Paragon apresenta sua nova linha de cordiais botânicos singulares para bartenders criada pela Monin em parceria com Alex Kratena

Em outubro de 2019, o Paragon, uma linha de cordiais botânicos não alcoólicos, foi lançada pela Monin, empresa especialista em licores, em parceria com mundialmente famoso bartender Alex Kratena. A linha chega ao Brasil para reforçar o objetivo de preservar e promover variedades botânicas raras e de aromas desconhecidos, de lugares remotos ao redor do mundo, fomentando o seu uso na coquetelaria por profissionais que apreciam sabores e aromas excepcionais.

Apesar de cordial ser comumente confundido com licor, no Brasil, diversos bartenders entendem cordial como o termo para especificar licores adocicados e aromáticos com baixa ou nenhuma graduação alcoólica. Em outras palavras, um cordial sempre será um licor, mas um licor nem sempre será um cordial.

Os cordiais são usados na coquetelaria como ingrediente base para muitos drinks. Por isso, a intenção da Monin foi oferecer esta linha de cordiais premium não alcoólicos que funcionam também como uma “coleção” para bartenders.

Para essa primeira linha de cordiais que chega ao Brasil a Paragon explorou todos os continentes e encontrou populações remotas cultivando espécies por gerações para obter variedades originais com sabores distintos. O resultado é a Coleção Pimentas (Pepper Collection), composta por três variantes: White Penja Pepper, de Camarões; Rue Berry, da Etiópia; e Timur Berry, do Nepal, apresentadas em garrafas de 485 ml.

Coleção Pimentas          

PARAGON WHITE PENJA PEPPER
Origem:
Camarões
Perfil:
mentol | cânfora
É colhida quando madura na província de Moungo e depois seca ao sol. Todas as etapas da produção (colheita, maceração, lavagem, secagem, triagem) são inteiramente feitas pelas mãos experientes das mulheres da aldeia local. A Pimenta de Penja ganhou reputação gastronômica mundial em 2014, quando se tornou o primeiro produto da África a obter o estatuto de Indicação Geográfica Protegida (IGP). Os solos vulcânicos de Penja dão a essa pimenta branca seus aromas frescos de mentol e cânfora.

PARAGON RUE BERRY
Origem
: Etiópia
Perfil
: maracujá | jasmim | feno
Rue vem da planta Ruta chalepensis, cultivada na África tropical e, mais especificamente, na Etiópia, onde é usada como erva ou planta medicinal. A folhagem tem um forte aroma adocicado, enquanto as bagas têm um sabor mais forte e picante. Kuti, uma infusão com folhas de café, é tradicionalmente aromatizada com folhas frescas da Ruta chalepensis, e alguns queijos locais são feitos com essas folhas para dar sabor ao leite. As bagas são usadas na renomada mistura de especiarias berbere etíope.

PARAGON TIMUR BERRY
Origem
: Nepal
Perfil
: grapefruit | herbal | amadeirado
Esta pimenta nepalesa é colhida de pequenas árvores da espécie Zanthoxylum armatum, que crescem em meio selvagem, na faixa de Mahabharat, a altitudes de 2.000 m. Com suas notas frescas e cítricas, essa pequena baga éusada em todos os pratos das terras baixas de Teraï, no sul do Nepal.

Mix de tecnologias

Para quem ficou interessado em saber como a Paragon extraiu os sabores complexos de cada pimenta, a surpresa é o emprego de altas tecnologias que usam o CO2 supercrítico juntamente com uma infusão e alcoolato (destilação). A tecnologia de CO2 supercrítico é usada pela indústria de perfumes. Ela aproveita as propriedades do dióxido de carbono para reproduzir o cheiro de um material aromático com mais precisão sem alterar a planta. Com essa técnica é possível extrair parte do perfil de sabor dos ingredientes, permitindo a recriação de todo o espectro do aroma. Para criar os cordiais, em vez de açúcar ou mel é usado como base o ácido glucônico, até então desconhecido, que é encontrado no mel camaronês Oku. Ele foi escolhido por sua propriedade de realçar sabores duradouros sem adicionar outras notas no paladar.

“Paragon é uma nova geração de cordiais e trazem uma gama de novos sabores raros e ousados ao repertório de qualquer bartender. É emocionante ver como eles serão usados em coquetéis pelo on trade
Alex Kratena, bartender

O Portal Mesa de Bar teve a chance de experimentar coquetéis preparados com o cordial de pimenta da Paragon no evento do BCB – Bar Convent São Paulo 2022. Ele realmente realça o aroma e o sabor de um coquetel com seu perfil sem interferir nas propriedades do destilado, trazendo, obviamente, uma picância maior. Uma bela maneira de dar um toque final a um drink autoral.

Mais informações nos sites http://www.monin.com.br/ e paragoncordial.com ou no Instagram @paragoncordial