VENDAS DAS MARCAS DE LUXO DA PERNOD RICARD CRESCEM NO BRASIL

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As marcas de luxo da divisão Prestige, da Pernod Ricard, projetam crescimento de 20% em 2021

As marcas de bebidas da divisão Prestige da Pernod Ricard estão em franco crescimento no Brasil. Este portfólio de luxo inclui os whiskies Royal Salute e The Glenlivet; o cognac Martell; os champagnes G.H. Mumm e Perrier-Jouët; o gin Beefeater 24; a vodka Absolut Elyx, entre outros. As vendas dessas bebidas pularam de 2% em 2018 para algo em torno de 7% no ano passado sobre a receita líquida do grupo no país.

“Todas nossas categorias apresentaram boas taxas de crescimento no ano passado, algumas alcançando mais de dois dígitos. Nas categorias mais relevantes no mercado nacional, como o whisky e o champagne, sofremos bastante com as restrições na logística global com a pandemia. Não fosse por isso, teríamos resultados ainda mais importantes. Podemos dizer que o crescimento exponencial foi do single malt The Glenlivet, do champagne Gh Mumm e do gin Beefeater 24. Mas estrelas em termos de faturamento foram o whisky Royal Salute e o champagne Perrier-Jouët”
Raphael Vidigal, Head da Prestige Brands da Pernod-Ricard

Segundo a empresa, canais digitais e novas plataformas de distribuição, como o Magalu e Mercado livre, impulsionam o crescimento e foram decisivos para os resultados positivos do grupo no ano passado. Nestes canais, o aumento nas vendas superou os três dígitos e o segmento Premium do grupo obteve uma das melhores performances, representando 20% do mix. Um resultado surpreendente, se comparado ao ano anterior, quando representava apenas 4%.

Sem revelar números, Vidigal aponta um fechamento de +13% de volume em comparação ao ano anterior, o que antevê para o grupo perspectiva de crescimento de 20% em 2021.

“As metas são claras em termos de geração de valor por produto e nos levam a apostar no aumento do mix em todas as categorias para fisgar os diversos níveis do consumidor de luxo. Desde os HENRYs (High Earners Not Rich Yet), com whsikies, vodkas e champagnes super premium até os HNWI (High Net Worth Individual) com itens limitados, únicos e colecionáveis globalmente”
Raphael Vidigal, Head da Prestige Brands da Pernod-Ricard

A divisão Prestige da Pernod Ricard nasceu no início de 2018 com o objetivo de integrar as marcas de luxo do portfólio do braço brasileiro do grupo e dar continuidade à estratégia de Route to Market e Consumer focada no segmento de alta renda, com um time dedicado para gerar atração necessária.  Foi criada como uma aceleradora para marcas globalmente icônicas que ainda estavam atuando de forma tímida no país e que apontam margens mais atrativas ao grupo, muito acima das marcas standard e premium que detinham grande parte da fatia do faturamento no Brasil.

Desafios durante a pandemia

Trabalhando com marcas exclusivamente importadas, a Pernod-Ricard vem enfrentando alguns desafios globais, durante a pandemia, entre eles o de assegurar maior acuracidade na previsão de volumes para poder garantir o abastecimento sem extrapolar os estoques locais com produtos de alto valor agregado em períodos delicados. A malha logística global, com a abertura e fechamento de fronteiras, e o câmbio oscilante são fatores que impactam consideravelmente a performance de vendas do grupo no país.

“Mesmo assim, registramos bons resultados com as marcas Prestige, principalmente agora, com a volta do Martell Cohiba, marca que provocou grande demanda de pedidos, destacando-se aí o rótulo Martell L’Or, que teve toda as suas unidades vendidas. Além disso, vale citar também o whisky Royal Salute, que agregou novos rótulos ao seu portfólio, caso do Malts Blend, variedade feita somente de single malts, e o Royal Salute 38 anos Stone of Destiny, que obteve ótimo resultado de vendas, com o estoque terminado em menos de uma semana”
Raphael Vidigal, Head da Prestige Brands da Pernod-Ricard

No quesito transformação digital, o time Prestige no Brasil desenvolveu, no final de 2019, um canal especial denominado Community, que permite acesso apenas por meio de um convite formal ou de embaixadores espalhados pelo país. A iniciativa tornou-se referência para o time global da companhia, levando o bem-sucedido modelo para outros países.

“Reviveremos a marca Le Cercle by Pernod Ricard como nossa plataforma de CRM e comunicação direta com os consumidores fiéis ao portfólio de luxo. A ideia é que, além de vendas especiais, eles tenham acesso a produtos exclusivos e personalizados e ainda que desfrutem de um catálogo de experiências e de pontuação de fidelidade para poderem trocar por itens que o dinheiro não compra. A plataforma que era tímida ganhou corpo com a evolução da aceleração digital durante o período pandêmico e hoje já é maior que a venda de grandes marketplaces e outros gigantes do e-commerce nos quais a Pernod Ricard está presente”
Raphael Vidigal, Head da Prestige Brands da Pernod-Ricard

Iniciativas ESG

A Pernod Ricard foi uma das primeiras companhias a transformar suas facilities globalmente, incluindo o Brasil, ao implementar a produção de álcool gel para distribuição às populações mais carentes e com deficiência em saneamento básico.

“Estamos com metas agressivas para diminuir o impacto de geração de carbono e a produção de lixo. A Absolut vodka, por exemplo, hoje é produzida com 60% de material reciclado, e a Perrier Jouët irá introduzir na sua linha cartuchos de garrafas em fibras naturais recicladas e tintas livres de óleo mineral. No capítulo da inclusão social, este ano iniciamos uma parceria com o Senac para capacitar pessoas de mais de 18 anos em cursos de preparo e serviço de coquetéis, para que se tornem futuros mixologistas, e cursos de técnicas básicas de garçom para que possam ter um preparo a ingressar na jornada do trabalho profissional”
Raphael Vidigal, Head da Prestige Brands da Pernod-Ricard

Criada em 1975 pela fusão da Ricard e da Pernod, a Pernod Ricard é a segunda maior produtora mundial de vinhos. O Grupo se desenvolveu por meio de crescimento orgânico e aquisições: Seagram (2001), Allied Domecq (2005) e Vin & Sprit (2008). Possui 16 das 100 melhores marcas de bebidas destiladas e um dos portfólios de marcas mais prestigiosas e abrangentes do setor, como a vodka Absolut, o aperitivo Ricard Pastis, os whiskies Ballantine’s, Chivas Regal, Royal Salute, The Glenlivet e Jameson, o conhaque Martell, o rum Havana Club, o gin Beefeater, o licor Malibu, os champanhes Mumm e Perrier-Jouët, bem como vinhos Jacob’s Creek, Brancott Estate, Campo Viejo e Kenwood. As marcas da Pernod Ricard são distribuídas em mais de 160 mercados e por sua própria equipe de vendas em 73 mercados.

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