A Wine South America, maior feira de vinhos da América do Sul, volta a ter edição presencial em setembro em Bento Gonçalves depois de dois anos de pandemia
Após dois anos sem edições por conta da pandemia, será realizada entre os dias 21 e 23 de setembro a 3ª edição da Wine South America 2022, a maior feira profissional de vinhos da América do Sul, na cidade de Bento Gonçalves (RS), um dos principais polos de produção de vinhos no Brasil.
O evento reunirá mais de 6.600 compradores de 22 países, com cerca de 300 expositores vindos do mundo todo, reunindo produtores nacionais e internacionais de vinhos, espumantes e suco de uva, importadoras, além de produtores de azeite de oliva, cachaça e destilados, que vão apresentar seus destaques aos mais de 7 mil visitantes que devem passar pelos corredores da feira.
O evento é totalmente direcionado a profissionais do segmento: importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; varejistas especializados em vinhos e outras bebidas. A expectativa é de mais de 20 milhões de reais em negócios fomentados na feira.
Além de expositores com seus produtos, o evento conta ainda com masterclasses e mesas redondas conduzidas por experts do mundo dos vinhos e, é claro, muita degustação de vinho.
“Vamos marcar a volta presencial com uma feira ainda maior e mais completa, mantendo nossos principais propósitos: reunir público qualificado e promover negócios. Essas foram as bases de nossas duas edições presenciais bem-sucedidas e do trabalho que realizamos durante a pandemia, quando continuamos fomentando o setor com projetos digitais que promovem a comercialização de vinhos durante todo ano”
Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA
O Velho e o Novo Mundo
Com a missão de apresentar um painel diversificado de países produtores, a Wines South America apresentará rótulos de regiões reconhecidas na produção vitivinícola mundial, como Itália, Argentina, Chile, Brasil, Uruguai, Portugal, França e Espanha, e terroirs promissores, como Macedônia, Geórgia e Eslovênia.
Na Enoteca Italiana, o país será representado por cerca de 120 rótulos trazidos ao Brasil por importadoras de vinhos italianos, além de outros 70 vinhos ainda inéditos, apresentados por 18 importantes vinícolas do país europeu, que desembarcam por aqui pela primeira vez. A participação é coordenada pela ITA – Italian Trade Agency, que também promove a vinda do primeiro Master of Wine da Itália, Gabriele Gorelli, para conduzir masterclasses exclusivas no evento.
“As masterclasses estão sendo concebidas para apresentar aos brasileiros um quê de luxo acessível a todos, para ser consumido no dia a dia. O mercado do vinho no Brasil é marcado por uma importante faixa produtos de baixo custo e por outra de artigos premium. Há um amplo universo de produtos italianos entre esses extremos, ainda pouco conhecidos no Brasil, que emprestam algumas características dos vinhos de grande valor, muito apreciadas pelo consumidor brasileiro, e a preços ao alcance de todos os amantes da bebida”
Gabriele Gorelli, Master of Wine
Vinícolas do Uruguai, Portugal, França, Espanha, Macedônia, Geórgia e Eslovênia participam com espaços próprios e também em stands de importadoras. Chile e Argentina organizam a vinda em grupo.
A diversidade dos vinhos do Brasil estará muito bem representada por produtores de regiões tradicionais como Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Flores da Cunha, na Serra Gaúcha (RS), e São Joaquim (SC), além de novos terroirs que vêm se destacando, caso de São Roque, Jundiaí e Ribeirão Branco, em São Paulo, e Boa Esperança e Caldas, em Minas Gerais.
Gabriele Gorelli
Pequenos notáveis
Embora o Brasil seja berço de muitas marcas expressivas, o fortalecimento do vinho nacional também tem passado pela evolução das marcas menores. Estimativas do setor apontam que perto de 90% das vinícolas brasileiras são micro ou pequenas. Por meio do Sebrae (RS), cerca de 40 vinícolas do Estado marcarão presença na feira, sendo sete com vinhos de mínima intervenção, e o Sicredi coordenará a participação de nove pequenas vinícolas familiares. Eles estarão dispostos em dois espaços coletivos: um com 30 vinícolas da Serra Gaúcha e outro com 10 vinícolas da região da Campanha Gaúcha.
“Nosso objetivo com esses espaços é apoiar a participação de pequenos produtores que estão buscando oportunidades para trocar experiências e gerar novos negócios, além de fortalecer suas marcas. A feira será um importante incentivo e vitrine para o vinho gaúcho, com potenciais reflexos no aumento da comercialização dos produtos da indústria vinícola”
Angélica Brandalise, analista de articulação de projetos do Sebrae (RS)
Muitos desses “pequenos produtores” estão demonstrando serem de “grande valor” para a produção vitivinícola nacional. É o caso da Tenuta Foppa e Ambrosi que pretende solidificar a sua presença no território nacional e internacional durante a WSA.
