Bodebrown lança a primeira Belgian Tripel com destilação por congelamento e uma Stout com lactose que integram a série Safra 2023 – Gastronomia Além do Infinito

A curitibana Bodebrown continua com ótimos lançamentos. Desta vez ela se superou lançando a primeira Belgian Tripel criada com destilação por congelamento e uma Stout com lactose que integram a série Safra 2023 – Gastronomia Além do Infinito, que irá lançar 25 cervejas até o final do inverno. Todas têm potencial de guarda e características gastronômicas, podendo ser harmonizadas com diferentes estilos de cozinha.

A Tripel Montfort EIS surgiu a partir de uma tradicional receita de Belgian Tripel e utiliza a técnica de produção “freeze destilation”, pioneira no mundo, para recriar este emblemático estilo da escola belga. Ela tem características únicas de sabor e maior potência etílica (incríveis 18%). A Tripel Montfort EIS tem potencial de guarda de até 10 anos.

“Trata-se de uma criação pioneira internacionalmente, que inova ao apresentar uma Belgian Tripel que passa pelo processo de freeze destilation, marco na história de cerveja extremas. O estilo é o Strong Belgian Tripel, também chamado de Double Belgian Tripel”
Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown

Processo freeze destilation

O processo de freeze destilation visa enriquecer uma solução congelando-a parcialmente e removendo o material congelado que contém menos material dissolvido do que a solução restante. Na prática, consiste em aproveitar que o álcool e a água têm pontos de congelamento diferentes, para drenar aquele primeiro elemento e utilizá-lo de forma mais marcante.

“Assim, com o congelamento e descongelamento, criamos uma solução que concentra sabores, aromas e álcool. O resultado é uma cerveja potente, gastronômica e com potencial de guarda incrível de até uma década”
Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown

A receita base da Tripel Montfort EIS parte da terceira cerveja de mesmo nome lançada pela Bodebrown e um dos ícones da marca, de cor dourada, com aromas e sabores frutados, além de forte presença de especiarias. Ela foi pensada originalmente como uma homenagem ao cervejeiro belga Jacques Bourdouxhe, grande parceiro e amigo da Bodebrown, cuja infância foi vivida próxima ao Castelo de Montfort, em Esneux, na Bélgica. Atualmente ele vive em Campinas (SP) com sua mulher, a brasileira Eimar Beltramelli, e faz parte do rol de colaboradores da Bodebrown.

“Temos aqui uma típica cerveja de abadia, que evoca a tradição criada por monges na idade média. Na primeira receita, tinha 10% de graduação alcóolica. Nesta ela passa por destilação a frio (ou freeze destilation), o que aumenta sua potência para 18% de álcool. O processo ainda ressalta sua marcante presença do estilo Belgian Tripel. É um ícone do nosso portfólio”
Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown

Mama Milk

O segundo lançamento da Bodebrown é a Mama Milk, que também integra a série Safra 2023 – Gastronomia Além do Infinito. O novo rótulo traz uma pintura surrealista de 2014, do artista Mike Davis, batizada como “The Squeaky Wheel“, que em sua tradução mais próxima seria algo como “roda que não range, ou que não recebe graxa“. Aqui no Brasil, uma expressão equivalente seria: “quem não chora não mama“. Ou seja, já deixa claro que se trata de uma cerveja que rompe fronteiras, padrões e preconceitos.

Inicialmente produzida no ano de 2010, com nome de Venenosa Imperial Milk Stout, foi a primeira cerveja Milk Stout, ou Imperial Stout com lactose, produzida no Brasil. Em 2020, renasceu rebatizada como Mama Milk Imperial Milk Stout.

A agora Mama Milk mistura uma receita tradicional inglesa potente, escura, com adição de lactose, ostenta 11,5% de teor alcoólico e 70 IBU. Seus aromas revelam notas de tostados, com destaque para café e cacau. No paladar, traz sabores que remetem a pães com tosta alta, café, cacau e chocolate meio amargo, combinados com notas sutis e adocicadas, provenientes da pequena adição de lactose. Tem potencial para guarda de até cinco anos.

As novas cervejas podem ser adquiridas na loja virtual da Bodebrown (https://loja.bodebrown.com.br/safra-2023), ao preço sugerido de R$ 25, Mama Milk, e R$ 97, Tripel Montfort EIS, com entrega para todo o Brasil. Mais informações no site www.loja.bodebrown.com.br ou Instagram @bodebrown