A Unisinos lança pós-graduação no mercado de vinhos e espumantes em parceria inédita com a vinícola Salton

Atenção profissionais do segmento do vinho e do espumante. A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, uma das melhores universidades de ensino privado do Brasil, elaborou o curso de pós-graduaçãoEstratégias, Inovação e Tendências Globais no Mercado de Vinhos e Espumantes” em parceria inédita com a Vinícola Salton. A união das marcas irá proporcionar a combinação entre a teoria acadêmica de ponta com a prática e a experiência direta da vinícola. Certamente, um curso que nasce como um marco na educação do setor.

Com 12 disciplinas, a pós-graduação tem como principal objetivo capacitar enólogos, sommeliers, gestores e empreendedores a dominar as estratégias e inovações que definem o mercado global, preparando-os para se destacarem em um ambiente competitivo. A Unisinos está presente em sete Estados do país, com campi em São Leopoldo e Porto Alegre, além de polos de Ensino à Distância (EAD) no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Tanto que a pós será oferecida apenas em formato digital (EAD) e terá a duração de 360 horas em 12 meses.

“O curso permite que os alunos possam ver, em uma referência do setor, a materialidade de como os conhecimentos e competências ensinados são mobilizados de fato no mercado através das distintas narrativas de profissionais e gestores da Salton. Entendemos que esta combinação de excelência acadêmica com excelência de performance no mercado faz com que os alunos possam apropriar-se de uma jornada formativa robusta e complementar”
Alexandre Pereira, coordenador do projeto Unisinos Performance

As áreas temáticas da pós-graduação cobrem uma ampla gama de tópicos essenciais para o sucesso na indústria. Elas incluem desde a governança corporativa e ética, fundamentais para uma gestão responsável, até a inovação em embalagens e viticultura de precisão, que impulsionam a modernização e a sustentabilidade. A análise detalhada da legislação e regulamentação e as tendências emergentes no mercado garantem que os profissionais estejam equipados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor.

Um dos professores do curso, Júlio César Kunz, é sommelier e tem mais de 20 anos de experiência no mundo do vinho. O profissional, que também é diretor institucional da Associação Brasileira de Sommeliers – RS (ABS-RS), irá ministrar a disciplina “Planejamento Estratégico de Empresas”.

“O mundo do vinho desperta paixões importantes e isso é muito positivo do ponto de vista de engajamento das pessoas com a cultura do vinho. No entanto, essa paixão muitas vezes faz com que elas se empolguem muito em entrar e investir nesse meio, mas sem um pensamento de negócio propriamente. E essa pós-graduação as ajuda a pensar o mundo do vinho como um mundo de negócios, que movimenta investimento e economia em diversos lugares do mundo e que pode ser, evidentemente, bastante rentável. A minha disciplina fala justamente sobre estratégia e traz para perto algo que deveria ser intrínseco ao mundo do vinho, que é o pensamento de longo prazo. Entre plantar uma videira e se ter realmente o próprio vinho tem um espaço de praticamente 10 anos. Então o foco dessa disciplina é como unir esse pensamento de longo prazo em um mundo que muda tão rapidamente”
Júlio César Kunz, sommelier, diretor da ABS-RS e professor da pós-graduação

Ao mesmo tempo em que aprendem a teoria dos principais temas que cercam o universo do vinho e dos espumantes, os alunos terão acesso a conteúdos exclusivos que contam como esses assuntos são aplicados na prática pela Salton.

“Essa pós-graduação proporciona uma combinação única de conhecimentos teóricos e práticos, promovendo muita inovação e excelência no setor de vinhos e espumantes. A Salton é uma empresa centenária: 114 anos de história requer muito conhecimento e reinvenção. O consumidor está no centro das nossas estratégias, para que ele sempre escolha uma garrafa de Salton para brindar o momento de alegria dele da maneira que ele quiser”
Luciana Salton, diretora executiva da Salton

Como a pós-graduação segue um modelo 100% EAD e digital, os alunos podem montar seu plano de aprendizado de acordo com suas necessidades e horários. O curso tem produção da OVO_educa, que é uma das uma das principais empresas de educação do Brasil. Além das disciplinas regulares do curso, os alunos têm acesso a módulos livres, que contam com orientações práticas de temas como harmonização, serviço e técnicas de venda.

Disciplinas do curso:

– Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental – Prof. Patrícia Binz
– Tendências no Mercado de Vinhos – Prof. Michael Kim Waller
– Governança Corporativa e Ética nos Negócios do Vinho – Prof. Daniela Pellin
– Contextos do Mercado de Vinhos – Prof. Israel Bertamoni
– Planejamento Estratégico de Empresas – Prof. Julio Cesar Kunz
– ESG na Indústria do Vinho – Prof. Daiane Calheiro Evaldt
– Legislação e Regulamentação do Mercado de Vinhos – Prof. Liziane Dantas Lacerda
– Enologia de Vanguarda – Prof. Daniel Ferreira
– Tecnologia Aplicada ao Mercado de Vinhos e Espumantes – Prof. Caroline Dani
– Análise de Dados e Inteligência de Mercado para tomada de decisões – Prof. Caroline Dani
– Viticultura de Precisão – Prof. Leonardo Cury
– Inovação em Embalagens de Vinho – Prof. Andréia Belusso

A inovadora iniciativa desta pós-graduação já está disponível para inscrições. Mais informações no site: https://www.unisinosperformance.com.br/pos-curso/salton.