O Grupo Wine lança a Metropolitano sua primeira linha de vinhos próprios produzidos no Chile

A Wine, um dos maiores grupos de comércio de vinhos do Brasil, acaba de lançar a Metropolitano, a sua primeira linha de vinhos próprios. Com investimentos de 15 milhões, a companhia cuidou desde a concepção e desenvolvimento dos rótulos, passando pelo envase até a importação e venda ao consumidor final. Composta por quatro rótulos distintos, a linha surpreende ao oferecer vinhos de origem chilena, com elevada relação custo-benefício e produzidos especialmente para os brasileiros.

“A linha Metropolitano foi criada a partir do profundo conhecimento que adquirimos sobre o perfil do consumidor tomador de vinho no Brasil ao longo da nossa trajetória e tem como ideal agradar o paladar e o bolso do brasileiro”
Cibele Siqueira, coordenadora de seleção de produtos e sommelière da Wine

Os quatro vinhos que compõem a linha foram elaborados com base nas uvas mais consumidas pelos brasileiros: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Carménère e um Red Blend de Cabernet Sauvignon e Carménère.

Vinhos chilenos

A escolha pela oferta de vinhos com origem chilena se deu tanto pelo histórico de relacionamento entre o Grupo Wine e as vinícolas do Chile quanto pela preferência nacional, já que 43% das vendas de vinhos importados no mercado brasileiro são chilenos, segundo dados da Ideal Consulting. A companhia apenas não informou quais são as vinícolas envolvidas na produção dos rótulos da linha.

“Considerando todas as unidades de negócio do Grupo Wine, temos mais de 25 parceiros no Chile e uma grande diversidade de vinhos chilenos em nosso portfólio. Além disso, o Chile é um país cuja extensão de latitude fornece uma boa diversidade de terroirs, que consistem em tipos de solos, clima e vegetação. É um grande laboratório de vinhos na América Latina”
German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine

Origens e produção

As uvas utilizadas na produção dos vinhos Metropolitano são cuidadosamente selecionadas no Vale Central do Chile, uma região conhecida por sua diversidade de climas e solos. As uvas tintas, incluindo Cabernet Sauvignon e Carménère, são provenientes do Valle Rapel, entre as cordilheiras e uma região mais quente que favorece o amadurecimento de ambas. Já as uvas que dão origem ao Chardonnay são cultivadas no Vale de Cachapoal Andes, uma região mais fria, onde a amplitude térmica entre o dia e a noite favorece o desenvolvimento do potencial aromático, além de preservar a acidez natural das uvas.

Os vinhedos, conduzidos em espaldeira simples, abrigam videiras com mais de vinte anos de idade, em média, garantindo uvas de alta qualidade e maturidade. O método de espaldeira simples melhora a exposição solar das videiras para que atinjam seu grau ideal de maturação. Após a colheita, as uvas são fermentadas em tanques de aço inoxidável e submetidas a um breve amadurecimento de três meses de carvalho francês para os tintos e breve passagem por carvalho francês para o rótulo branco, resultando em bebidas com boa intensidade aromática, frescor e taninos macios, evidenciando a essência do paladar do consumidor brasileiro.

Conheça os rótulos

A Metropolitano é composta por quatro rótulos distintos:

Metropolitano D.O. Valle Central Cabernet Sauvignon 2023 é um vinho de cor rubi profundo, com aromas de frutas vermelhas e especiarias. Possui taninos macios e um final saboroso, com teor alcoólico de 13,5%. A sugestão de harmonização é com um bom churrasco, um strogonoff de filé mignon, massas ao molho vermelho, cortes de carnes vermelhas e até mesmo um hambúrguer.

Metropolitano D.O. Valle Central Carménère 2023 é um vinho cor rubi brilhante e aromas de frutas vermelhas, especiarias e um toque herbal. Na boca, é equilibrado e persistente, com taninos redondos e teor alcoólico de 13,5%. Harmoniza muito bem com pizzas, pimentões recheados, espaguete à bolonhesa e lasanha de berinjela.

Metropolitano D.O. Valle Central Red Blend 2023 é um blend de Cabernet Sauvignon e Carménère, exibindo uma cor rubi intensa e aromas de frutas vermelhas e negras frescas. Na boca, é elegante e intenso, com teor alcoólico de 13,5%. Acompanha muito bem todos os tipos de carnes, ensopados, queijos maduros e até petiscos e boteco.

Metropolitano D.O. Valle Central Chardonnay 2023 é um Chardonnay de cor amarelo dourado, com aromas de frutas tropicais, pêssego e damasco. Leve e refrescante, possui teor alcoólico de 12,5%. Ele harmoniza bem com pratos e aperitivos mais leves e frescos, como bolinho de bacalhau, pizza de palmito, filé de tilápia com legumes na manteiga.

Vinho consciente

A preocupação da linha Metropolitano chega também às garrafas utilizadas, do tipo bordeaux e borgonha. Cada uma pesa 400g, o que equivale a 100g a menos do que as garrafas comuns, com o objetivo de redução de carbono durante o transporte dos vinhos. Outro destaque é que os vinhos são vedados com rolhas DIAM, empresa francesa  pioneira em vedantes, elaboradas a partir de 98% de cortiça natural, reconhecida mundialmente como “guardiã dos aromas” e livre de TCA, substância química que pode provocar a “doença da rolha”, que causa odores desagradáveis no vinho.

“Estamos orgulhosos de ver nascer um novo best seller no mercado brasileiro. O Grupo Wine possui mais de 7 mil rótulos de vinhos catalogados e mais de 800 mil avaliações de clientes, o que nos permitiu inovar em um projeto como este, com uma linha pensada exclusivamente nas demandas e hábitos de consumo dos brasileiros e não apenas sob a ótica de quem produz. Revertemos a lógica e, mais uma vez, colocamos a experiência do nosso cliente em primeiro lugar. Metropolitano é a nossa grande aposta para 2024 e pretendemos torná-la campeã de vendas em volume de mercado”
German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine

Os vinhos chegam do Chile no Brasil por terra e ficam armazenados no CD do Grupo Wine localizado na cidade de Serra, no Espírito Santo, com fácil distribuição para todo o território nacional. A primeira leva de importação com os rótulos da linha trouxe 170 mil garrafas para o Brasil, em dois lotes. A capacidade produtiva da linha é de aproximadamente 1,2 milhão de garrafas no primeiro ano de operação, mas a projeção da nova marca vai além disso.

A linha Metropolitano já está à venda no e-commerce da Wine e também nas 17 lojas físicas que a marca possui espalhadas pelo Brasil. Os rótulos custam R$ 34,90 para o público geral. Em breve, a nova linha também estará disponível para o segmento B2B, com venda para hotéis, restaurantes, adegas e supermercados, através da unidade de negócio Bodegas Grupo Wine. Mais informações em https://www.wine.com.br/