Etapa Brasileira do Tio Pepe Challenge elegeu o bartender Tom Oliveira para representar o Brasil na final do campeonato mundial na Espanha

O bartender Tom Oliveira é o vencedor da etapa brasileira da 10ª edição do Tio Pepe Challenge 2023, realizada no último dia 13 de março. Ele será o representante do país na etapa final do mundial em maio, em Jerez de La Frontera, na Espanha. O campeonato é promovido pelo Jerez espanhol Tio Pepe, produzido pela vinícola González Byass e importado pela Inovini – divisão de vinhos da importadora Aurora Fine Brands.

O Jerez é um vinho fortificado, licoroso e cremoso, típico da Espanha e produzido a partir de três variedades uvas. O Tio Pepe é o mais conhecido da categoria, criado por volta de 1840 e que ganhou esse nome como homenagem a um tio importante na vida do fundador. Hoje está presente em mais de 110 países. Aqui no Brasil a bebida tem conquistado cada vez mais paladares, principalmente como integrante de receitas na coquetelaria.

Tom Oliveira foi um dos 10 finalistas e alcançou notas máximas nas etapas de degustação às cegas de Jerez, manuseio da venência (a haste feita para servir a bebida na taça) e apresentação de um drink autoral com Tio Pepe. O júri foi formado pelo jornalista Saulo Yassuda, da Veja S.Paulo, o mixologista Laercio Zulú e o bartender Ricardo Takahashi, o Japorês, vencedor brasileiro da edição de 2022.

O coquetel de Tom Oliveira é uma releitura do clássico Tuxedo 1882, onde o vermute seco da receita original foi substituído por Tio Pepe Jerez Fino.

TUXEDO’S SHERRY

Ingredientes:
45 ml Tio Pepe
30 ml Gin lavado em azeite de Ostra
2,5 ml Licor à base de cereja
2 Dash Bitter de laranja
2 dash Absinto
1 zest de casca de laranja bahia

Modo de preparo: Após mexer todos os ingredientes em um copo misturador, fazer uma filtragem para uma taça de coquetel previamente resfriada e finalizar com uma casca de laranja em formato de moeda.

O Portal Mesa de Bar esteve presente na final brasileira e pode provar e comprovar a excelência dos coquetéis de todos os participantes. O nível estava realmente alto. O coquetel de Tom se destacou pela ousadia em recriar um drink clássico com dois toques, digamos, brasileiros: as ostras de Santa Catarina e a casaca de laranja Bahia. Aliás, o paulistano Tom assumiu o balcão do Izakaya Nankin, um “boteco japonês” em Florianópolis, talvez daí tenha saído parte da sua inspiração.

“Meu drink é uma releitura do Tuxedo. Peguei o gin e fiz um processo de lavar ele com azeite de ostra, que deu a ele uma característica mais salina, mineral, para harmonizar com o Tio Pepe, o protagonista do drink. E deu certo! É uma honra pegar o bastão das mãos do Japorês e agora vou representar o Brasil lá na Espanha. Vou treinar bastante para fazer bonito por lá”
Tom Oliveira, bartender vencedor da etapa brasileira da 10ª edição do Tio Pepe Challenge 2023

Mais informações nos sites http://inovini.com.br e https://www.tiopepe.com/gb-en/challenge