Para apresentar e promover seus whiskies no Brasil, a The Macallan realizou a experiência multissensorial House Of The Macallan em São Paulo
Fundada em 1824 por Alexander Reid em Speyside, na região das “Highlands” da Escócia, a The Macallan é a destilaria mais icônica e a marca de whisky mais prestigiada do mundo. Visitar a destilaria e conhecer sua tradição de mais de 200 anos na fabricação dessa bebida excepcional é um desejo de 9 entre 10 amantes do bom scotch.
Fora esse sonho comum, o interesse pelo consumo de whisky está em alta no Brasil. Estima-se que as vendas da bebida cresçam 6% ao ano até 2028. E muitos apostam que haverá uma forte demanda pelas versões premium e super premium, na qual se encaixa o portfólio da The Macallan, que é distribuído aqui pela Beam Suntory, a mesma do Bourbon Jim Beam.
Pensando em trazer um pouco da história e de apresentar e promover o consumo dos rótulos da marca para o Brasil, a destilaria formatou uma experiência multissensorial interativa denominada House Of The Macallan na qual o Portal Mesa de Bar teve o prazer de participar.
A experiência começa já pelo local, um belíssimo casarão no bairro paulistano de Higienópolis que foi construído há cerca de um século pelo barão do café conhecido por Nhonhô Magalhães. A mansão teve vários donos e usos e hoje é tombada pelo patrimônio histórico. Foi totalmente reformada pelo vizinho e atual proprietário, o Shopping Pátio Higienópolis, para funcionar como uma casa de eventos premium.
Nos diferentes salões da mansão, com piso de madeira, vitrais, grades e lustres de ferro e detalhes artísticos nas paredes, o visitante já entra em um clima vintage palaciano. A produção do House Of The Macallan serve um welcome drink e apresenta logo na entrada uma representação cenográfica dos campos de cevada escoceses, que junto com a água, a madeira dos barris e o micro clima de Speyside são, talvez, a “alma” desses single malts.
Em seguida, painéis fotográficos retro iluminados exibem imagens da destilaria. Mas logo os visitantes são convidados a uma degustação guiada por um sommelier, que começa explicando os detalhes da escolha criteriosa dos insumos, da madeira para os barris – que pode ser de carvalho europeu que acondicionou vinho Jerez espanhol ou carvalho americano que guardou Bourbon – passa pelo processo de fabricação e termina com a degustação de três rótulos da marca, estimulando as pessoas a identificarem aromas e sabores.
“O Brasil é o quarto maior consumidor do scotch do mundo. Apesar da paixão brasileira ser o futebol, o whisky também tem o seu lugar. O fato de uma empresa com o prestígio da The Macallan escolher São Paulo como a primeira cidade latino-americana para apresentar um projeto tão importante quanto a House of The Macallan nos fala do valor e do potencial que vemos no Brasil como o próximo grande mercado emergente para a marca”
Tiago Serrano, Country Manager da Macallan no Brasil
Na sequência, o visitante passa pela loja, onde pode adquirir os scotches que mais gostou, e acaba saindo para uma área externa coberta, onde funciona um bar para proporcionar experiências do The Macallan na coquetelaria. Cada visitante recebe dois vale-drinks e pode escolher entre diversas opções de coquetéis ou mesmo apreciar uma dose da versão 12 anos pura. Alguns bons canapés circulam para harmonizar com os drinks tornando a noite um grande happening para os amantes de whisky.
No evento do Brasil estavam disponíveis para compra três rótulos principais da marca. O Sherry Oak, produzido com uma seleção de whiskies single malt amadurecidos em barris de carvalho europeu, com 12 anos de envelhecimento, o Double Cask, amadurecido em barris de carvalho americano e europeu que armazenaram Jerez com 15 anos de envelhecimento, e o Rare Cask, envelhecido nos mesmos barris, mas selecionadíssimos pela destilaria.
A experiência House Of The Macallan já passou por cidades americanas como Miami, Nova York, Los Angeles e Aspen, por São Paulo, no Brasil, e segue para Bogotá na Colômbia. Mais informações no site https://www.themacallan.com/en-br