O Balcone, no bairro paulistano de Cerqueira César, aposta na harmonização de pratos de gastronomia e coquetelaria autorais

Vistamos o Balcone, um restaurante no bairro paulistano de Cerqueira César, que aposta em um ambiente aconchegante, romântico e intimista e em uma gastronomia italiana criativa, harmonizada com uma boa carta de vinhos e coquetelaria autoral

O restaurante não é muito grande e por isso pode oferecer um atendimento personalizado às mesas. A carta de vinhos é baseada nos rótulos da importadora Zahil, que selecionou opções para harmonizar com os pratos inspirados na culinária do sul Itália do restaurante acrescidos de iguarias grelhadas em parrilla. Outra característica da casa é oferecer boas opções de drinks autorais, que preferimos experimentar harmonizados com ótimos pratos do cardápio.

Iniciamos com um Balcone’s (Gin, limoncello, hortelã e purê de pepino), com citricidade e dulçor combinados com um sabor mais intenso do pepino. O Bergamoncello Spritz (Licor exclusivo Bergamoncello, espumante brut, suco de limão e água com gás) surpreende pela sua refrescância e de fácil drinkability. Experimentamos também o Green River (Cachaça Sagatiba, xarope de maça verde, maça verde e suco de limão) que entrega a acidez da maça verde suavizada pelo dulçor do xarope. Todos bem interessantes.

O menu também oferece coquetéis clássicos, mas optamos pelos que trazem pequenas intervenções. O Old fashioned (Bourbon, xarope de açúcar, Angostura bitter) traz a adição de uma pequena cereja marrasquino, que conferiu um leve dulçor ao sabor final. E o Negroni Reserva (Gin, Vermouth Rosso e Campari bitter) é maturado por uma semana em barrica de carvalho, o que deu a ele um final amadeirado característico.

Harmonizamos os coquetéis com iguarias gastronômicas surpreendentes. A começar pela entrada de Homus de pistache, que é servida com torradas orgânicas de fermentação natural finalizadas na parrilla. Entre os pratos, optamos pelo Gnocchi al Burro, com linguiça artesanal temperada com erva doce que arrancou elogios ao chef. Provamos também o excelente Orecchiette com molho pesto, stracciatella e farofa de pão orgânica. E finalizamos com um Polvo grelhado na parrilla, com batatas rústicas e mix de cogumelos. Um banquete!

Para a sobremesa, escolhemos uma opção tradicional e uma novidade do cardápio. A Pannacotta com calda de laranja é clássica e muito bem realizada. Já a estreante Tarta Basca é um símbolo da confeitaria espanhola originária do País Basco, região ao norte da Espanha, que se assemelha ao conhecido cheesecake, porém com uma textura cremosa mais consistente. De quebra ainda escolhemos a versão com pistache com calda de chocolate branco.

Resumindo: o Balcone é uma excelente pedida para se comer e beber muito bem em um ambiente intimista, romântico e sem afetações.  

BALCONE
Endereço: R. Cristiano Viana, 370 – Cerqueira César – SP – 05411-000.
Tel.: (11) 3476-7084
Horário: Terças, quartas e quintas, das 12h às 23h. Sextas e sábados, das 12h às 23h55. Domingos das 12h às 17h.
Instagram: @balcone.sp