Vinho 120 da Vinícola Santa Rita lança nova campanha global com implementação inédita de Inteligência Artificial

Pela primeira vez na indústria do vinho, a Inteligência Artificial (IA) foi utilizada para trazer ao presente Paula Jaraquemada, figura-chave da independência chilena, que foi quem serviu de inspiração para a criação da nova campanha do vinho 120 da Vinícola Santa Rita. Trata-se de uma personagem icônica que em 1818 desafiou as normas da época e abriu as portas da sua casa, na “Hacienda Santa Rita”, para abrigar 120 soldados do exército patriótico defendendo-os do exército espanhol. Daí surgiu o nome do rótulo 120, para fazer referência aos “120 soldados”.

A campanha foi criada pela agência TBWA que, por meio da tecnologia com ajuda da inteligência artificial (IA) e das evidências históricas disponíveis, reconstruiu o rosto de Paula Jaraquemada digitalmente e aplicou o efeito de deepfake ao rosto da atriz protagonista da campanha para o resultado ser o mais preciso possível.

“Através do uso do deepfake, o rosto original de Paula Jaraquemada foi trabalhado e sobreposto ao rosto de uma modelo, criando um efeito visual que nos permitiu ver como seria a personagem em nossa época. Com isto conseguimos contar a história de 120 de uma forma não tradicional”
Eduardo Novión, diretor criativo da TBWA

Tradicionalmente não tradicional

O tema da campanha, “tradicionalmente não tradicional”, também faz alusão a estes “dois lados”, onde ao mesmo tempo que o vinho que é um dos carros-chefes da marca, estando ligado as tradições e culturas chilenas, mas também é um rótulo que vive se reinventando e ousando para atender as tendências de consumo atuais.

Lançada inicialmente no Brasil e na Irlanda, a campanha destaca as origens pouco convencionais da marca, homenageando uma mulher corajosa do século XIX que simboliza todas as mulheres que enfrentam desafios com determinação.

“Com esta campanha procuramos mostrar que, embora a 120 seja uma marca tradicional com mais de 50 anos de história, não está ancorada no passado. A sua rica tradição e capacidade de adaptação nos inspiram a enfrentar mudanças e desafios, fazendo da nossa história o motor que impulsiona a inovação e a produção de vinhos excepcionais”
Francisca Muñiz, Diretora de Marketing Global da Vinícola Santa Rita

A campanha se estende também a um novo posicionamento de marca, renovada, contemporânea e atrativa. As mudanças incluem um design atualizado da garrafa, com relevo de Paula Jaraquemada, um logotipo mais moderno, além de rótulos texturizados. O contra-rótulo incluirá notas de degustação e um código QR direcionando os consumidores ao site da 120.

Da mesma forma, o lançamento da campanha é acompanhado pela clássica promoção 120 Horas, onde clientes e consumidores de diferentes partes do mundo terão a oportunidade não só de ganhar prêmio instantâneos, como poderão também ser contemplados com uma viagem tradicionalmente não tradicional ao Chile. O roteiro incluirá visitas à vinícola onde Paula Jaraquemada recebeu os 120 patriotas em 1818 em Buin, na Região Metropolitana de Santiago e também nas majestosas Torres del Paine, na Patagônia chilena.

A campanha ainda prevê mais ações em território brasileiro, como, por exemplo, a veiculação de peças publicitárias em estações do metrô de São Paulo. No total nove estações, distribuídas entres as linhas 1-Azul, 2-verde e 3-vermelha vão expor conteúdos da campanha entre os dias 16 e 23 de julho. Além disso, também estão previstas ações e ativações em plataformas digitais, como o UOL , e o e-commerce e lojas físicas do grupo Grupo Pão de Açucar e de outras redes varejistas.

Clique aqui para assistir ao vídeo da campanha. Mais informações no site: https://www.santarita.com/pt/