A cervejaria Schornstein faz 15 anos e o grupo CBDA, dono da marca, comemora com lançamento de cerveja, minidocumentário e seu e-commerce
A tradicional cervejaria Schornstein, de Pomerode (SC), comemorou 15 anos no início de junho. Para celebrar, será lançada uma Doppelbock que já está em maturação e será liberada apenas em agosto. Também foi produzido um minidocumentário disponível nas redes sociais da marca que conta sobre o passado, presente e futuro da Schornstein, com a participação de todos os personagens importantes no decorrer destes anos.
A ideia da fábrica começou a partir de um trabalho de conclusão de curso que acabou evoluindo até a instalação da cervejaria na cidade mais alemã do Brasil, no antigo Mercado Weege, um imóvel tombado como patrimônio histórico. O nome Schornstein significa chaminé em alemão e faz alusão à chaminé que existe no imóvel, de 30 metros de altura, feita de tijolos maciços artesanais e preservada até hoje.
“Podemos dizer que a história da marca se confunde com a história da cerveja artesanal no Brasil”
Maurício Zipff, sócio fundador e embaixador da Schornstein
E é verdade! Quem acompanhou a evolução das artesanais sabe que a Schornstein abriu o mercado. Foi uma das primeiras a desbravar as torneiras de muitos bares em São Paulo, por exemplo.
Enquanto a Doppelbock em garrafa de 750ml rolhada não chegou ao mercado, é possível conferir nas redes sociais os vídeos do minidocumentário realizado com pessoas importantes na história da cervejaria, como o bar Wunderwald: o primeiro a comprar um barril de chope da marca (2006) e cliente até hoje. Nos vídeos, os fundadores também contam curiosidades dessa linha do tempo e como a marca ganhou espaço em um mercado que está em constante crescimento.
“Em 2014 lançamos garrafas e, na sequência, conquistamos uma medalha de ouro para nossa IPA. Desde então, ficou difícil suprir a demanda”
Maurício Zipff, sócio fundador e embaixador da Schornstein
A Schornstein já conquistou nove medalhas entre concursos nacionais e internacionais. Atualmente possui alcance de venda em todo o país, com cerca de 20 rótulos disponíveis em garrafas, latas e longnecks.
E-commerce próprio
Em 2019, a Schornstein se uniu à cervejaria Leuven, de Piracicaba (SP), para formar o Grupo CBCA. A fusão trouxe às marcas fôlego para crescer e ganhar mercado. Em 2020, o grupo se reforçou com a chegada da cervejaria gaúcha Seasons e da The Drummer, cerveja artesanal de Matt Sorum, ex-baterista do The Cult e do Guns n’ Roses, formando um portfólio de respeito.
O passo seguinte acaba de acontecer: a inauguração do seu e-commerce próprio, que comercializará todos os rótulos das marcas do grupo e de empresas parceiras.
“Nosso propósito é ‘Unir o Brasil pela boa cerveja’, por isso, nada mais justo que oferecer este canal para os consumidores que moram em regiões onde a oferta dos nossos produtos ainda é tímida, ou muitas vezes não disponível no varejo tradicional (offline), para ele ter acesso a eles. Assim conseguimos levar cultura cervejeira até as pessoas. Do ponto de vista dos fabricantes é mais um canal com potencial de aumentar de 15% a 20% nas vendas nos próximos dois anos”
Gustavo Barreira, CEO da CBCA.
Além de expandir a comercialização dos produtos das marcas da CBCA, a construção do portfólio do e-commerce foi pensada de maneira a abrir também para outras marcas.
“Entendemos que um canal digital que oferece diversidade de estilos fortalece as marcas e ajuda nos canais tradicionais. Também trabalhamos com kits criados para diferentes públicos e ocasiões, e em breve começaremos nosso trabalho de curadoria de marcas e outras bebidas convidadas”
Gustavo Barreira, CEO da CBCA.
Entre os produtos é possível encontrar os diversos estilos de cervejas dos respectivos portfólios – disponíveis em garrafas, latas, packs -, assim como acessórios cervejeiros, copos, camisetas, e, entre eles, itens que serão exclusivos do e-commerce. Para garantir a qualidade na seleção e as estratégias de produtos, o e-commerce também conta com a expertise e a curadoria da sommelière Júlia Bondan.
Durante o processo de escolha, o usuário também poderá optar por kits temáticos de acordo com a sua necessidade como: Iniciante, Inverno, Gastronomia, Beer Geek, Best Sellers, IPA, Escola Alemã, Escola Americana entre outros. E para celebrar a novidade, neste primeiro mês a CBCA está disponibilizando aos seus clientes um cupom de desconto de 15% na primeira compra, basta aplicar o código: UNINDO15.
Para finalizar, tomei a liberdade de incluir essas duas fotos acima, que são da minha visita à Schornstein em janeiro de 2019 quando tive o prazer de conhecer a fábrica, conversar com os mestres cervejeiros e degustar sua famosa IPA direto do tanque. Uma lembrança inesquecível e que me faz engrossar o coro de Parabéns à cervejaria pelos seus 15 anos. E como editor do Porta Mesa de Bar também estendo minhas boas energias para o nascimento do e-commerce que fortalece ainda mais essa grande iniciativa que é da CBCA. Vida longa e próspera!
Mais informações nos sites www.schornstein.com.br, http://cbca.com.br e no e-commerce https://www.lojacbca.com.br