“Começamos nosso negócio há cinco anos, no porão da casa do meu sócio, Ricardo Ambrosi, em Bento Gonçalves. Elaboramos na época 300 garrafas de vinho. Hoje, vamos bater a marca de 60 mil garrafas e somos a primeira vinícola brasileira a ter uma unidade de elaboração de vinhos no Napa Valley, nos Estados Unidos. Na WSA, queremos integrar mais parceiros a nossa cadeia de distribuição e buscamos fechar grandes negócios”
Lucas Foppa, enólogo e diretor geral da Tenuta Foppa e Ambrosi
O espaço do Sebrae também será uma oportunidade para os produtores da Campanha Gaúcha reforçarem sua força no mercado depois que os vinhos produzidos da região passaram a contar a partir de 2020 com a Indicação de Procedência (IP). É o caso da vinícola Campos de Cima.
“Estamos muito entusiasmados, pois estaremos apresentando os nossos vinhos com selo IP e comemorando mais de 5 milhões de litros de vinho aprovados para selo de Indicação Geográfica. No caso da Campos de Cima, estamos comemorando 20 anos apostando em um conceito de vinícola boutique, com produção de edições limitadas de vinho que expressem ao máximo o terroir da Campanha Gaúcha. Na WSA, vamos estar cara a cara com a indústria e queremos fortalecer esses relacionamentos. Nossa expectativa é de divulgação e consolidação no mercado nacional e internacional”
Pedro Candelária, diretor comercial da Vinícola Campos de Cima e presidente da Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha
Outra característica dessa edição da WSA é que há também muitos estreantes entre os expositores. A importadora paranaense MMV, por exemplo, terá um stand pela primeira vez na feira.
“Tem muita coisa nova para ser vista e muito networking para ser firmado, pois o mercado de vinhos no Brasil e no mundo cresceu muito nesse período. Este ano, o principal objetivo da MMV é conhecer novos clientes e apresentar a eles os rótulos exclusivos do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Itália e Portugal que compõem nosso portfólio”
Jonas Martins, gerente da importadora MMV
Para poder reforçar sua participação, a importadora trará dois produtores de vinhos para ficarem à disposição no stand da empresa: Carlos Meza, da vinícola La Prometida, de Cauquenes, no Maule, ao sul do Chile, e Manuel Valdez, da vinícola Cinco Sentidos, localizada em Palmira, Mendoza, na Argentina.
Rodadas de negócios
Mais do que promover e fortalecer o setor vitivinícola, a Wine South America tem como objetivo efetivar novos negócios e a expansão internacional do mercado vitivinícola do Brasil. Para isso, a WSA e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com o apoio da UVIBRA-Consevitis (RS), promovem o Projeto Comprador Internacional.
O programa traz compradores internacionais de vinhos, espumantes e sucos de uva para participar de reuniões pré-agendadas com as vinícolas do Brasil na feira. Integra, ainda, a programação do grupo, visitas técnicas às vinícolas da região da Serra Gaúcha – a principal região produtora de vinhos do País.
“Programas como o Projeto Comprador Internacional fomentam o comércio internacional da categoria, permitindo o crescimento nas exportações de vinhos, espumantes e suco de uva do Brasil. O apoio da Apex-Brasil reflete na execução da Uvibra-Consevitis e é fundamental para a promoção do vinho brasileiro através do plano de marketing que compreende outras ações no mercado externo, como participação em feiras”
Rafael Romagna, do Projeto Wines of Brazil
Conferências e Masterclasses
A programação de palestras e masterclasses da Wine South America reunirá um time de grandes nomes do setor conduzindo talks e degustações temáticas que vão abordar temas pertinentes do atual cenário vitivinícola mundial.
O auditório principal da feira vai sediar o Wine Conference, que promoverá a mesa-redonda ‘Raio-X do Mercado de Vinhos de janeiro a agosto de 2022’, com uma discussão global sobre as perspectivas dos principais canais de venda; e também um painel que abordará ‘O papel das redes sociais no mercado de vinhos’.
No Espaço Masterclass, a Wine South America realizará degustações temáticas conduzidas por especialistas, com curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). O ambiente foi idealizado para estimular e proporcionar a convivência e o aprendizado, reunindo profissionais do vinho que desejam aprofundar seus conhecimentos, realizar degustações e conhecer novas pessoas.
Os destaques ficam por conta da prova ‘Top 5 Tendência de Vinhos no Brasil para 2023’, que, como o nome indica, vai trazer uma seleção de vinhos que indicam tendências de produção e consumo para o ano que vem; e da degustação ‘Sotaques do Brasil! Vinhos brasileiros com comidas típicas do Brasil’, que trará rótulos nacionais e dicas de harmonização com a nossa gastronomia.
O evento é destinado especialmente aos profissionais de vinhos, mas existe a possibilidade de adquirir ingressos no site do evento, com preços que variam de R$ 150 a R$ 800 (para os 3 dias de evento). As inscrições para as e estão abertas em www.winesa.com.br.
As vagas para participar da programação de palestras e degustações gratuitas são limitadas e é necessário adquirir o ingresso que dá acesso à Wine South America no ww.winesa.com.br/visitante/ingressos. Compradores interessados em participar podem realizar a sua inscrição no site www.winesa.com.br/visitante/convite-comprador. É proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados.
Wine South America 2022
Data: 21 a 23 de setembro
Horário: das 14 às 21h, com acesso até as 20h
Local: Fundaparque – Alameda Fenavinho, 481, Bento Gonçalves (RS)
Ingressos: www.winesa.com.br/visitante/ingressos
Outras informações no site www.winesa.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (54) 3455-6712.