Concurso promovido pela Hop Growers of America premiou as três melhores Hazy IPA do mercado nacional

A Hop Growers of America, conhecida por USA HOPS, é uma organização que visa apoiar o produtor de lúpulos americano, abastecendo-o de informações e estatísticas complementadas por um trabalho de promoção comercial, inclusive em outros países. Por isso, este ano ela organizou o HGA Best Brazilian Craft Beer 2021 – um concurso para eleger a melhor cerveja artesanal brasileira produzida com lúpulos americanos.

Há mais de 100 variedades de lúpulo nos Estados Unidos. No entanto, os participantes receberam 40kg de quatro variedades escolhidas pela organização (Amarillo BRAND VGXP01, Comet, Idaho 7 BRAND J-007 e Talus HBC 692) a fim de que criassem uma nova cerveja ao estilo Hazy IPA.

A Hazy IPA é um dos estilos mais apreciados no mercado atual, descrito pelo guia de estilos de 2021 da Brewers Association como Juicy ou Hazy India Pale Ale. São cervejas de coloração palha clara, corpo médio e alto grau de turbidez (típico dessas cervejas) com atributos frutados, tropicais e suculentos. 

Após uma criteriosa seleção, somente dez cervejarias artesanais do Brasil foram escolhidas para o desfio do concurso:  Maniacs (Curitiba); Seasons (Porto Alegre); Dogma, Croma, Trilha e Molinarius (São Paulo); Everbrew (Santos); Salvador (Caxias do Sul); Tarin (Nova Lima) e a Startup UX Brew (Itupeva).

O Portal Mesa de Bar foi convidado para a premiação no Empório Alto de Pinheiros (EAP), em São Paulo. No evento, pudemos experimentar as 10 cervejas e a impressão que tivemos foi que o nível estava altíssimo. Os juízes devem ter quebrado a cabeça…

A vencedora foi a Tiger, da cervejaria gaúcha Salvador. Uma cerveja cítrica, lupulada e intensa, com os lúpulos Idaho 7, Comet, Amarillo e Talus. A Hale Bopp Hop, da paulista Startup UX Brew, que abusou dos lúpulos Idaho 7, Talus e Comet, ficou em segundo e a Hurry UP, com duplo dryhopping de Talus, Comet, Citra e Galaxy, da também paulista Croma, faturou o terceiro lugar. Parabéns à organização, à vencedora e à todas que participaram.

“Ficamos extremamente satisfeitos com o engajamento de todos os participantes. Marcas e profissionais competentes, sérios e que estão sempre em busca do aperfeiçoamento. O resultado do concurso foi muito apertado porque as cervejas estavam excepcionais. Parabéns a todos”
Alan Gregor, representante da Hop Growers of America no Brasil

As três cervejarias vencedoras receberam um reembolso do representante da HGA no Brasil para a compra de novos lúpulos americanos, sendo esta premiação dividida em: 1º lugar: USD 1000; 2º lugar USD 500 e 3º lugar USD 250.

“Apesar das dificuldades enfrentadas pelo segmento desde o começo de 2020, a USA Hops sempre buscou formas de manter as suas atividades, proporcionando total suporte ao mercado brasileiro. Mesmo com a impossibilidade de realização de eventos presenciais, foram lançados seminários técnicos virtuais com a presença do especialista Steve Dresler, que explanou sobre a história e todas as características do insumo, propondo ainda degustações guiadas. Para completar, fizemos a Primeira Edição do Concurso com o objetivo de manter nossa proposta em apoiar e educar os profissionais do setor”
Alan Gregor, representante da Hop Growers of America no Brasil

“Apesar do desafio, nossa comunidade cervejeira artesanal se uniu para fazer do concurso HGA Best Brazilian Craft Beer 2021 um evento memorável. Gostaria de agradecer aos participantes e jurados. Estamos impressionados com a qualidade e inovação que as empresas trouxeram. The Hops Growers of America tem a honra de homenagear os vencedores e todos os participantes, e dizer que estamos ansiosos para a edição de 2022”
Jose Madeira, diretor da River Global, responsável pela Hop Growers of America no Brasil

Mais informações acesse: www.usahops.org