Casa Tés 2022 é o primeiro vinho brasileiro a integrar seleção de melhores vinhos do mundo da The World’s Best Sommeliers Selection
O rótulo Casa Tés 2022, da vinícola brasileira Casa Tés, do Vale da Grama, no lado paulista da Serra da Mantiqueira, entrou para a história da viticultura nacional ao se tornar o primeiro vinho brasileiro a figurar entre a seleção dos melhores vinhos do The World’s Best Sommeliers’ Selection (WBSS). Promovido pela renomada William Reed – instituição responsável pelo The World’s 50 Best Restaurants –, o WBSS confere reconhecimento global a rótulos de destaque e se estabelece como uma das mais prestigiadas seleções da enologia contemporânea.
A seleção deste ano reuniu vinhos de 19 países em Londres conduzido por Jhonel Faelnar, Presidente do comitê, e Tina Kragh Vildgaard, Vice-Presidente, reunindo um painel cos mais influentes sommeliers da atualidade.

Ser indicado por essa seleção representa um grande reconhecimento, pois fomenta novas conexões dentro da indústria e amplia a visibilidade entre especialistas de elite presentes no evento, como Rodrigo Briseño, Head Sommelier do Disfrutar, em Barcelona, Número 1 do Worlds’s 50 Best Restaurants em 2024, e o peruano Diego Vasques Luque, Head Sommelier no Central, em Lima, Número 1 do World’s 50 Best Restaurants 2023, entre outros profissionais aclamados.
“Para a Casa Tés esta conquista reafirma nossa missão de produzir vinhos excepcionais, respeitados globalmente, sem renunciar à identidade e terroir brasileiros. Sabemos dos desafios, mas, com paixão, competência e dedicação, queremos colocar o Vale da Grama no mapa mundial do vinho”
Pedro Testa, fundador da Casa Tés
O Casa Tés 2022
Localizada no Vale da Grama, na divisa entre São Paulo e Minas, próximo a região de Poços de Caldas, mas no interior de São Paulo, a Casa Tés surgiu em 2017 como uma vinícola boutique que combina tradição, inovação e arte, focada em produzir vinhos excepcionais.
O Casa Tés 2022 é o vinho inaugural da Casa Tés, resultado do trabalho do Vale da Grama e do tempo. O ano de 2022 foi um ano típico, muito seco no inverno e com grande amplitude térmica, o que contribuiu para uma evolução completa das uvas. Ele é um blend de cabernet franc (75%) e merlot (25%). O terroir do cabernet franc fica a 1.050 metros de altitude, ao lado da mata nativa e dos paredões de granito, por isso ele adquire um grande frescor e se equilibra com a leveza do merlot. As uvas colhidas durante as primeiras horas da manhã mantêm o frescor das temperaturas frias de inverno e as características importantes dessas uvas, estrutura e acidez.
Com aromas de frutas negras do bosque, figos e ameixas e um toque de tabaco e café, o Casa Tés 2022 passa pelo processo cuidadoso de maceração a frio (7 °C) por cinco dias. Foi vinificado em tanque de concreto a 22 °C com estágio em barricas de carvalho francês Taransaud (60% novas, 40% segundo uso) por aproximadamente 12 meses. Seu teor alcóolico é de 14%.
Para adquirir os vinhos da Casa Tés é necessário antes se cadastrar em uma lista no site www.casates.com.br/pt_br/alocacao/. O cadastro é gratuito e não implica em compromisso de compra, permitindo que os inscritos recebam, posteriormente, ofertas de venda diretamente da vinícola. A venda estimada para 2025 será de apenas 5.000 garrafas. Mais informações no Instagram: @casates_
![]() |