São Paulo um conceito que une gastronomia e entretenimento inspirados na cultura medieval. Localizada no bairro da Vila Mariana, a casa surpreende já na recepção, com atendentes caracterizados com roupas típicas que nos fazem sentir entrando uma verdadeira viagem no tempo dos castelos, cavalheiros vestidos de armaduras, espadas e escudos e damas com corpetes, saias rodadas e adereços de metal.

A experiência segue pelos ambientes, decorados com objetos temáticos que incluem até um barco/mesa Viking enorme com carranca inspirada no Drakkar de Oseberg (barco viking que hoje está no museu de Oslo na Noruega) e uma escada cheia de escudos e machados nas paredes. Outra sacada são manequins vestidos como “William Wallace” do filme “Coração Valente”, ou um cavaleiro templário alvejado em combate… Não satisfeita, a casa resolveu investir ainda mais na ambientação e acaba de inaugurar novos espaços no seu andar superior.

“Foram três anos de pesquisa, planejamento e reforma para que, no final deste mês de abril, os portões da muralha foram abertos dando acesso à três novos ambientes: o Mercado Medieval, o Bar e a Casa da Bruxa, todos com mobiliário cuidadosamente feito à mão para cada área”
Nelson Ferreira, sócio da Taverna Medieval

No espaço “Mercado Medieval” há tendas temáticas, cada uma delas com uma mesa para quatro lugares com tampo de vidro e decoração específica, como espadas e armaduras na “Tenda do Ferreiro”, todo tipo de plantas, unguentos e folhas na “Venda do Herbalista”, cajados, poções e pedras brilhantes na “Barraca do Mago”, e mapas e objetos exóticos na “Vendinha do Explorador”, além de diversos produtos trazidos de reinos longínquos pelo “Vendedor Árabe”. Para ter o prazer de desfrutar dessas tendas é preciso fazer reserva para se transportar no tempo e se banquetear.

Além das tendas, o segundo andar ainda reserva távolas redondas para seis pessoas, um bar e ao fundo a “Casa da Bruxa”, um ambiente especialmente desenvolvido para homenagear as injustiçadas bruxas medievais. É um amplo salão com várias mesas todo caracterizado como se fosse o “atelier” de uma bruxa, com um chapéu típico, lustres exóticos, prateleiras com poções mágicas e até um espelho que fala!

“Após uma longa pesquisa, o ambiente teve inspiração na história das bruxas e contos de fadas, os elementos presentes valorizam a mística que envolve as lendas, mostra a presença da natureza em suas vidas como curandeiras e envolve os clientes com um ambiente soturno e divertido”
Ellen Lepiani, sócia da Taverna Medieval

Os drinks

Na Idade média, as pessoas bebiam basicamente cerveja, vinho e hidromel, uma bebida feita à base de mel. A Taverna Medieval não deixou escapar a inspiração e oferece duas ótimas opções de cerveja artesanais feitas pela cervejaria Burgman, de Sorocaba (SP): uma Pilsen e uma IPA (que vale experimentar). O grande barato é que elas vêm em canecas de pedra, que não só conservam mais a temperatura da cerveja como tem tudo a ver com a viagem do espaço.

Na carta de drinks que acaba de ser renovada há bastante opções. Destaque para o “Elixir da Mata” (vodka, xarope de jaboticaba, suco de limão, melado, club soda decorado com um ramo de alecrim e um stick de cana-de-açúcar) e o espetacular “Sangue de Dragão” (Bourbon, concentrado de frutas vermelhas, limão, xarope de pimenta, decorado com uma casca de laranja), isto porque, além de muito saboroso e refrescante, ele vem com uma bolha repleta de fumaça dentro que você explode com a ponta do canudo lançando a “fumaça do dragão” no ambiente. Sensacional!

Outra boa sacada é oferecer dois tipos de tábuas de degustação de hidromel, uma vez que muita gente desconhece a bebida e é uma forma apresentar suas diferentes nuances para os iniciantes. Experimentamos a maior, de cinco opções, que surpreendem bastante pela diferença entre os sabores e finalizações.

Harmonizações

As bebidas da casa são ótimas acompanhantes de entradas, hambúrgueres e sobremesas. Destaque para o excelente “Rolinho de Parma de Hyrule” (presunto parma recheado com queijo brie, pera, rúcula e temperado com azeite balsâmico) e as “Cebolas Recheadas de Tão Tão Distante”(cebolas empanadas recheadas com pernil desfiado e temperado com relish de pimentão defumado e queijo por cima).

A Taverna Medieval é uma hamburgueria e por isso as opções dessa iguaria são muitas. Uma boa sugestão é pedir um combinado, que vem com mini-hambúrgueres que permite que se prove várias opções diferentes. O nosso veio com o “Mini Altair” (hambúrguer, cream cheese, maionese da casa, bacon e mandioquinha palha no pão de brioche), “Mini Fiel Escudeiro” (hambúrguer, queijo prato, alface, cebola roxa, tomate e maionese da casa no pão de brioche) “Mini Escolha do Taberneiro” (hambúrguer, bacon e fondue de queijo no pão de brioche) “Mini Inspiração do Bardo” (hambúrguer, queijo cheddar, alho poró crispy, cebola roxa, tomate, picles e molho de pimenta jalapeño no pão de brioche) e o “Elfo Noturno” (hambúrguer vegano de grão de bico e lentilhas empanado com temperos especiais, sour cream vegano, cebola roxa, tomate e alface no pão australiano vegano).

Para finalizar o banquete medieval, destaque para a sobremesa “Sopro de Dragão”, uma mousse de chocolate branco, geleia de frutas vermelhas e morangos que é finalizada na mesa com suspiros banhados no nitrogênio líquido. Assim, quando você morde, pode soprar a fumaça tal como fazem os dragões. Sensacional!

Outra boa sacada da casa é que vários itens do cardápio foram criados com ingredientes e temperos usados na Idade Média. Assim, todos os pratos do cardápio possuem um ”índice de medievalidade”, que vai de 1 a 5, uma brincadeira para que a gente meça o quão “medieval” será o seu banquete.

E antes de sair não deixe de passar na “Masmorra”, no subsolo da Taverna, um ambiente que remete às prisões subterrâneas dos antigos castelos. É possível encontrar uma passagem secreta, grilhões, portões, além de um bar exclusivo e um local específico para a prática de arco e flecha (bem legal) e sessões de leitura de runas (um dos oráculos mais antigos do mundo), além de apresentações de música medieval ao vivo nos finais de semana com o Duo Olam Ein Sof, referência em estudos e pesquisa de música medieval. 

Para entrar na Taverna e vivenciar tudo isso é preciso fazer uma reserva gratuita no site oficial da casa. Cada uma dá direito a duas horas de permanência e caso haja interesse em ficar mais tempo é só reservar mais horários. Vá, entre definitivamente no clima medieval e divirta-se!

  

TAVERNA MEDIEVAL
Endereço: Rua Gandavo, 456 – Vila Mariana – São Paulo – 04023-001.
Tel.: (11) 4114-2816
Horário: De terça a sexta, das 18h20 às 23h e sábado e domingo das 14h até 23h.
Reservas: https://www.tavernamedieval.com.br/reservas
Arco e Flecha e Leitura de Runas a R$ 21 cada
Música Medieval – Sábados e domingos a partir das 16h20
Site: www.tavernamedieval.com.br Instagram: @taverna_medieval

SEM COMENTÁRIOS