Festival do Sake tem sua segunda edição em março com uma rica e gratuita programação presencial e online na Japan House São Paulo

A Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, recebe mais uma edição do Festival do Sake. O evento terá workshops, para aprimoramento dos conhecimentos sobre essa bebida milenar, degustações guiadas e contará ainda com a presença de importantes chefs especializados na cultura japonesa e na arte do Sake.

De 4 a 13 de março, serão 10 workshops presenciais gratuitos para 350 pessoas, degustações guiadas para 320 participantes, 10 sessões online, 1 jantar magno (apenas para convidados) harmonizado com Sakes a seis mãos – feito pela chef Telma Shiraishi, do Aizomê, pelo chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, e pelo Master Sake Sommelier Fabio Ota – assim como o lançamento do documentário “São Paulo, Capital do Sake”.

A Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS), órgão do governo japonês que representa mais de 1.500 produtores de sake no Japão, considera São Paulo como a nova capital desta bebida e passou a investir na divulgação de sua cultura. Fechou uma parceria com a Mega Sake, importadorae consultoria especializada na bebida, para a realização do Festival do Sake no Brasil.

A primeira edição aconteceu em março de 2021, em um cenário de lockdown pandêmico, e foi inteiramente remota. No lançamento, 40 convidados dentre entusiastas, formadores de opinião e profissionais do setor gastronômico receberam um omakase feito pela chef Telma Shiraishi, do Aizomê, harmonizado com três sakes japoneses selecionados pelo Master Sake Sommelier Fabio Ota, da Mega Sake. Na ocasião, foi apresentado o documentário “Caminhos do Sake” juntamente com uma palestra e uma degustação guiada por Fábio e Telma.

Segundo a Mega Sake, o evento superou as expectativas, sendo considerado o maior sobre a bebida para o público brasileiro até então. O evento fez parte da Feira Naturebas e contou com um time de profissionais e especialistas brasileiros e estrangeiros da área de alimentos e bebidas, e alcançou mais de 40 mil pessoas a partir de 16 palestras online e do documentário.

“Quando o público brasileiro passa a conhecer e gostar do saquê em eventos como o Festival do Sake, ele pode sentir as ligações culturais e históricas com o Japão, além, é claro, do delicioso gosto dessa bebida”
Hitoshi Utsunomiya, diretor da JSS.

Para essa segunda edição, em um cenário com maior flexibilidade para eventos presenciais, os organizadores esperam um sucesso ainda maior.

“Com a renovação da parceria Mega Sake e JSS, e com a entrada da Japan House São Paulo como co-realizadora, vamos fazer o maior Festival do Sake de todos os tempos, levando a um maior número de brasileiros, gratuitamente, o conhecimento sobre essa bebida e sobre a cultura japonesa. Kampai!”
Fabio Ota, presidente da Mega Sake 

“Recebemos semanalmente milhares de pessoas interessadas na cultura japonesa contemporânea e o sake é um elemento vital do cotidiano do Japão. Devido à imigração japonesa no Brasil, há um conhecimento genérico sobre o que é o sake, mas existe também um enorme interesse e demanda por um aprofundamento sobre o tema. O Festival do Sake, em nossa instituição, é a oportunidade ideal para isto. Gostaríamos de receber todos, desde o iniciante até o profissional da área de gastronomia e mixologia, para mergulhar conosco neste universo tão rico e prazeroso”
Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo

O fascínio pelo Sake

São Paulo é o epicentro da difusão da cultura e da culinária japonesa no Brasil, desde que os imigrantes nipônicos fincaram suas raízes em terras brasileiras. Hoje, representam aproximadamente 2 milhões de descendentes já em sua 6ª geração. Com a demanda crescente pela culinária autêntica, fiel à original, e a profusão de izakayas (botecos japoneses) por toda a cidade, o sake ganhou espaço na cena gastronômica paulistana.

Feito à base de arroz, água e koji, o sake é uma bebida fermentada com teor alcoólico entre 14 e 16%, em geral,  e pode ser consumida em diversas temperaturas. Com uma complexa cartela de aromas e uma maior percepção de umami (o quinto sabor) maior que no vinho, o sake vem conquistando novos apreciadores, espaço em harmonização ao lado de vinhos e até cartas inteiramente dedicadas a ele.

Se até um passado recente havia poucas marcas disponíveis no mercado brasileiro, hoje muitos novos rótulos foram importados para atender o público cada vez mais exigente e ávido por novidades. Até em restaurantes de alta gastronomia não orientais, como o Evvai (uma estrela Michelin), do chef Luis Filipe Souza, o Oteque (duas estrelas Michelin), do chef Alberto Landgraf, e o Fame, do chef Marco Renzetti, uma das etapas de harmonização do menu degustação é feita com sakes importados pela Mega Sake.

A consequência dessa busca crescente por novos produtos de qualidade fez com que as exportações de Sake japonês para o Brasil triplicassem nos últimos dez anos. Em 2021, os novos adeptos foram responsáveis por um crescimento de 100% em relação ao ano anterior, recuperando os patamares de consumo pré-pandemia.

Os interessados em participar da segunda edição do Festival do Sake podem realizar inscrições gratuitas e conferir a programação completa no site da Japan House: https://www.japanhousesp.com.br/

É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação (visitantes acima de 18 anos com, pelo menos, 2 doses do imunizante e, de 12 a 18 anos, no mínimo, 1 dose)