ALMADÉN INAUGURA ENOTURISMO NA CAMPANHA GAÚCHA

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A Vinícola Almadén inaugura o Roteiro Enoturístico Almadén como parte das celebrações dos seus 50 anos no Brasil

Às vésperas de completar 50 anos no Brasil, a Vinícola Almadén inaugura o Roteiro Enoturístico Almadén, em Santana do Livramento (RS), um novo atrativo que vai acelerar o desenvolvimento do turismo na região da Campanha Gaúcha, já consolidada como uma das principais produtoras de vinhos finos brasileiros. A marca pertence ao Miolo Wine Group, que investiu R$ 3 milhões em uma estrutura que inclui museu, deck panorâmico nos vinhedos, torres, passarela sobre tanques, salas de degustação e o primeiro free shop de vinhos do Brasil, com exposição e venda dos 120 rótulos do Grupo Miolo.

Essa estrutura, única em uma vinícola no Brasil, vai gerar inicialmente 30 novos empregos diretos e uma expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. Aliás, o complexo oferece história, cultura e inovação num roteiro aproximado de 1 hora, que começa pelo Museu Semente, passando pelo deck panorâmico no vinhedo e pela passarela na cantina até chegar à degustação e, por fim, ao free shop.

No free shop todo o portfólio do grupo está com preços mais baixos em razão de estarem livres de impostos. A redução chega a aproximadamente 30%. Além do preço, a praticidade de poder comprar rótulos de todas as marcas do grupo em um único lugar é outra vantagem.

“Nosso objetivo é transformar este roteiro no sucesso que é o enoturismo no Vale dos Vinhedos. Tornar realidade mais este projeto traz o sentimento de dever cumprido e faz reviver tudo o que aconteceu no Vale dos Vinhedos e no Vale do São Francisco nas últimas duas décadas. Temos um patrimônio histórico nas mãos. Preservar e compartilhar é nosso dever”
Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group

A Almadén tem orgulho de preservar os vinhedos de uvas viníferas mais antigos do Brasil, aplicando seu pioneirismo no fomento à região da Campanha Gaúcha, que ostenta a Indicação de Procedência desde 2021. A Almadén, primeira marca a certificar seus vinhos com a IP Campanha Gaúcha, é a vinícola que tem mais vinhos certificados.

A região ganhará ainda mais notoriedade com o “Trem do Pampa”, que deverá entrar em funcionamento até 2023. Serão 20 km, da Estação de Santana do Livramento até a Estação de Palomas. Operado pela Giordani Turismo, o passeio terá parada para visitação e degustação na Vinícola Almadén.

Desvendando melhor o roteiro

Ao chegar na Almadén, o turista é convidado a entrar nas memórias construídas pela marca. O Museu Semente reúne, em uma área de 100 metros quadrados, um acervo de fotos e objetos catalogados que contam essa trajetória. Um vídeo leva o visitante a viajar pelo passado e presente, mostrando a relevância da marca para a região e para a vitivinicultura brasileira. Este trabalho teve a produção de Nonô Joris ArteProdutora.

Do Museu, o passeio segue para um deck panorâmico de 25 metros de comprimento e três metros de altura que descortina a paisagem característica da Campanha Gaúcha, avançando sobre os vinhedos. Do mirante é possível apreciar o Cerro de Palomas, cartão postal da cidade ao fundo da linha do horizonte do vinhedo. Ali, o visitante recebe informações sobre os vinhedos, cultivo e variedades de uvas. No trajeto, também é possível avistar duas torres – 45m e 25m de altura – instaladas na propriedade, sinalizando o complexo na paisagem.

Do vinhedo para a cantina, o percurso segue por uma passarela aérea com 4,5m de altura sobre os tanques de aço inox usados na elaboração de vinhos e espumantes. Atualmente, a capacidade de processamento da vinícola é de 6 milhões de quilos de uvas por ano e uma armazenagem de 8,3 milhões de litros, sendo uma das mais modernas e automatizadas da América Latina. De lá, o itinerário segue para as salas de degustação, onde são degustados quatro produtos, selecionados de acordo com a estação do ano. A experiência encerra no free shop. O projeto é de Vanja Hertcert, especializada em arquitetura do vinho.

Um pouco da história

A Vinícola Almadén nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1852, e chegou ao Brasil em 1973, inovando a viticultura nacional. Há 13 anos, ela passou a fazer parte da Miolo Wine Group, que aposta no terroir da Campanha Central.

Com 100 dias de sol no Verão, a região já era considerada uma das melhores do mundo para a vitivinicultura ainda em 1973, quando a Almadén investiu no local, sendo a primeira vinícola a se instalar em Santana do Livramento. Com o mesmo entendimento e acreditando no potencial do terroir, a Miolo não apenas deu continuidade como também apostou no projeto que veio completar o grupo, unindo-se às unidades do Vale dos Vinhedos (Miolo), de Candiota (Seival) e do Vale do São Francisco (Terranova).

Nessa última década, a marca passou por uma grande transformação, reformulando produtos e modernizando embalagens. Dos 1.200 hectares da propriedade, 450 têm vinhedos próprios em espaldeira. São 25 castas, de onde surgem 13 vinhos (sete tintos, cinco brancos e um rosé). Também são de lá o Single Vineyard Cabernet Franc e o Single Vineyard Riesling Johannisberg, ambos com IP Campanha Gaúcha, e o Miolo Vinhas Velhas Tannat, ícone da unidade.

De 2009 para cá, grandes investimentos foram feitos na renovação e manejo dos vinhedos. Pioneira na tecnologia de aço inox e controle de temperatura na fermentação, com uma capacidade total de estocagem de 8,5 milhões de litros, a Almadén tem mapeado todos os seus vinhedos. São 138 parcelas, das quais 111 estão em produção. A vinícola foi a primeira da América Latina a introduzir a prensagem pneumática contínua. Este pioneirismo foi seguido pela Miolo Wine Group ao implantar a primeira colheita mecânica no Brasil em 2011.

Anualmente, durante a safra de pouco mais de dois meses, são produzidos aproximadamente 6 milhões de quilos de uvas, uma operação que envolve mais de 400 pessoas. Além de variedades mais conhecidas como as tintas Cabernet Sauvignon e Merlot e as brancas Chardonnay e Sauvignon Blanc, a Almadén mantém um amplo trabalho de pesquisa com o terroir que tem permitido cultivar 25 diferentes castas, apostando em uvas menos conhecidas como as tintas Alicante Bouschet, Marselan e Tempranillo e as brancas Sémillon e French Colombard, por exemplo.

Visita Almadén
Estrada Municipal Livramento – Passo da Cruz – Santana do Livramento
Horário: Diariamente, de hora em hora, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 15h30
Free shop: De segunda a sábado, das 8h30 às 17h. Domingos, das 10h às 16h45
Valor: R$ 25 (taça cortesia)
Reservas: (55) 9 9687.2978 | 9 9708.2461 ou [email protected]

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