Conheça a Don Gentilis, uma pequena cervejaria paranaense que almeja grandes voos e produzir rótulos para o segmento de luxo
A Don Gentilis nasceu em 2017, em Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, como muitas, a partir do sonho do empresário Cadu Lopes em transformar sua paixão em um grande negócio. A cervejaria leva este nome em homenagem ao pai de Cadu, o Sr. Gentil, que batiza também a linha principal. Já a linha La Mercedita é uma homenagem à mãe, Dona Mercedes.
Além da identidade sentimental à marca, Cadu optou pelas receitas clássicas produzidas de maneira totalmente natural. Adepto da Lei da Pureza Alemã, ele não faz uso de enzimas, aceleradores, clarificantes etc. A intenção é pela qualidade em pequenas quantidades uma vez que a cervejaria visa o segmento do mercado de luxo.
“Tive a oportunidade de trabalhar em duas das maiores empresas do setor de bebidas e isto facilitou bastante em empreender nesta área. Só não sabia fazer cerveja. Então busquei formação pela Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau para poder oferecer um produto de qualidade. De executivo a cervejeiro o caminho não foi fácil. Engana-se quem acha que este mercado é simples. As margens são baixas, os impostos são avassaladores e a concorrência é altíssima, principalmente porque ainda há uma certa confusão entre o que é uma cerveja verdadeiramente artesanal e o que é um produto de escala com cara de artesanal”
Cadu Lopes, cervejeiro da Don Gentilis
O portfólio conta com oito rótulos. Das clássicas alemãs da linha Don Gentilis há opções como a Kölsch, a Hefeweizen (trigo) e também Roggenbier (centeio). Na escola Americana há a American Red Ale e a clássica American IPA. Já das tradicionais inglesas, há rótulos da linha La Mercedita como a English Pale Ale e a Porter. Da mesma escola, a cervejaria tem um rótulo especial, uma Smoked Porter que leva maltes turfados defumados utilizados na fabricação de whisky, da linha La Parrilera, que não é identificada com os progenitores do cervejeiro. Uma aposta paralela da cervejaria.
“Queremos que a cerveja não seja encarada somente como um produto popular, mas que tenha estilo e uma identidade própria. Ela é capaz de ser harmonizada com vários pratos, com requinte. Em minhas receitas busquei sempre o equilíbrio para oferecer produtos agradáveis ao paladar, mesmo com característica bem singulares, para transformar o momento de se tomar uma boa cerveja em uma experiência realmente única!”
Cadu Lopes, cervejeiro da Don Gentilis
O Portal Mesa de Bar teve a oportunidade de experimentar o portfólio da Don Gentilis. Nos causou boa impressão a English Pale Ale, a Roggenbier e, principalmente, a Porter da linha La Mercedita. Sentimos que o caminho da cervejaria, como tantas outras artesanais no mercado, é de desafios que precisam ser conquistados a cada dia. Mas que só terão êxito aqueles que se dedicarem com paixão e com uma visão de negócios apurada. No caso da Don Gentilis, é torcer porque ela já consegue ter um público fiel.
“Há pessoas que se tornam verdadeiros fãs, tiram fotos nos lugares onde estão tomando nossas cervejas, presenteiam pessoas e divulgam nossa marca por acreditarem em nosso propósito, que é celebrar a vida”
Cadu Lopes, cervejeiro da Don Gentilis
Mais informações no https://dongentilis.com.br